Neste Dia do Psicólogo (27 de agosto), ViDA & Ação quer homenagear esses profissionais que são cada vez mais procurados e se tornam essenciais na vida de muitas pessoas. Os principais motivos da procura por psicólogos são psicoterapia (57%), acompanhamento terapêutico (12%), traumas e fobias (9%) e terapias de casais (8%), apontou recente levantamento do GetNinjas, plataforma de contratação de serviços do Brasil.

Nos últimos anos, a busca por profissionais da área vem aumentando e a categoria é uma das mais buscadas pelos clientes. Apenas no primeiro semestre do ano, foram feitos mais de 2 mil pedidos (veja aqui) .Essa busca pode ter explicação no avanço das redes sociais no dia a dia das pessoas.

Segundo a psicóloga Raquel de Queiroz, mais de 90% dos pacientes que buscam seus serviços de psicoterapia possuem ansiedade, depressão e estresse. “Identificamos que as redes sociais são grandes causadoras destes transtornos”, explica.

“A maioria das pessoas publica apenas coisas boas que acontecem em suas vidas, criando uma falsa realidade para quem acessa. Quem enxerga isso de fora e compara com sua própria vida acaba se sentindo triste, solitário e depressivo. Isso é, com certeza, um problema da sociedade atual.”

Acesso a consultas online

Além da falsa realidade da web, os psicólogos apontam a ansiedade e incerteza com a atual situação econômica brasileira como motivos para o comparecimento em consultórios. O índice de violência nas grandes cidades e a crise causam transtornos aos pacientes. A boa notícia é que as pessoas estão buscando ajuda, principalmente com o auxílio da tecnologia facilitando o acesso às consultas que podem ser realizadas online.

Com a modernidade das profissões, a psicologia também teve que se adaptar às novas tecnologias. O atendimento em tempo real por celular ou computador passou a ser rotina nas clínicas de psicologia, com exceção apenas da primeira consulta. “A importância do primeiro encontro para o relacionamento do terapeuta com o paciente é de grande relevância para o entrosamento nos próximos que podem ser online. Os principais motivos são por conta de viagens e doenças”, complementa Raquel.

Dia do Psicólogo

A palavra psicologia provém do grego “psyche”, que significa alma e, por extensão, mente, e “logos” que significa conhecimento ou razão, ou seja, a psicologia estuda a alma, a mente humana. No dia 27 de agosto é comemorado o Dia do Psicólogo no Brasil, em homenagem a data de regulamentação da profissão no País, no ano de 1962, por meio do Decreto de Lei nº 4.119, pelo presidente do Brasil da época, João Goulart.

psicólogo é o profissional que estuda a estrutura da mente, do aparelho psíquico ou do comportamento humano, lidando sempre com as pessoas e seus traumas, sentimentos, problemas emocionais e anseios, etc.

“Relembrar o dia do Psicólogo, da Psicóloga ou da Psicologia é deixar cada vez mais claro que todos precisamos nos conhecer melhor, e que ter orientação psicológica não é para os fracos – ao contrário, ter a coragem de fazer o enfrentamento de si mesmo, já é um ato de força e responsabilidade”, comenta Valdecy Carneiro, especialista em Medicina Comportamental pela Unifesp e hipnoterapeuta.

Atualmente existem 320.541 psicólogos (as) no Brasil, segundo o Conselho Federal de Psicologia. Apesar de estar mais associada à parte clínica, os profissionais da área podem trabalhar em diversos setores do mercado, como escolas, empresas, inclusive, em times esportivos.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *