Por que o açaí é um aliado da alimentação saudável?

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Até o início da década de 80, o açaí era consumido predominantemente na região Norte do país. A partir dos anos 90, começou a ser introduzido no mercado nacional e a ganhar mais espaço na alimentação dos brasileiros, em especial dos praticantes de atividade física, já que é nutritivo e fonte de energia. O aumento no consumo e a consequente popularidade da fruta se explica diante do fato de o açaí, além de saboroso, ser rico em gordura e em antioxidantes, responsáveis por combaterem os radicais livres e manterem a saúde celular do organismo.

Contém também antocianinas, um tipo de antioxidante de plantas, que auxilia na redução dos níveis de colesterol na corrente sanguínea. O açaí beneficia ainda, o sistema imunológico e o coração, com efeitos semelhantes ao do vinho tinto, que reduz o colesterol “ruim” e previne o câncer, o entupimento das veias e artérias, de acordo com estudo da revista Journal of Agricultural and Food Chemistry.

No caso específico de atletas, o consumo da fruta típica do Norte, de forma regular, auxilia no desempenho na prática da atividade física, quando conciliado a uma alimentação saudável. A nutricionista Paula Ribeiro, CRN 10017, explicou que para ter êxito é imprescindível estar atento aos acompanhamentos. “Para quem quer ganhar massa muscular magra, o açaí é uma ótima pedida como pré-treino, aliado a banana, granola e castanhas, já que dão muita energia para os músculos”, recomendou a profissional.

Aos que querem perder peso, o açaí também pode ser consumido se associado a uma alimentação balanceada. Rico em minerais, tais como cálcio, magnésio, manganês, potássio e ferro, a fruta também é fonte de fibras. “Estas, por sua vez, proporcionam sensação de saciedade após o seu consumo e evitam que se busque outras opções para aplacar a fome”, explicou Paula.

Segundo o engenheiro de alimentos da rede de franquias Fast Açaí, Vinícius Mesquita, o alimento também proporciona a reposição dos eletrólitos que as pessoas perdem ao transpirar. “Com a transpiração mais intensa na hora da prática de exercícios físicos, perdemos 95% de água do nosso organismo e uma quantidade grande de sais minerais como sódio, potássio, cálcio e magnésio, que são importantes para manter a energia do nosso corpo”, explica. Além de gelado, o açaí é sempre consumido acompanhado de frutas como banana e morango, o que ajuda justamente a repor a perda desses nutrientes.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!