Estar com a saúde e os medicamentos em dia, e com a vida corrida, pode ser um grande desafio. Um estudo científico de 2017 envolvendo 1.198 adultos mostrou que 85% das pessoas atrasaram a ingestão de medicamentos e que haviam esquecido os medicamentos 46% do tempo.
Para ajudar as pessoas a seguir os tratamentos corretamente, o Ministério da Saúde (MS) informou que a partir desta semana vai enviar mensagens por WhatsApp, caixa postal ou aplicativo Gov.br para pessoas que utilizam os programas do Sistema Único de Saúde (SUS).

O primeiro envio, segundo a pasta, será para o grupo de pessoas com hipertensão que fizeram apenas três retiradas de medicamentos ao longo dos últimos 12 meses no programa Farmácia Popular.

O objetivo da ação é alertar os cidadãos da importância de não interromper tratamentos que incluem medicamentos de uso contínuo”, informou, em nota, o ministério.

A previsão é que sejam enviadas, inicialmente, cerca de 270 mil mensagens de um total de 3,5 milhão de pessoas na situação descrita pela pasta, como forma de testar a efetividade da ação.

Segurança e privacidade

Para ter certeza de que uma mensagem recebida no WhatsApp é proveniente do governo federal, é preciso estar atento ao selo de verificação de cor azul, da Meta, exibido ao lado do nome do perfil.

O selo confirma que a conta foi autenticada pela plataforma. Outras fontes de informação incluem a caixa de entrada do aplicativo Gov.br e um banner informativo no site do Ministério da Saúde”, destacou a nota.

Segundo a pasta, ao ser notificada, a pessoa sempre receberá uma mensagem perguntando se ela deseja ou não continuar recebendo mensagens relacionadas ao Ministério da Saúde.

Também fazem parte da programação de disparos do Ministério da Saúde lembretes sobre retirada de medicamentos para diabetes, vacinação e agendamento de consultas médicas com especialistas, informa o comunicado.

Leia mais

Saúde mental e abuso de medicamentos: como lidar?
Hipertensão: por que os pacientes têm dificuldade em aderir ao tratamento?
Farmácia Popular: agora é tudo de graça para a população

App oferece descontos na compra recorrente de medicação

A novidade incentiva as pessoas a tomarem seus remédios da forma prescrita pelo médico e, com isso, podem receber um percentual em dinheiro de volta

A tecnologia e a inovação embarcados nos dispositivos e apps para ter dinheiro de volta nas compras que fazemos nas lojas já chegaram para pacientes e para o setor farmacêutico. Por meio da Healward, nova ferramenta que oferece incentivos de cashback para estes públicos, agora é possível saber quanto de dinheiro gera todos os remédios que você toma corretamente por mês.

É uma ferramenta intuitiva para trazer facilidade e simplicidade para que as pessoas possam tomar os seus remédios da forma correta, ou seja, da forma como prescritas, e ainda ganham dinheiro por isso. Isto porque a grande maioria que sai da sala dos seus médicos não segue a receita. Outra parte toma a medicação de maneira errada ou vai esquecer de tomar as doses, vai abandonar o tratamento, causando um problema enorme para a própria saúde”, diz o diretor de operações da Healward, Vitor Zani.

Como receber o cashback com os remédios

Para começar, basta seguir três passos: 1 – Pedir a nota fiscal com o seu CPF para usar no app da Healward (iOS ou Android). 2 – Fazer seu cadastro e preencha os campos solicitados. 3 – Receber o dinheiro de volta para usar em suas próximas compras de medicamento.

Para o setor farmacêutico – Com a ferramenta da Healward é possível construir um canal de comunicação direto com o paciente e usar dados para entender melhor os hábitos de consumo e as necessidades dos usuários, além de reduzir custos de aquisição.

 

Estamos revolucionando a forma como as farmacêuticas se comunicam com os pacientes e possibilitando a construção de relacionamentos duradouros, aumentando a receita através da retenção dos pacientes. Para ser parceiro da ferramenta, basta acessar healward.com.br para se cadastrar”, finaliza Zani.

Com informações da Agência Brasil e Assessorias

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *