Imprudência ainda é um dos maiores inimigos da segurança no trânsito
Os números mostram que a imprudência ainda é um dos maiores inimigos da segurança no trânsito”, alerta Robinson Esteves, presidente da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (Trauma). “Estamos falando de comportamentos evitáveis, que têm custado vidas todos os dias”, reforça.
Segundo Esteves, os sinistros não representam apenas perdas humanas imediatas, mas também geram um efeito dominó que sobrecarrega o sistema de saúde pública e causa prejuízos socioeconômicos de longo prazo. As lesões mais comuns envolvem fraturas graves nas extremidades, como fêmur, tíbia e coluna, além de traumas cranianos severos. “Muitas vezes, os pacientes ficam com sequelas permanentes que os impedem de voltar ao trabalho”, explica.
Isso significa que, além do sofrimento pessoal e familiar, há um impacto direto na economia, já que muitos dos envolvidos são trabalhadores que dependem do transporte rodoviário para exercer suas funções. O custo da reabilitação, que pode durar anos, também recai sobre o sistema público de saúde”, complementa o ortopedista.
Para a Trauma, a segurança no trânsito deve ser tratada como um esforço coletivo. “É responsabilidade compartilhada entre o poder público, os condutores e a sociedade como um todo”, afirma Esteves. “É fundamental investir em campanhas de educação no trânsito, melhorar a infraestrutura viária e garantir fiscalização eficaz.”
O médico também ressalta a importância de políticas públicas voltadas à formação de condutores e à manutenção dos veículos. “Dirigir sem habilitação, em más condições físicas ou com o veículo em situação precária, não pode ser tolerado. A fiscalização precisa ser contínua e firme para coibir esses comportamentos”, defende. “A cada sinistro evitado, não estamos apenas salvando vidas, mas também preservando famílias, empregos e o futuro de milhares de brasileiros”, conclui Esteves.
Agenda Positiva
Cristo Redentor iluminado no Rio; Into faz fórum ‘Desacelere’
Maio Amarelo é um movimento internacional para chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. A campanha foi criada em 2011 através de um decreto da Organização das Nações Unidas (ONU) como forma de alerta à segurança no trânsito. A cor amarela foi escolhida porque simboliza atenção, sinalização e advertência no trânsito. Coordenado entre o poder público e a sociedade civil, o movimento coloca em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos.
Nesta sexta-feira (2), das 18h30 às 19h30, o monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, receberá iluminação especial, em parceria com o Novo Detran RJ, para marcar o início da campanha que chama atenção para a segurança no trânsito como forma de reduzir e até mesmo evitar acidentes. A iluminação será realizada de forma simultânea em outros pontos, como Arcos da Lapa, Palácio Guanabara, prédios do Detran e Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).
O Into promove nesta quinta-feira (8), às 8h30, o Fórum Maio Amarelo – Desacelere, com o tema “Os desafios da mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro”. O evento faz parte da programação oficial do Maio Amarelo e propõe uma reflexão sobre comportamentos no trânsito, segurança viária e inclusão.
Organizado em parceria com a CET-Rio, Detran-RJ, Operação Lei Seca (SEGOV), SME, SMS e Rio Ônibus, o fórum vai reunir especialistas em mobilidade, profissionais da saúde, gestores públicos e representantes da sociedade civil.
Ação para ciclistas no Rodoanel em São Paulo
Em São Paulo, durante todo mês, a concessionária SPMAR promoverá uma série de atividades no trecho para celebrar o Maio Amarelo, movimento internacional dedicado à segurança viária e que tem como tema global de 2025, “Mobilidade Humana. Responsabilidade Humana”.
A partir desse sábado, 3, os ciclistas que passarem pelo Rodonael Mario Covas serão convidados a participarem de uma experiência imersiva que os colocará na perspectiva dos motoristas e permitirá que vivenciem os riscos de trafegar sem a devida sinalização em uma rodovia.
Essa abordagem prática é parte da ação Ciclista#SejaVisto da Concessionária SPMAR e que visa aumentar a percepção de perigo e incentivar o uso de equipamentos de segurança adequados. A programação completa conta com o apoio da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e da ARTESP, demonstrando o esforço conjunto para promover um trânsito mais seguro para todos.
Pensando na segurança de quem transporta a economia do país, a campanha Acorda Caminhoneiro ocorrerá durante as madrugadas, alertando os motoristas de caminhão sobre a importância de realizar pausas regulares durante longas viagens. A iniciativa visa combater a fadiga ao volante, um dos principais fatores contribuintes para acidentes nas estradas.
Durante o dia, a ação Saúde nos Eixos focará no bem-estar dos motoristas e trabalhadores que circulam pelo Rodoanel Mário Covas, oferecendo triagem de saúde básica, orientação nutricional e informações sobre prevenção de doenças.
No local, os motoristas poderão se sujeitar ao Simulador de Embriaguez, que proporcionará aos participantes a experiência de dirigir um veículo sob o efeito do álcool em um ambiente controlado. Essa vivência prática tem como objetivo reforçar os perigos da combinação álcool e direção, tanto para motoristas quanto para ciclistas
A conscientização também chegará às empresas da região por meio da ação educativa Rodopiando, que utilizará dados estatísticos impactantes das estradas em palestras direcionadas aos motoristas corporativos. Para as futuras gerações, o programa Rodovia Mirim levará a mensagem de segurança viária para dentro das escolas dos municípios de Suzano e Poá.
Nosso objetivo é claro: despertar em cada usuário da rodovia a importância de atitudes responsáveis e do respeito às leis de trânsito, independentemente do seu meio de transporte”, enfatiza Andrew Aquino, gerente de operação da concessionária SPMAR.
Números de acidentes em Goiás
Em Goiás, por exemplo, os números registrados chamam atenção pela frequência e gravidade dos acidentes nas rodovias federais que cortam o estado. De acordo com a PRF, em 2023 foram registrados 2.173 sinistros nas BRs que atravessam o território goiano e 452, com 165 mortes.
No ano seguinte, os números aumentaram para 2.376 sinistros, resultando em 169 mortes .Em 2024, as rodovias federais que cortam Goiás registraram uma média de seis acidentes por dia, totalizando 2.555 ocorrências. Já em 2025, até o mês de março, foram contabilizados 600 sinistros com 46 óbitos.
A capital, Goiânia, também apresenta dados preocupantes, foram 563 sinistros com 36 mortes em 2023, número que subiu para 608 sinistros e 32 mortes em 2024. Em 2025, até março, foram registrados 160 sinistros, com 17 vítimas fatais.
– Álcool e/ou drogas: 438 sinistros e 17 mortes
– Velocidade incompatível com a via: 340 sinistros e 47 mortes
– Falhas mecânicas nos veículos: 302 sinistros e 3 mortes
– Condutores não habilitados: 831 sinistros e 53 mortes
Com Assessorias