A partir desta terça-feira (25/06), todas as pessoas com 5 anos ou mais, que fazem parte dos grupos prioritários, podem se proteger com a vacina atualizada contra covid-19/XBB no município do Rio de Janeiro. Pessoas com comorbidades, profissionais e trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e outros grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde poderão tomar o imunizante.

Hoje ampliamos nosso público para que todos os cariocas dos grupos prioritários se protejam. É muito importante que as pessoas que façam parte dos grupos indicados procurem uma unidade de saúde para se imunizar com a vacina atualizada para a cepa XBB”, diz o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Nesta quarta-feira (26), futebol e saúde vão jogar lado a lado em campo na partida entre Botafogo e Bragantino no Estádio Nilton Santos, no Engenho de Dentro. A parceria é entre a SMS e o alvinegro e consiste em disponibilizar no local um ponto de vacinação (PV) de influenza e covid-19/xbb para o público indicado.

O PV será montado no horário de abertura dos portões, às 17h, dentro do estádio, na entrada leste e oeste, próximo das rampas de acesso para arquibancada. Doses da vacina contra influenza e da vacina atualizada contra covid-19/xbb serão ofertadas somente antes da disputa, marcada para 19h.

A iniciativa ressalta a estratégia da SMS em levar a vacina a locais com grande circulação de público, facilitando assim o acesso do carioca à imunização. A vacina está disponível em todas as 238 clínicas da família e centros municipais de saúde espalhados pela cidade.

Também é eo Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h; e do Super Centro Carioca de Vacinação unidade Campo Grande, localizado no ParkShoppingCampoGrande, que também abre todos os dias, de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial.

A relação completa dos grupos prioritários está disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde, no link saude.prefeitura.rio.

O que é preciso para vacinar?

Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação.  Pessoas com 60 anos ou mais poderão se proteger com a vacina atualizada contra covid-19/XBB no dia.

Pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais, profissionais e trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e outros grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde também poderão tomar o imunizante.

É necessário aguardar pelo menos três meses desde a última dose de vacina contra a covid-19 para receber a vacina atualizada contra covid-19/XBB.

A vacina contra influenza segue disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade.

Fonte: SMS-Rio

Shares:

Posts Relacionados

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *