Palavra de Especialista

Folia saudável: o que comer antes, durante e depois

alimentos

Estamos na contagem regressiva para o feriado mais esperado do ano: o Carnaval. E como atravessar esse período tão aguardado de forma divertida e saudável? A nutricionista Lara Natacci dá a dica: não esquecer do consumo de frutas, legumes e verduras. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo mínimo de 400g por dia. É uma ótima forma de montar refeições equilibradas, refrescantes e ideais para o clima quente.

Apesar de não ser uma tarefa fácil, existem algumas formas bastante simples de se cuidar para encarar este período, como acrescentar ao cardápio os chamados sucos funcionais. Além de refrescantes e saborosos, esses sucos carregam uma série de benefícios e nutrientes. Por isso mesmo, são a opção perfeita para manter a hidratação e a energia em alta e ainda curar aquela ressaca do dia seguinte”,  afirma Maria Fernanda Kawabata, nutricionista clínica, esportiva e também colaboradora parceira da Sucão, franquia de alimentação saudável.

Confira as dicas que as duas enviaram para os leitores do Blog Vida & Ação:

1 – Sal na medida certa

Lara recomenda não abusar no uso do sal, para evitar a retenção de líquidos. Por isso, é importante provar a comida antes de adicionar mais do ingrediente durante o cozimento. Outra boa alternativa é usar caldos e temperos na diluição correta no preparo das refeições, sempre seguindo as instruções do rótulo. Criar o hábito de preparar a própria refeição também é importante para manter o pique. Assim, fica mais fácil controlar a quantidade de sal adicionada em cada refeição, além de ser mais saudável e econômico. “Planejar a alimentação de todo o dia é outra dica que ajuda no processo, por isso, vale pensar em lanchinhos equilibrados, como frutas, castanhas, para ter sempre a mão na hora da fome”, reforça Lara.

2 – Alimentação equilibrada

Um bom exemplo de alimentação antes da folia seria uma refeição mais balanceada com em carboidratos complexos e moderada em gorduras. Uma massa integral com molhos “leves” com molho de tomates frescos seria uma alternativa. Um sanduíche com pão integral e queijo magro, complementado com folhas de alface e tomate também é uma boa opção.

Além dessas dicas importantes, a nutricionista não deixa de lembrar que manter-se hidratado é fundamental para curtir o Carnaval sem medo. Opte sempre por bebidas leves, como água, água de coco e sucos de frutas naturais. No caso de consumo de bebidas alcoólicas, é importante não estar de estômago vazio, e também alternar com a ingestão de bebidas não alcoólicas (por exemplo, tomar uma dose e junto um copo grande de água). Isso mantém a hidratação e diminui o volume de ingestão da bebida alcoólica.

 

3 – Hidratação constante

Se as altas temperaturas já nos fazem perder muito líquido, imagina quando aliada a atividade, mais do que especial, de correr atrás do trio?! Contudo, para não perder o fôlego nem a disposição é essencial que você mantenha seu corpo sempre hidratado. Para isso, além de beber bastante água, use e abuse de sucos naturais hidratantes que tenham em sua composição ingredientes como abacaxi, hortelã, limão, gengibre, melancia, morango, cenoura, água de coco, entre outros. Além de repor os líquidos e sais minerais que você precisa para curtir sua folia, esses sucos são extremamente refrescantes.

4 – Sucos energéticos

Agora, se você perceber que sua energia está em baixa, mas ainda não é a hora de abrir mão da diversão, uma alternativa é apostar no consumo dos sucos energéticos. Normalmente compostos por frutas cítricas com guaraná, canela, açaí, chá verde e até mel essa bebida poderá te oferecer mais energia e disposição, melhorando sua “performance” até a chegada da quarta-feira de cinzas. Outra opção é acrescentar uma farinha quebradinha de castanhas ou laranja e beterraba, que também são ótimos repositores energéticos. Além disso, quase sempre essas combinações possuem ação termogênica, o que acelera seu metabolismo e queima de gordura, fazendo com que você ainda perca alguns quilinhos durante a festa.

Da Redação, com assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *