Marco na luta contra a violência no trânsito no Brasil, a Lei Seca completa 15 anos nesta segunda-feira (19). Para lembrar a data, o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) divulgou dossiê sobre os acidentes provocados pelo uso de álcool no país. O documento revela que 10.887 pessoas perderam a vida em decorrência da mistura de álcool com direção em 2021, o que dá uma média de 1,2 óbito por hora.
Segundo o levantamento, com dados coletados do Ministério da Saúde, cerca de 5,4% dos brasileiros relataram dirigir após beber, índice que tem apresentado estabilidade no país. Apesar de alarmante, a taxa de mortes por 100 mil habitantes de 2021 foi 32% menor que a de 2010, quando a Lei Seca ainda tinha apenas dois anos. O número de mortos por ano caiu de sete para cinco por 100 mil habitantes no período.
“Esse número é altíssimo se a gente considerar que as mortes atribuídas ao álcool por acidente de trânsito são completamente evitáveis. É só você não beber”, diz o psicólogo e pesquisador do Cisa, Kaê Leopoldo. “Mas a gente precisa entender que a tendência é de redução. Vem sempre existindo uma tendência de redução ao longo dos 10 anos analisados”, acentua.
Hospitalizações em alta
O total de hospitalizações cresceu 34% no período, passando de 27 para 36 internações a cada 100 mil habitantes. A pesquisa mostra, também, que esse crescimento foi puxado por acidentes com ciclistas e motociclistas, uma vez que caíram as hospitalizações de pessoas que estavam em veículos e de pedestres envolvidos em acidentes causados pelo consumo de álcool. O pesquisador do Cisa opina que a expansão das hospitalizações envolvendo ciclistas e motociclistas pode estar relacionada ao aumento da frota no período.
“Principalmente na questão dos motociclistas, que representam um caso que merece atenção especial. Cresceu o total de motoboys e de entregadores. Eles passaram a trabalhar em horários que, às vezes, há outras pessoas dirigindo embriagadas [cujos veículos] podem [atingir] motoboys”, destaca Kaê.
Diferenças
Os números de óbitos e hospitalizações variam bastante de acordo com o estado. Enquanto Tocantins (11,8), Mato Grosso (11,5) e Piauí (9,3) registram mais de nove óbitos a cada 100 mil habitantes por acidentes motivados pelo consumo de álcool, Amapá (3,6), São Paulo (3,5), Acre (3,5), Amazonas (3,2), Distrito Federal (2,9) e Rio de Janeiro (1,6) não chegam nem a quatro óbitos por 100 mil habitantes.
Em relação a hospitalizações, elas podem variar de 85,2 a cada 100 mil pessoas, como no Piauí, até 11,8 a cada 100 mil no Amazonas. A diferença é de mais de sete vezes entre os dois estados. Para o pesquisador, é difícil entender essa diferença.
“Temos alguns indicativos como implementação de políticas públicas, fiscalização, densidade de blitzes, fatores culturais, frota de veículos e qualidade da frota e das estradas. Tudo isso entra no cálculo e afeta na diversidade dessas taxas de óbitos e hospitalizações”, argumenta.
A socióloga Mariana Thibes, coordenadora do Cisa, diz que as autoridades locais devem aumentar a fiscalização nas ruas e implementar campanhas de educação.
“A educação da população tem um importante papel na segurança viária e, em relação à fiscalização, sabemos que quando não há continuidade o impacto na redução de mortes viárias tende a diminuir, apesar da existência de leis”, opina.
Perfil das vítimas
O perfil das vítimas de acidentes envolvendo consumo de álcool é majoritariamente masculino. Isso porque 85% das hospitalizações envolvem homens, enquanto 89% das mortes causadas pelo álcool são de pessoas do sexo masculino. “Em relação à faixa etária, a população entre 18 e 34 anos de idade é a mais afetada”, informa o estudo.
O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool alerta que não há um volume seguro para ingestão de bebidas alcoólicas antes de dirigir. Arthur Guerra, psiquiatra e presidente do Cisa, acentua que muitas pessoas acreditam que a pouca ingestão de álcool não interfere na capacidade de dirigir.
“Em pequenas quantidades, o álcool já é capaz de alterar os reflexos do condutor e, conforme a concentração de álcool no sangue, [ele] se eleva e aumenta também o risco de envolvimento em acidentes de trânsito graves, uma vez que provoca diminuição de atenção, falsa percepção de velocidade, aumento no tempo de reação, sonolência, redução de visão periférica e outras alterações neuromotoras”, finalizou.
Rio teve mais de 34 mil motoristas flagrados dirigindo embriagados
Só no ano passado, 34.181 condutores foram flagrados dirigindo bêbados (uma média diária de 93 motoristas) no Estado do Rio de Janeiro. Desde o começo da operação, o número alcança 281 mil condutores flagrados. Uma estimativa da Secretaria de Estado de Governo aponta que a fiscalização da Lei Seca pelo menos tenha evitado 300 mil acidentes de trânsito no Rio de Janeiro e poupado 30 mil vidas com as ações nas estradas.
Desde o começo da Operação Lei Seca, a fiscalização já abordou mais de 4 milhões de motoristas. Isso significa que quase sete entre 10 condutores habilitados pelo Detran-RJ já realizaram os testes com o bafômetro. E a tendência é de aumento desta marca, uma vez que dobrou de 15 para 30 o número de equipes de fiscalização da Lei Seca, que vem sendo realizada em todas as cidades do Estado.
Para marcar o 15º aniversário da promulgação da lei que decretou a tolerância zero para a combinação álcool e direção, a Operação Lei Seca realiza nesta segunda-feira (19 de junho) uma agenda com atividades educativas. A ideia é sensibilizar os motoristas e reduzir o número de acidentes provocados pela bebida.
Ação no terminal das barcas
A principal ação realizada nesta segunda-feira foi no terminal de barcas de Niterói, onde os agentes PCDs – todos vítimas de acidentes de trânsito – atuam junto à população para conscientizar os motoristas a nunca dirigir depois de beber. Um dos agentes é o Wellington Santos, 40 anos, que aos 12 anos foi atropelado na calçada e perdeu os movimentos das pernas. “Hoje trabalho para que casos como o meu não ocorram mais. Que nenhum adolescente mais saia de casa andando e volte trocando as pernas pelas rodas”, pede, Wellington.
A escolha de Niterói é para ajudar na redução dos índices de alcoolemia. Ao lado do município do Rio, a cidade desponta com um aumento no registro de motoristas flagrados dirigindo sob o efeito do álcool. No levantamento divulgado no começo do ano pela Secretaria de Estado de Governo, Niterói registrou a maior taxa de alcoolemia numa operação: passou dos 50% de motoristas punidos em relação a todos os fiscalizados.
O secretário de Estado de Governo, Bernardo Rossi, avaliou que estão sendo objetivos avanços na fiscalização nestes 15 anos e lembrou que a Lei Seca do Rio é a pioneira na fiscalização e exemplo no Brasil. Segundo ele, o Governo do Estado está investindo para aprimorar ainda mais o trabalho das equipes nas ruas.
“Além das ações votantes e das motopatrulhas, este ano deve adquirir um drone com equipado com câmeras com lentes potentes e capazes de auxiliar mostrando rotas de fuga de motoristas nas blitzes, troca de condutores e a condição real do veículo a ser abordado”, anunciou.
Com informações da Agência Brasil e Gov RJ
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