Shopping é local de compras, lazer e… de colocar as vacinas em dia

Município abre ‘loja conceito’ em shopping da zona oeste para levar todas as vacinas disponíveis no SUS. Saiba como funciona

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Shopping é lugar de compras, diversão, alimentação e… de tomar vacina!  Aline Marques dos Santos, de 36 anos, foi passear com a filha Ana Beatriz Marques da Silva, de 9 anos, na tarde deste domingo (8), e as duas aproveitaram para atualizar a caderneta de vacinação no ParkShoppingCampoGrande na primeira loja conceito de vacinação do Rio de Janeiro, inaugurada na véspera no local. A mãe tomou a vacina contra gripe e a filha, a segunda dose da HPV. Ambas também receberam doses da vacina contra a covid-19.

“Eu trabalho de segunda a sábado e acabo ficando sem tempo de ir no posto de saúde para me vacinar. Na Loja Conceito aqui no ParkShoppingCampoGrande agora eu tenho a facilidade de vir depois do trabalho. E minha filha também pode vir, sem precisar faltar aula. A iniciativa vai ajudar muita gente, porque hoje a maioria das pessoas trabalham fora, e acabam não tendo tempo”, contou Aline.

A técnica de enfermagem Loryane Gomes, de 31 anos, teve a oportunidade de vacinar a própria filha, a pequena Liz Alves, de um ano e cinco meses. “Muitas vezes os pais podem ficar preocupados por não ter tempo de levar seus filhos para vacinar, devido ao trabalho. A gente se cobra muito! Aqui estamos dando essa oportunidade de acesso todos os dias, e com horário ampliado. Que venham mais lojas como essa!”, disse.

“Vacinar a minha filha me dá uma sensação de realização! De saber que estou proporcionando a ela o que o SUS oferece”, destacou Loryane, que trabalha há seis anos na Estratégia de Saúde da Família, e agora foi para a Loja Conceito do ParkShoppingCampoGrande.

“O SUS é para a minha filha, para a minha família, é para todos! Esse lugar é para mostrar que temos um olhar especial para a população, que nos preocupamos com a condição vacinal delas, principalmente, com quem tem um horário mais restrito. Aqui, mesmo no lazer, ela pode se vacinar.”

Como funciona a loja de vacinação

O novo ponto fixo da Saúde na Zona Oeste irá ofertar os imunizantes disponibilizados para vacinação de rotina e campanha, para atualização de cadernetas vacinais de todas as faixas etárias, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Apesar de ser uma loja em um shopping center, todas as vacinas serão oferecidas gratuitamente pelo SUS.

A proposta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é levar para outras regiões da cidade um modelo semelhante ao do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, onde a imunização está disponível em todos os dias da semana e em horário estendido. A loja conceito ficará aberta durante todo o horário de funcionamento do shopping, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, de 12h às 21h.

“A loja conceito tem a intenção de ampliar a oferta de vacinas à população, em dias e horários diferentes dos usuais, facilitando o acesso ao serviço. A opção de disponibilizar um espaço nos shoppings busca aproximar a rotina de vacinação do cotidiano das pessoas, promovendo comodidade e facilidade de acesso para o público em geral”, explica o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

 O projeto faz parte do Vacina, Rio, grande mobilização intersetorial que engloba um conjunto de iniciativas para estimular a imunização dos cariocas de todas as idades, em todas as regiões da cidade.

Leia mais

Rio leva vacinação a escolas: quase 30 mil doses em 1 mês
‘Vacina, Rio’: aberta a campanha de multivacinação de 0 a 15 anos
Dia da Infância: conheça os benefícios da vacinação para a saúde das crianças

Vacinação e espaço lúdico para as crianças com Zé Gotinha

A primeira loja conceito, em Campo Grande, tem 113 m² e, além de oportunizar a vacinação, o espaço foi pensado e decorado para estimular o universo lúdico das crianças, desconstruindo a ideia de que a hora da vacina não pode ser divertida. O local também terá um cantinho instagramável, ao lado do personagem Zé Gotinha, destinado ao público que, além de cuidar da saúde, gosta de registrar cada momento. A SMS pretende em breve abrir mais lojas conceito em shoppings de outras regiões da cidade.

A orientação é que os adultos tenham em mãos um documento de identificação para realizar a vacinação e, no caso de crianças, os responsáveis devem levar, além do documento, a caderneta de vacinação. A SMS também oferece uma cartilha com orientações sobre o calendário vacinal de rotina de crianças e adolescentes, com informações essenciais sobre cada imunizante disponível. O material pode ser consultado no site do EpiRio, no link https://shre.ink/ltsg

A loja conceito fica no segundo andar do shopping, próximo à loja ‘O Amigão’. O ParkShoppingCampoGrande está localizado na Estrada do Monteiro, 1.200, em Campo Grande.

Fonte: SMS-Rio

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!