Você já pensou em andar de trás para frente ou trocar o lado do mouse na hora de digitar? Pois saiba que pequenos exercícios como estes, chamados de neuróbicos, ajudam a ativar o cérebro, tornando-o mais ágil. Afinal, não é somente o corpo que precisa de ginástica, concorda?
De acordo com a neurociência, os exercícios para o cérebro fortalecem as conexões entre os neurônios, deixando o cérebro mais ágil para enfrentar os desafios do dia a dia e trazendo bons resultados nos principais âmbitos da vida; profissional, social e emocional. E isso é possível em todas as idades!
Para motivar a população sobre os benefícos das atividades físicas, como uma forma de garantir a saúde da mente e do corpo, o Dia do Desafio é comemorado em todo o mundo, na última quarta-feira do mês de maio. E para fazer diferente nesse dia 29 de maio, que tal desafiar o cérebro?
A ginástica para o cérebro é uma prática que estimula os neurônios, potencializando habilidades como a memória de trabalho, autocontrole, criatividade e o raciocínio lógico; essenciais para garantir performance e qualidade de vida.
Para desafiar nosso cérebro, é importante realizar atividades que usem os princípios da novidade, variedade e do desafio crescente. A partir do momento que executamos ações diferentes das que já estamos acostumados, saímos da zona de conforto e garantimos o bom funcionamento do cérebro.
“Graças à neuroplasticidade – capacidade que o cérebro tem de se modificar e criar novas conexões neurais -, podemos manter e melhorar as funções do cérebro, sem os efeitos colaterais dos remédios”, explica Solange Jacob, diretora acadêmica do Método Supera, rede de escolas especializada em ginástica para o cérebro no Brasil.
Como desafiar o cérebro em casa?
Uma forma de praticar ginástica cerebral nesse Dia do Desafio é com a prática das neuróbicas. Este exercício de aeróbica para os neurônios visa tornar o cérebro mais ágil e flexível, levando o cérebro a buscar novas possibilidades e caminhos para a realização das ações cotidianas. Ou seja: atividades que fazem com que o cérebro saia do piloto automático.
As neuróbicas estimulam padrões de atividade neurais que criam conexões entre as diferentes áreas do cérebro e fazem com que as células nervosas produzam nutrientes naturais do cérebro, as neurotrofinas, que podem aumentar de maneira considerável o tamanho das dendrites das células nervosas”, diz Solange.
Alguns exemplos são: escovar os dentes com a mão não dominante, fazer um trajeto diferente para o trabalho, tentar identificar os temperos de uma comida, ler um livro em voz alta e fazer um resumo, contar os degraus da escada…
Existem várias formas de manter uma vida saudável; segundo Solange Jacob, para ter qualidade de vida, não se pode deixar o cérebro nem o corpo de lado. É preciso praticar atividades físicas regularmente, dormir bem, beber muita água, ter uma alimentação balanceada e não se esquecer do órgão mais importante do nosso corpo.
O Método Supera desafia com alguns exercícios exclusivos de neuróbicas para turbinar esse Challenge Day. Faça diferente: desafie seu cérebro!
– Use o relógio de pulso no braço direito (ou no braço esquerdo, se for canhoto);
– Escove os dentes ou escreva em uma folha de papel com a mão contrária da de costume;
– Ande pela casa de trás para frente;
– Vista-se de olhos fechados;
– Veja as horas num espelho;
– Faça um novo caminho para ir ao trabalho;
– Comece agora trocando o mouse de lado.
– Folheie uma revista e procure uma fotografia que lhe chame a atenção. Agora escreva 25 adjetivos que ache que a descrevem e/ou ao tema fotografado.
– Selecione uma frase de um livro e tente formar uma frase diferente utilizando as mesmas palavras.
– Faça um quebra-cabeça e tente encaixar as peças corretas o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo. Repita a operação e veja se progrediu.
– Experimente memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista.
– Ao ler uma palavra, pense em outras cinco que comecem com a mesma letra.
SOBRE O DIA DO DESAFIO
Rio e Macaé aderem ao Dia do Desafio
As cidades do Rio de Janeiro e de Macaé participam nesta quarta-feira, 29 de maio, do Dia do Desafio. No Rio, as atividades serão realizadas pelo Programa Academia Carioca em todas as Áreas. A ação principal acontece no Largo da Carioca, das 9h ao meio-dia, aberta à participação de todos os que desejarem se exercitar.
Já Macaé disputará com a cidade paulista de Avaré quem tem mais pessoas envolvidas na mobilização. O tema desse ano é “Você se mexe e o mundo mexe junto”. O objetivo é colocar 40 mil atletas praticando atividade física neste dia na capital nacional do petróleo. Para tanto, as instituições de ensino municipais, estaduais e particulares estão devidamente mobilizadas.
Além do Largo da Carioca, a programação acontecerá na Urca, das 9h às 12h; no estacionamento do supermercado Mundial da Ilha do Governador, da 10h às 12h; no Sesc Ramos, das 8h às 10h; no Engenhão, das 8h às 9h; da Praça do Patriarca para o Sesc de Madureira, das 9h às 11h; no Parque Radical/SESC, das 9h às 12h; na Praça da Comunidade/Campo Via Light, das 8h às 9h; na Praça Guilherme da Silveira, das 9h às 11h; na Quadra de Esportes João Wesley/Ana Gonzaga, das 9h às 12h; na Quadra de Esportes/Largo do Correia (Clube da Michellin), das 9h às 12h: na Praça Sete de Abril (Paciência); das 7h30 às 11h; e na Praia de Sepetiba (em frente à Praça do Coreto), das 7h30 às 10h.
No Centro de Macaé, a Praça Washington Luiz oferecerá diversas atividades físicas durante toda essa quarta-feira, a partir das 6h, em uma ação que conta com a parceria do Sesc. Instituições, empresas e comércio também foram convidados. Haverá ainda participação de todos os polos esportivos do município, incluindo os da região serrana.