‘Stênio Garcia foi tratado como bexiga murcha’, diz especialista

Ator de 91 anos passa por harmonização facial e vira meme. Para especialista, uso de preenchedores foi exagerado. Saiba mais

Stênio Garcia: o antes e depois da harmonização facial aos 91 anos (Montagem: reprodução de internet)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

O premiado ator Stenio Garcia, de 91 anos, recentemente tomou a decisão de se submeter a procedimentos estéticos com o objetivo de ter uma aparência mais jovem. O resultado, no entanto, está entre os assuntos mais comentados nas redes sociais – de forma negativa na maioria dos comentários. E acabou inspirando muitos memes durante a semana na internet.

Isso porque o artista divulgou na terça-feira (13), no programa de TV ‘Fofocalizando’, o antes e o depois de sua harmonização facial.  O procedimento estético reúne diferentes técnicas de preenchimento com o objetivo de realçar os traços do rosto e propiciar uma aparência mais jovial. Mas nem sempre o resultado é satisfatório, como já ocorreu com diversas personalidades, inclusive bem mais jovens.

Entre as intervenções que fez no rosto, o ator aplicou o botox, eliminou a papada, estimulou o colágeno e fez preenchimentos de malar, boca e mandíbula. Em fevereiro deste ano, o eterno trapalhão Dedé Santana também aderiu à harmonização, com aplicação de botox e ácido hialurônico. Aos 86 anos, o humorista fez preenchimento de mandíbula, olheiras, lábios, retirou o bigode chinês e redesenhou as sobrancelhas. Assim como Stênio, ele também foi vítima de comentários maldosos e piadas na internet.

“Fiz para voltar ao mercado. Estou me sentindo com 15 anos”

“Estava com pelanca caída por excesso de exercícios físicos. Acha que eu fiz para ficar bonito? Fiz para voltar para o mercado. E as críticas? Caguei”, declarou o ator, em entrevista exclusiva à coluna de Patrícia Kogut, do jornal O Globo. O último trabalho do veterano na TV foi na série Filhas de Eva (2021)do Globoplay. “Saudade da TV a gente sempre tem. Não quero me aposentar”, declarou.

Apesar de ter recebido muitas críticas o ator diz não se importar e que gostou do resultado e que a harmonização elevou sua autoestima. “Estou me sentindo com menos 15 anos, mas não é definitivo. De dois em dois anos tem que refazer. No entanto, toda essa transformação já me deu mais qualidade de vida, de trabalho. Quem mais vai levar vantagem nisso tudo é a minha mulher”, brincou o artista, que é casado com a também atriz Mari Saade há 25 anos.

Há quem defenda que existem outras formas de retardar o envelhecimento, além de recorrer a procedimentos estéticos: prática de atividades físicas, alimentação saudável, desenvolvimento pessoal ou até mesmo com relacionamentos significativos. Mas quais são as recomendações para este tipo de procedimento em pessoas de terceira idade? Existem riscos? Quais são os cuidados no pós-procedimento? Há um limite na quantidade de substâncias para um resultado mais harmonioso na pele idosa?

Especialista critica excesso de preenchedores

Especialista em harmonização orofacial, Lisney Daniele é professora da técnica de endolifiting e exibe em suas redes sociais e nas de sua clínica as fotos da evolução bem-sucedida do tratamento do cantor Frank Aguiar. Segundo a especialista, ele “vem tratando desde 2019, sempre de forma gradativa, rejuvenescendo com naturalidade”.

Lisney conta que recebeu inúmeras mensagens perguntando o que achou do tratamento realizado em Stenio Garcia. Após pesquisar sobre os procedimentos e materiais que foram utilizados no caso do ator – preenchedores à base de ácido hialurônico – ela resolveu falar. “Pelo meu amor à harmonização”, disse. E detonou o procedimento ao qual o ator se submeteu: “Ele foi tratado como bexiga murcha”.

Confira o depoimento da especialista sobre Stênio Garcia:

‘Ele foi tratado como uma bexiga murcha’

Por Lisney Daniele*

Primeiramente quero deixar claro que aqui será uma opinião técnica, como profissional, embasada em ciência e segurança para os pacientes. Se ele gostou e está feliz, é outra história. Estou aqui para alertar sobre segurança e naturalidade. Quais são os riscos que ele corre com esse resultado? Vou explicar.

O processo de envelhecimento físico é muito mais complexo do que se imagina. Sofremos com o passar dos anos, diversas modificações em estruturas ósseas , musculares e camadas de gorduras. E em um planejamento temos que tratar e reestruturar cada uma dessas camadas, de forma GRADATIVA, pois entre elas, também existem vasos sanguíneos , artérias e nervos que precisamos respeitar e preservar.

E no caso do Stenio Garcia isso não aconteceu. Foi tratado como uma “bexiga murcha” onde uma quantidade exagerada de materiais preenchedores foram adicionados. O deixaram com um rosto bem diferente do que era, pois características individuais dele foram modificadas, e sem expressão – nota-se que o excesso de material pressionou alguns músculos da mímica.

Os preenchedores à base de ácido hialurônico, apesar de serem biocompatíveis com o nosso organismo, possuem um limite a serem utilizados, pois neles também existem substâncias tóxicas como por exemplo o BDDE (que é um agente reticulante). Esses limites são comprovados pela ciência de acordo com o peso do paciente.

Observa-se também que foi realizado um tratamento com toxina botulínica no terço superior, onde não seguiram um planejamento de rosto masculino que é o NÃO arqueamento das sobrancelhas, e também houve um exagero na quantidade, influenciando nos movimentando expressão.

Mas como seria o tratamento ideal para esse caso, com naturalidade e segurança?

Sempre digo para os meus pacientes: “o que a vida levou anos para ‘derrubar’ ( no caso dele, 91), não será em dois dias ou duas semanas apenas que vamos recuperar da maneira correta e ideal”.

No caso dele o ideal seria recuperar primeiramente o colágeno perdido, e não simplesmente encher como um balão. Para isso existem tratamentos bioestimuladores de colágeno, que recuperam a espessura dérmica, melhoram a flacidez e rugas finas sem volumizar.

Algumas sessões trariam já uma melhora significativa e natural. Depois poderiam sim realizar alguns pontos de preenchimentos, dentro do permitido, com técnicas mistas para reposicionar os tecidos e não dar essa impressão de rosto inflado.

Seria possível fazer a associação de outras técnicas para lifting facial, como endolifting e fios de PDO, e não apenas utilizar uma única técnica e material para resolver tudo, que nesse caso foi o preenchedor à base de ácido hialurônico.

Um bom planejamento é essencial para um resultado seguro, harmônico e natural. Devemos respeitar a anatomia, o paciente e as quantidades determinadas pelos artigos científicos. A Harmonização Orofacial é uma área linda, merece respeito e pode proporcionar melhoras físicas e psicológicas inacreditáveis, quando realizada com responsabilidade. Procurem sempre um profissional habilitado e da sua confiança.

*Professora e especialista na área de harmonização orofacial. 

Leia mais

Cresce a busca por procedimentos estéticos entre os homens
Sem tempo ruim: inverno é época preferida para cirurgia plástica
Tire suas dúvidas sobre tratamentos estéticos para rejuvenescer o rosto

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!