AGENDA POSITIVA

Onda de yoga percorre o mundo e chega ao Rio

Yoga ao por do sol

Pela segunda vez o Rio de Janeiro participa do The Sun Never Sets on Yoga (No Yoga, o sol nunca se põe), promovido pela organização Arte de Viver, para chamar a atenção para as comemorações do Dia Internacional do Yoga. Ao nascer do sol deste domingo, dia 18 de junho, praticantes de yoga em mais de 300 cidades em todo o mundo estarão fazendo a Saudação ao Sol (Surya Namaskar), uma sequência de posições de yoga que tem, entre seus benefícios, a harmonização da mente, além de melhorias na saúde e no condicionamento físico.

O evento é promovido pela organização internacional Arte de Viver que, nas comemorações do Dia Internacional do Yoga, conta com o apoio da TV Globo, Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Consulado e Embaixada da Índia no Brasil, além da Prefeitura do Rio de Janeiro, Instituto E e AfroReggae.

De acordo com a coordenadora do The Sun Never Sets on Yoga no Rio de Janeiro neste ano, a instrutora Cláudia do Amarante, o evento é uma forma de conscientizar as pessoas sobre como o yoga pode trazer ritmo para a vida. “Ele permite sentir a conexão consigo mesmo, a unidade com o infinito e com todos à nossa volta, numa união do mundo como uma família. Ao saudar o sol nos conectamos à natureza e a todos os seres que nela habitam”, explica.

O encontro funcionará também para convidar o público para uma maratona de yoga na data oficial do Dia Internacional do Yoga (próxima quarta-feira, dia 21, na Praça Mauá, a partir das 18h30) e para a grande celebração do dia 24, a partir das 8h, na Cidade das Artes, que contará com a presença dos Swami Paramtej e Chandramukha.

“A meditação é gratuita para quem quiser chegar. Tanto no Aterro quanto na Praça Mauá ou na Cidade das Artes é só levar um tapetinho de yoga ou canga e usar roupas confortáveis, sapatos fáceis de tirar”, dá a dica.

Exercício para corpo e mente

A Saudação ao Sol funciona bem para pessoas ‘superocupadas’ que frequentemente reclamam sobre não poderem fazer yoga por conta de um momento de crise e falta de tempo. Fazer ao menos 12 séries de Saudação ao Sol, preferivelmente ao nascer do sol, em ritmo acelerado, é um bom exercício cardiovascular. Se feito em um ritmo lento, as posturas ajudam a tonificar os músculos e podem ser relaxantes e meditativas. Além disso, permitem que o praticante se alongue e desenvolva mais flexibilidade corporal.

Sobre o Dia Internacional do Yoga

Antigamente confundido com religião ou associado apenas a um estilo de vida alternativo, o Yoga é na verdade uma filosofia de vida que busca a integração de corpo e mente. Originária da Índia, é praticada há mais de cinco mil anos. De acordo com o fundador da Arte de Viver, o líder humanitário Sri Sri Ravi Shankar, yoga ajuda o ser humano a alcançar todo seu potencial e melhorar sua qualidade de vida.

A proclamação do dia 21 de junho como o Dia Internacional do Yoga pela ONU veio após pedidos de várias lideranças yoguis. A data foi escolhida por ser o solstício (dia em que os hemisférios da Terra atingem a maior inclinação possível em relação ao Sol). Na tradição yogui, foi no solstício de verão, há mais de 15 mil anos, no Himalaia, que Adi Yogi (o criador do Yoga) escolheu os Saptarishis ou Sete Sábios, que foram seus primeiros discípulos para levar a ciência do yoga para muitas partes do mundo.

A palavra solstício vem do latim (sol+sistere=parado, que não se move). O sol mais próximo, com dias mais longos, significaria a vitória da luz sobre as trevas e também um motivo de alegria, um momento de renascimento e renovação.

Sobre a Arte de Viver

Fundada em 1981, a Arte de Viver é uma organização internacional de caráter educacional, social e humanitário. Possui status de consultora do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas e seus programas de autodesenvolvimento e eliminação do estresse são credenciados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Tem como principal objetivo contribuir para a construção de uma sociedade livre de estresse e violência. Para isso, atua por meio do trabalho voluntário em mais de 155 países. No Brasil, já está presente nos estados da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Confira o vídeo de 2016

https://www.youtube.com/watch?v=5F1eMM4wELE

E a galeria de imagens de 2016

https://www.artofliving.org/sun-never-sets-yoga-gallery

Serviço:

O que? The Sun Never Sets on Yoga – vídeo mundial

Onde? Av. Infante Dom Henrique, Aterro do Flamengo, em frente ao antigo Rio’s

Quando? Domingo, dia 18 de junho, às 6h

Por quê? Para chamar atenção para as comemorações do Dia Internacional do Yoga nos dias 21, na Praça Mauá, e 24 de junho, na Cidade das Artes.

 Fonte: Arte de Viver

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *