O Dia das Crianças (12 de outubro) chegou mais cedo para os pequenos pacientes em hospitais públicos e privados pelo país. No Rio de Janeiro, o Complexo Hospitalar Souza Aguiar organizou uma série de ações para celebrar a data com alegria e tudo que os pequenos têm direito! Mais de 50 crianças e adolescentes puderam participar do evento, direta ou indiretamente, de acordo com o setor onde estavam internados. A ação ocorreu no Hospital Municipal Souza Aguiar, CER Centro e Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda.

O dia na pediatria do Hospital Municipal Souza Aguiar (HMSA), setor com o maior número de crianças internadas, foi lindo! Marcado por brincadeiras, com a equipe de profissionais de educação física que atuam na área central da cidade, música, distribuição de presentes, lanchinho especial, e a presença dos personagens, Mickey e Zé Gotinha.

A mãe da pequena Manuela Monteiro, de apenas 3 anos de idade, considera esse tipo de iniciativa essencial para a recuperação das crianças que estão internadas. “Com esse tipo de ação as crianças ficam mais alegres, acabam se distraindo um pouco, e esquecem que estão em um hospital. A Manuela ficou super feliz! E está interagindo com as outras crianças”, ressaltou Thais Candido, de 27 anos.

O nosso visitante Zé Gotinha também percorreu outros setores infantis mais restritos do HMSA, passando pelo CER Centro e encerrando a visita no Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda. As unidades estão localizadas na região central do Rio de Janeiro, e são referência em cuidados médicos e na formação de profissionais de saúde.

A iniciativa de promover eventos que tragam conforto, alegria e diversão para crianças e adolescentes internados é fundamental. Ações como essa suavizam a rotina da internação, sem falar que auxiliam no processo de recuperação dos pacientes”, destacou Paula Travassos, diretora geral do Complexo Hospitalar Souza Aguiar.

Festa para pacientes mirins em hospital federal de ortopedia

Também no Centro do Rio, dezenas de crianças pacientes mirins em tratamento na Área de Reabilitação do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) participaram, na manhã desta quarta-feira (9),  de uma programação especial que contou com a presença do Batman, da Mulher-Maravilha e da Trupe Cabeça Oca, uma turma de palhaços voluntários que animou ainda mais a festa.

Reunindo também pais, responsáveis e funcionários do setor, a comemoração foi marcada por muita diversão e incluiu ainda uma série de atividades lúdicas para os pequenos, como sessões de desenho e pintura, tatuagens divertidas e circuito de brincadeiras.

É uma forma de promover a integração entre os pacientes, mas também de aproveitar esse momento de descontração para aliar a diversão ao tratamento. A massinha de modelar, por exemplo, que para eles é lazer, também é uma ferramenta de estimulação motora”, explica a terapeuta ocupacional Sandra Helena, uma das organizadoras da festa.

Vestido de Homem-Aranha, o pequeno Benjamin, de quatro anos, não escondeu a alegria ao encontrar seus amigos super-herois em sua primeira festa do Dia das Crianças no Into.

Foi gratificante ver os olhos dele brilhando com a chegada do Batman e da Mulher-Maravilha. Ele ama super-herois, até a prótese em 3D que ele recebeu do INTO é inspirada no Homem-Aranha”, conta a mãe, Graziele Ferreira.

Além das atividades, a festa também teve direito a bolo, pipoca, guaraná e muitos doces. No fim da ação, todas as crianças receberam um kit especial, com lápis de cor, slime, jogo de memória, bolinha de sabão e muitos doces.

Maternidade em São Paulo festeja com pacientes

A Maternidade São Luiz Star, da Rede D’Or, em São Paulo, também promoveu uma programação especial nesta quarta-feira (9) em comemoração ao Dia das Crianças. O evento, repleto de atividades lúdicas, começou com um show de mágica que encantou os pequenos, seguido da apresentação animada da famosa dupla Patati Patatá, que interagiu com as crianças por meio de brincadeiras, piadas e muita dança.

Em seguida, com direito a avental especial de chef de cozinha, todos participaram de uma oficina de cupcakes, onde puderam expressar a criatividade decorando os bolinhos com coberturas coloridas, chocolates, confeitos e outras guloseimas.

 

A atividade aconteceu no rooftop da unidade, localizada na Vila Olímpia, zona Sul de São Paulo, e contou com a presença de crianças de diferentes idades, incluindo aquelas que nasceram na Maternidade e as que aguardavam o nascimento de irmãos ou visitavam parentes nas áreas de internação. Marcaram presença as influenciadoras Bruna Mattuti, Isabela Tacaki e Grazie Schmitt, que já foram pacientes da Maternidade Star.

