Mesmo com a cidade constando no boletim do estado com uma cobertura vacinal dentro dos limites e apesar das facilidades oferecidas  pelo município, a população tem reduzido a adesão a algumas imunizações. em alguns casos a baixa procura pela imunização preocupa as autoridades de saúde.

No caso da vacinação de gestantes contra a influenza, apenas 14,22% haviam se imunizado até o final de julho. Já a quarta dose contra a Covid-19 alcançou somente 21,81% da população  até o dia 13 de julho. A vacina da hepatite B também apresenta baixa adesão, com cobertura de 36,75%.

Na última semana da campanha nacional lançada pelo Ministério da Saúde para vacinar crianças de 1 a 4 anos contra a poliomielite, apenas 809 doses foram aplicadas em Niterói, o que corresponde a 5% do público que deve ser imunizado na cidade.

Para reverter a baixa procura por vacinas, a prefeitura intensificou o processo de busca ativa nos sistemas da Secretaria Municipal de Saúde e da Fundação de Saúde para ampliar o trabalho de conscientização junto à população quanto à necessidade de se proteger e de obedecer ao calendário de todos os imunizantes disponíveis na cidade.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider,  alerta que as vacinas são as principais estratégias da saúde pública, atuando na prevenção de adoecimentos e mortes por doenças transmissíveis e desempenhando um papel fundamental no controle de surtos e epidemias.

Historicamente, uma das principais características do Programa Nacional de Imunizações (PNI) sempre foi a alta cobertura vacinal. Esse cenário vem se transformando de maneira negativa nos últimos anos, infelizmente. Entre os fatores que justificam a diminuição da cobertura vacinal, tanto no cenário nacional quanto nos estados e municípios, estão a percepção de que algumas doenças foram erradicadas, a circulação de fake news e a preocupação com uma possível sobrecarga do sistema imunológico devido à grande quantidade de vacinas”, disse a secretária ao Globo.

Leia mais

Não caia em fake news: como detectar notícias falsas sobre vacinas
Brasil prioriza produção nacional de vacina contra mpox
Doença de Céline Dion não tem ligação com vacina da Covid-19

nação contra a Covid-19

A Prefeitura de Niterói ampliou o público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.  Todas as pessoas com 6 meses ou mais podem receber a dose da imunização nas unidades de saúde. Outra novidade é que a vacinação poderá ser agendada através do aplicativo Colab.

Após receber uma nova remessa de doses do imunizante contra a Covid-19, a Prefeitura de Niterói decidiu expandir a campanha para idosos a partir de 60 anos e imunossuprimidos, além das crianças de até 4 anos, 11 meses, 29 dias; gestantes; puérperas que já eram vacinadas.

Também são vacinadas pessoas vivendo em instituições de longa permanência; indígenas vivendo ou não em terra Indígena; ribeirinhos; quilombolas; trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidade; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativa; pessoas em situação de rua.

As vacinas estão disponíveis no Mercado Municipal de Niterói, de segunda-feira a sábado das 10h às 19h, além das Policlínicas, Unidades Básicas e Módulos do Médico de Família, de segunda a sexta-feira de 8h às 17h, com entrada nos postos até às 16h30.

Pessoas com comorbidades devem apresentar receita ou laudo médico

A Secretaria de Saúde ressalta que pessoas contempladas em categorias imunossuprimidas, com comorbidades e afins, devem comprovar suas condições e quadros de saúde com receita ou laudo médico antes de receber a vacina da Covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, entre as comorbidades incluídas estão:

  • diabetes mellitus;
  • pneumopatias crônicas graves;
  • Hipertensão Arterial Resistente (HAR);
  • Hipertensão arterial estágio 3;
  • Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão alvo;
  • insuficiência cardíaca;
  • Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar Cor-pulmonale crônico;
  • cardiopatia hipertensiva;
  • síndromes coronarianas;
  • valvopatias;
  • miocardiopatias e pericardiopatias;
  • Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;
  • arritmia cardíaca;
  • cardiopatias congênita no adulto;
  • próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;
  • doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares;
  • doença renal crônica;
  • hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves;
  • obesidade mórbida;
  • Síndrome de Down e outras síndromes genéticas; e
  • doença hepática crônica.

Policiais e bombeiros também têm prioridade

A iniciativa desta campanha de vacinação é um reconhecimento pelo trabalho dedicado de nossos heróis da Segurança Pública. Trata-se de um olhar de cuidado que o município lança sobre os policiais e bombeiros de Niterói que dedicam tempo para salvar vidas, mas acabam sem tempo para cuidar deles próprios. Agradeço à Fundação Municipal de Saúde pela organização da campanha de vacinação, e às próprias forças de segurança federais e estaduais, que entenderam a importância desta ação nesta parceria com o Município”, ressaltou o secretário de Gestão Integrada de Niterói, Felipe Ordacgy.

Mais grupos da população de Niterói têm acesso à vaci

Confira os locais de vacinação em Niterói:

  • Policlínicas regionais:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional de Itaipu – Est. Engenho do Mato s/nº – Itaipu.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
Policlínica Regional do Fonseca Dr Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.
Policlínica Regional do Largo da Batalha – Rua Ver. Armando Ferreira, 30 – Largo da Batalha.
Policlínica Regional da Engenhoca – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.
Policlínica Regional do Barreto Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.

  • Unidades Básicas da Engenhoca, Morro do Estado, Centro e Santa Bárbara
  • Unidades do Programa Médico de Família da Colônia, Grota I, Grota II, Ilha da Conceição, Ititioca, Leopoldina, Ponta D’areia, Teixeira de Freitas, Jurujuba, Várzea das Moças, Alarico, Atalaia, Badu, Bernardino, Cafubá I, Cafubá II, Cafubá III, Cantagalo, Caramujo, Coronel Leôncio, Engenho do Mato, Jacaré, Jonathas Botelho, Maceió, Maravista, Marítimos, Martins Torres, Maruí, Matapaca, Boa Vista, Palácio, Preventório II, Sapê, Souza Soares, Viçoso Jardim, Viradouro, Vital Brazil, Zilda Arns e Holofote.
  • Mercado Municipal, de segunda-feira a sábado, das 10h às 19h.
  • Plaza Shopping, de segunda a sábado, das 10h às 19h, e aos domingos das 12h às 18h.

Mais informações sobre vacinação em Niterói – veja aqui.

Com informações da Prefeitura de Niterói e O Globo

Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *