Evento no Rio mostra direitos garantidos a deficientes

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
A paratleta e ex-BBB Marinalva foi escolhida a embaixadora do Mobilty Rio & Show (Divulgação)
A paratleta e ex-BBB Marinalva foi escolhida a embaixadora do Mobilty Rio & Show (Divulgação)

Mais de 500 pessoas por dia nascem ou se tornam uma pessoa com deficiência no Brasil, seja por acidentes de trânsito, violência urbana, acidentes de trabalho, práticas de esportes radicais e outros fatores, segundo dados da ONU e da OMS.  Ao todo, são mais de 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, sendo mais de 4 milhões somente no Estado do Rio de Janeiro, sem contar seus familiares. Considerando também idosos e pessoas com algumas doenças especificas que causam algum tipo de mobilidade reduzida, estima-se que o número de pessoas envolvidas diretamente com a causa e que podem usufruir dos direitos existentes em nossa legislação para o segmento ultrapasse, só no Rio, a casa de 10 milhões de pessoas. Só que a maioria delas não tem conhecimento desses benefícios.

Durante a Mobility & Show Rio, que acontece de 7 a 9 de julho na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, será possível conhecer todos os direitos. assegurados por lei, aos portadores de deficiência. Com entrada e atendimentos gratuitos, o evento reunirá empresas fornecedoras de produtos e serviços que viabilizam a mobilidade e a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas com deficiência. Montadoras e adaptadoras de veículos, autoescolas, despachantes, clínicas médicas, cadeira de rodas e todo tipo de fabricantes de produtos e equipamentos de Tecnologia Assistiva Geral participam da feira, trazendo novidades do setor. Os expositores também oferecerão atendimento gratuito e orientação ao público para esclarecer dúvidas sobre direitos, benefícios e isenções para pessoas com deficiência.

Ex-BBB Marinalva é embaixadora do evento

Primeira pessoa com deficiência a entrar em um reality show, a ex-bbb Marinalva Almeida foi convidada para ser a embaixadora do evento. Paratleta desde 2013, quando conheceu a vela e passou a ser companheira de Bruno Landgraf. “Essa feira tem uma importância enorme principalmente por informar a população sobre seus direitos”, afirma Marinalva, que já conquistou uma medalha de bronze na Welcome to Rio Regata e uma de ouro no Campeonato Brasileiro. Em 2016, a atleta conquistou o 8º lugar na prova Skud nos Jogos Paralímpicos do Rio.

A Mobility & Show Rio tem como madrinha a vereadora Luciana Novaes, que ficou tetraplégica após ser baleada no campus de uma universidade do RJ, por traficantes que trocavam tiros com a polícia. O ex-jogador Julio Cesar. reconhecido por seu talento musical, sendo chamado de Beethoven brasileiro, tocará o hino nacional brasileiro na cerimônia de abertura da feira. Julio perdeu a audição por conta de uma otosclerose decorrente dos tratamentos de calcificação feitos enquanto atuava em um dos maiores times de futebol do Brasil, decidiu se reinventar e encontrou um novo talento que o levou para longe dos gramados: o piano. Ela ainda apresenta sua palestra “Jogadas da Vida – A superação dos dribles que a vida nos dá” no sábado, dia 8, no Espaço Vivência, dentro da Mobility Rio.

“O evento é uma grande prestação de serviços nesse sentido e para uma melhor qualidade de vida dessa parcela da população”, enfatiza Rodrigo Rosso, diretor e promotor do evento. “Durante as edições anteriores do evento realizadas em São Paulo, percebemos a grande necessidade e interesse do público carioca em receber um evento assim, que apresentasse produtos, equipamentos e serviços de Tecnologia Assistiva, e que também pudesse informar a população sobre seus direitos e isenções de impostos”, conta.

Mais sobre o evento

A Mobility & Show Rio contará com banheiros adaptados, auditório com palestras e workshops, praça de alimentação com food trucks e palco para shows com apresentações ao vivo todos os dias do evento, a partir das 16h, com artistas com deficiência. Entre as atrações artísticas estão: o pianista Júlio Cesar, o baterista Tulio Fuzato, a cantora Sara Bentes, o Coral de Crianças com deficiência do RJ e a Banda da Policia Militar.

Outro grande destaque é uma área externa de Test Drive gratuito de mais de 14 mil m² com cerca de 50 modelos de carros adaptados de mais de 10 marcas diferentes e instrutores especializados. Antes da realização do teste, agentes do Projeto Lei Seca do RJ farão o exame do bafômetro nos motoristas.

Para receber os visitantes, o evento disponibilizará transporte gratuito e adaptado de ida e volta no Metro Cinelândia, bem como oferecerá triciclos motorizados, cadeiras de rodas para empréstimo àqueles que têm maior dificuldade de locomoção para tráfego interno na feira, além de disponibilizar, também, voluntários para acompanhar pessoas com deficiência visual, idosos e pessoas com mobilidade reduzida dentro do espaço, durante a visitação.

Instituições como OAB-RJ, Detran, além de clínicas médicas e despachantes do estado, especialistas na LBI – Legislação da Pessoa com Deficiência -, bem como autoescolas, estarão no evento esclarecendo dúvidas referentes a isenções, direitos e realizando exames médicos para definir que tem ou não direito ao benefício.  A prefeitura do estado realizará o cadastramento gratuito do cartão Defis, uma autorização especial para o estacionamento de veículos em via pública, e zona azul em vagas especiais – demarcadas com o Símbolo Internacional de Acesso – para pessoas com deficiência de mobilidade obrigadas ou não a usar cadeira de rodas, aparelhagem ortopédica ou prótese temporária ou permanente, e também para os idosos.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!