Dia das Crianças, celebrado no Brasil no dia 12 de outubro, é uma data marcada por homenagens aos pequenos, ressaltando a importância da infância e dos direitos das crianças. A comemoração, além de proporcionar momentos de diversão, tem como objetivo reforçar o compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento infantil, valorizando o cuidado e o afeto durante essa fase tão especial da vida.

‘Família na Cozinha’: hospitais criam experiência afetiva em internações pediátricas

A Amil acaba de lançar em 12 hospitais próprios um programa que reserva uma experiência muito especial a crianças internadas e seus familiares. A novidade oferece ao acompanhante do paciente a oportunidade de ensinar ao time de Nutrição a receita da comida favorita da criança, realizando o preparo do alimento na cozinha do hospital, ao lado de nutricionista e cozinheiro.

A ação leva acolhimento a crianças que passam dias internadas, oferecendo o carinho e o ânimo que a culinária afetiva proporciona. A famosa “comidinha de casa”, preparada por um ente querido, é o tempero da iniciativa batizada de “Família na Cozinha”.

Aliado aos cuidados clínicos e de alta complexidade dos hospitais, o programa é pilotado pelo time de Nutrição da Amil, feito sob medida para que o paciente atinja as suas metas calóricas – de acordo com a indicação médica e dieta prescrita. O projeto é direcionado a crianças internadas com baixa aceitação alimentar, seletividade ou restrições, ou que venham apresentando condição emocional que exija maior acolhimento.

Bolo de cenoura com chocolate, rocambole de doce de leite, estrogonofe de frango, biscoitos, papa de mandioquinha e iogurte caseiro estão entre as delícias já preparadas por mães e avós. No dia agendado para a experiência na cozinha do hospital, o familiar recebe um jaleco personalizado e chapéu de chefe antes de “botar a mão na massa” para ensinar a receita à nutricionista e ao time da cozinha.

Depois, a melhor parte: o familiar leva a comida por ele preparada para a criança e divide com ela o sabor da experiência. Posteriormente, o prato será replicado ao plano alimentar da criança, em dias acordados entre a família e o nutricionista.

É difícil para uma criança entender a necessidade de uma internação. Ela se sente fora do seu ambiente, da sua rotina, e longe das coisas que gosta de comer. Daí veio a ideia do programa, que leva carinho a estes pacientes através de uma alimentação afetiva e caseira. A intenção é contribuir para a melhoria do quadro clínico ampliando o bem-estar do paciente. Ciente de que o familiar preparou a sua comida favorita no próprio hospital, a criança se sente confiante e segura. Representa alívio, conforto e lembrança do lar”, afirma Larissa Lins Magalhães, gerente de Nutrição da Amil.

Os hospitais da Amil participantes do programa são: Samaritano Barra, Vitória e Pasteur, no Rio de Janeiro; Hospital de Clínicas Mário Lioni, em Duque de Caxias (RJ); Pitangueiras, em Jundiaí (SP); Madre Theodora, em Campinas (SP); Ana Costa, em Santos (SP); Maternidade Santa Helena, em São Bernardo do Campo (SP); Santa Joana, em Recife (PE); Luz Vila Mariana, Alvorada Moema e Samaritano Higienópolis, em São Paulo.

Boas Ações

Jogo solidário em homenagem a Pelé vai beneficiar hospital infantil de Curitiba

Começa nesta quinta-feira (10/10) a venda para o Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends. A partida solidária entre a Seleção Pelé Pequeno Príncipe Legends e o Barcelona Legends (Barça Legends) será disputada na Ligga Arena, em 17 de novembro, às 19h30.

O jogo visa arrecadar fundos para o Complexo Pequeno Príncipe, com sede em Curitiba (PR) e marca também o Dia do Rei Pelé, que será celebrado pela primeira vez no Brasil em 19 de novembro.

A instituição esteve à frente da proposta de criação da data que faz referência ao milésimo gol do atleta e que foi dedicado às crianças. Filantrópica, a instituição mantém o único projeto social formalmente apadrinhado pelo maior jogador de futebol de todos os tempos: o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

A partida tem o apoio institucional da Fundação Barcelona (Barça Fundació), cuja missão é melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens por meio da educação, saúde e esporte como ferramentas de inclusão social e equidade. E abriu mão de receber parte do resultado da partida em prol da saúde das crianças brasileiras.

Os ingressos estão disponíveis exclusivamente no site link. A arquibancada terá preço único de R$ 100, e a meia-entrada, conforme a legislação, será direito de idosos, doadores de sangue, portadores de câncer e estudantes. Além disso, haverá meia-entrada social para todos que doarem um quilo de alimento. Crianças terão desconto especial. De 0 a 3 anos, não pagarão; e de 3 a 12 anos, o ingresso custará R$ 20.

Com Assessorias

 

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *