No dia seguinte à declaração de encerramento da situação de emergência sanitária internacional, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, foi internada com quadro viral e testou positivo para a Covid-19. Marina, que tem 65 anos, está desde a madrugada deste sábado (6/5) no InCor (Instituto do Coração), na capital paulista.

Por meio das redes sociais, a ministra informou que está recebendo cuidados médicos e que os sintomas da doença estão sob controle. Ela também sugeriu que as pessoas com quem teve contato nos últimos dias realizem o teste da covid-19.

“Informo que testei positivo para Covid-19. Estou recebendo o adequado atendimento médico e os sintomas apresentados estão sob controle. A todas e todos que tiveram contato comigo nos últimos dias, em especial nos casos de aparecerem sintomas, recomenda-se realizar teste Covid-19”, compartilhou a ministra.

Segundo boletim médico, divulgado neste domingo (7), pelo cardiologista Sérgio Timerman, pela infectologista Tânia Mara Varejão Strabelli, e pelo diretor da Divisão de Pneumonia do InCor, Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho, a condição de saúde de Marina é estável e ela está sem complicações.

“A Sra. Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, segue sob cuidados médicos no Instituto do Coração [Incor] do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Sua condição clínica mantém-se estável e com boa evolução”, diz o boletim médico.

Segundo informações, a ministra também sofre de sinusite, o que agravaria o seu quadro gripal. Ela está no quarto, bem clinicamente, com exames laboratoriais estáveis e pulmões não afetados. Tem sintomas gripais, como tosse, coriza e mal-estar, e a internação foi mais por precaução.

A ministra recebeu alta hospitalar na quarta-feira (10), por volta das 9h30. O hospital informou que, como a ministra estava com esquema vacinal completo, “isso contribuiu para que o quadro de saúde fosse controlado”. Ela deve permanecer em repouso em casa e retomará as atividades ministeriais a partir da próxima semana, conforme orientação médica.

Ministra esteve com Lula e já foi internada em março

É a segunda vez que a ministra precisou ser hospitalizada em dois meses. Em março, Marina passou dois dias em um um hospital particular do Lago Sul, em Brasília, também com um quadro gripal, mas na ocasião os exames descartaram Covid ou dengue e ela foi liberada “após melhora do quadro clínico e normalização dos parâmetros de exames complementares”, segundo boletim médico.

Na última semana, a ministra esteve presente no Acampamento Terra Livre, um evento organizado por povos indígenas, juntamente com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e o próprio presidente Lula (PT). Foi a 19ª participação de Marina numa edição do evento. “A luta pela preservação da cultura dos povos originários e a proteção de nossas florestas é uma luta de todos os brasileiros”, completou.

Maria Osmarina da Silva Vaz de Lima, mais conhecida por Marina Silva, é historiadora, professora, psicopedagoga, ambientalista e política filiada à Rede Sustentabilidade e atual ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, cargo que exerceu anteriormente entre 2003 e 2008.

Com informações da Agência Brasil e outras (atualizado em 10/5/23)

Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *