Segundo dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil (Cetic.br), 24% dos entrevistados disseram ter começado a se conectar à internet antes dos 6 anos de idade. Em 2015, esse percentual era de 11%. O uso excessivo de telas pode impactar negativamente o desenvolvimento infantil, reduzindo o tempo dedicado a atividades que promovem interação social e criatividade.
A recente proibição do uso de celulares em algumas escolas já tem mostrado resultados positivos, com professores e especialistas notando uma maior interação entre os alunos e uma busca crescente por atividades lúdicas como forma de entretenimento.
A retirada dos celulares das salas de aula e das horas livres trouxe impactos significativos. Notamos que os alunos passaram a se envolver mais em brincadeiras tradicionais e trabalhos manuais, o que estimula a socialização”, explica Carolina Videira, neurocientista e fundadora da Turma do Jiló.
Segundo ela, o contato com materiais físicos e o ato de criar algo com as próprias mãos contribuem para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças, além de exercitar a paciência e concentração.
A importância de valorizar o poder da brincadeira se conecta com o Dia Mundial da Infância (21 de março), um momento para refletir sobre a importância das atividades manuais no desenvolvimento infantil e o equilíbrio entre tecnologia e criatividade no aprendizado. A data reforça a importância do brincar e de estimular momentos longe das telas, incentivando novas formas de expressão e aprendizado por meio de atividades manuais e educativas.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) criou um guia para uma educação mais saudável e menos digital. O Manual de Orientação da SBP incentiva o fomento de brincadeiras analógicas, aquelas sem recursos eletrônicos, em vez de entregar o celular para as crianças com o intuito de distraí-las.
Segundo a entidade, a prática de deixar o celular ou games com tela por longos períodos na mão das crianças é chamada de “distração passiva”, que pode expor a criança “à publicidade e conteúdos inadequados, o que produz efeitos na convivência e na saúde física e mental, além da perda de contato com o mundo real e com as relações presenciais, gerando maior propensão ao sedentarismo, à obesidade e suas consequências”.
Entenda a importância de investir nas atividades manuais na infância
Interações analógicas, como de recorte e colagem, dão protagonismo à criança ao brincar, estimulando a autoestima, a imaginação e outras competências socioemocionais
A fase infantil é marcada pelas experimentações e aprofundamento das percepções sensoriais. E nada mais saudável do que evoluir brincando. A criatividade é um dos pilares mais importantes do aprendizado infantil. Brincadeiras manuais e sem tela, como interações de recorte e colagem, estimulam as funções motoras e cognitivas no desenvolvimento infantil, permitindo que a criança seja a verdadeira protagonista da recreação.
As atividades digitais estão frequentemente na vida das crianças que é difícil imaginar no dia a dia a ausência desses recursos tecnológicos. Investir em brincadeiras manuais, assim como controlar o uso de meios digitais, são essenciais para o desenvolvimento cognitivo, motor e das percepções sensoriais da criança.
Com materiais adequados e espaços criativos, cada experiência se transforma em uma oportunidade única de desenvolvimento e diversão. Atividades como colagens, recortes, dobraduras e pinturas ajudam as crianças a expressarem ideias, resolver problemas e desenvolver a coordenação motora de maneira natural e lúdica.
O ato de recortar e fixar figuras permitem à criança criar o seu próprio universo, diferentemente de atividades com dispositivo eletrônico, que em muitas vezes a colocam em uma posição reativa, como um espectador. E, ao definir o próprio caminho da interação, possibilitam incentivar a tomar decisões, a desenvolver a autoestima, entre outras competências socioemocionais.
O estímulo à criatividade no aprendizado melhora a capacidade de raciocínio e incentiva a concentração e a autonomia das crianças. Atividades artísticas são excelentes para desenvolver habilidades essenciais para o futuro.
Algumas interações manuais têm a vantagem de desenvolver competências socioemocionais já na montagem, como em uma atividade de fixar peças ou figuras com adesivo, quando a criança é estimulada a explorar a criatividade e a imaginação. Isso ajuda também na integração social, quando as tarefas são realizadas com mais pessoas.
Com Assessorias