Ciência e Medicina

O poder curativo das águas de Raposo

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

O distrito de Raposo, em Itaperuna, Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, é famoso em todo o Brasil por suas fontes de água mineral, cujas alardeadas propriedades curativas atraem turistas dos mais diversos lugares do País.

A primeira fonte foi descoberta em 1911 pelo proprietário das terras Antônio Raposo de Medeiros, e ficou conhecida como ‘Água Santa do Seu Raposo’. Hoje, o rebatizado Fontanário Raposo compõe-se de três diferentes águas carbogasosas, cada qual com sabor e propriedades terapêuticas próprias, conforme análise nº 9.497 do Ministério de Minas de Energia.

A Água Raposo é indicada especificamente para doenças renais. A magnesiana é recomendada para os males do fígado e possui grande eficiência na regularização dos intestinos. A água de Santa Luzia tem indicação para olhos, pele e amebíase. A inalação de seus gases produz ótimos resultados para o tratamento de resfriados e sinusites e nas dores de garganta e ouvidos.

A fonte de água mineral com 110 anos de história e propriedades terapêuticas reconhecidas é tema do Sesc RJ na Estrada desta semana. O programa fez uma visita guiada pelo Fontanário Raposo, o principal responsável pelo comércio e turismo local. Assista ao episódio, clicando aqui.

No Fontanário Raposo, os visitantes têm a oportunidade de experimentar às águas curativas e conhecer a história local (Foto: Dariany Silgom)

Sesc RJ na Estrada

Sesc RJ na Estrada mostra atrações pouco conhecidas em cidades do interior do Estado. O objetivo é incentivar o turismo de proximidade, no qual as pessoas viajam para conhecer locais vizinhos de suas cidades. A primeira temporada tem 26 reportagens, cada uma em um município diferente.

O programa já destacou belezas paisagísticas e culturais em Duque de Caxias (Xerém), São João de MeritiTeresópolisNova IguaçuPetrópolis (Secretário), Itaboraí, ItatiaiaNova FriburgoVassourasParaíba do SulArraial do CaboVisconde de Mauá, Paraty, Cabo Frio, Rio Claro e Rio das Ostras.

A série, com roteiro da Avenida Comunicação/Diário do Porto, é exibida todo sábado na Band Rio, às 18h50, com o patrocínio da Fecomércio RJ. Os programas são produzidos em linguagem dinâmica, com cerca de 3 minutos de duração cada. Os episódios anteriores estão disponíveis no canal do Youtube do Diário do Porto.

Fonte: Diário do Porto

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *