O Grupo Pela Vidda-RJ, uma das ONGs pioneiras no Brasil na luta contra o HIV e a Aids, realiza nesta quinta-feira uma grande ação pelo Dia Estadual de Diagnóstico Precoce do HIV, também conhecido como “Dia da Testagem”, no Rio de Janeiro. Das 18h às 23h, um mutirão de testagem será realizado nos Arcos da Lapa. Quem estiver passando pelo local poderá fazer gratuitamente o teste rápido e saber a sua sorologia.
A mobilização continua ao longo de todo o mês de abril na sede do Grupo Pela Vidda, das 14h às 18h, de quarta a sexta-feira. A previsão é de realizar 1.000 testes rápidos de HIV com amostra de fluído oral (TFO) durante o mês de abril, distribuirmos 1.000 autotestes de HIV e 10.000 KIT de prevenção com preservativos externos (masculinos) internos(femininos), e material educativo de prevenção as IST.
De acordo com os organizadores, a equipe de educadores do Pela Vidda é habilitada a fazer o teste e prestar o auxílio necessário a quem tiver o status reagente, encaminhando a unidade de saúde mais próxima para o início do tratamento.
Desde sua fundação, em 24 de maio de 1989, o Grupo Pela Vidda-RJ formulou sua missão institucional com base no acolhimento e na mobilização de portadores do HIV, seus amigos e familiares, e na luta para que as pessoas infectadas ou afetadas pelo HIV exercessem plenamente sua cidadania, informando-as e integrando-as na sociedade.
Em maio de 2022 o grupo completa 33 anos de luta e de engajamento social frente aos desafios do HIV e Aids e respectivas iniquidades. Como parte desta importante celebração, foi lançada este mês mais esta campanha de prevenção ao HIV e Aids e de promoção da saúde através dos projetos Rio Stop Aids em parceria com AHF-Brasil e o MIX da Prevenção Combinada 5.
Também apoiam a iniciativa o Departamento de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI/MS) da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Gerência Municipal de IST/Aids, a Secretaria de Ordem Pública (SEOP) e a Guarda Municipal.