Raio-X

É hora de botar o bloco da solidariedade na rua!

doacao_de_sangue

Dá para rimar folia com responsabilidade. Carnaval também é época para se incentivar gestos nobres, como a doação de sangue. Em vários pontos do Rio de Janeiro, acontecem ações de incentivo à doação de sangue ou mesmo de prevenção contra doenças como dengue, zika e chicungunha. Confira o desfile de boas ações que o Blog Vida & Ação preparou para você. E aí, vai ficar aí parado?

Vem Doar Pra Mim – Nesta terça-feira, dia 21, o Instituto Masan e o Hemorio irão promover o desfile do bloco “Vem Doar Pra Mim”, com objetivo de convocar os foliões para doarem sangue. A concentração está marcada para 9h, na Praça da Candelária. A partir das 10h, os foliões seguem em direção ao Hemorio, localizado na Rua Frei Caneca, onde os participantes poderão fazer a doação. A festa vai ser animada pelos jovens ritmistas da escola de samba mirim “Mangueira do Amanhã” e também pelas passistas da agremiação.

Banco de Sangue Serum – Localizado no Centro do Rio,  o banco de sangue Serum, que atua há mais de 24 anos em todo o Estado do Rio de Janeiro, atendendo a 18 hospitais públicos e privados do Rio e Baixada Fluminense, precisa de, no mínimo, 70 doações por dia para atender à demanda de salvar vidas com segurança. Para doar basta comparecer no Hospital da Ordem Terceira do Carmo, 3º andar, na Rua do Riachuelo, n° 43, próximo aos Arcos da Lapa. O horário é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e aos sábados das 8h às 12h.

Nos hospitais –  O Instituto Nacional de Cardiologia (INC), no Rio de Janeiro, está realizando a campanha de doação de sangue com o bloco e a bateria mirim Sacode Mangueira, projeto social da comunidade da Mangueira e apoiado pela escola de samba Estação Primeira de Mangueira. A campanha dura até o final do Carnaval e visa aumentar o estoque do Hemonúcleo do INC. O instituto realizou 28% a mais de cirurgias cardíacas em 2016, em comparação ao ano anterior, chegando a 1.116.  A média diária está atualmente em 15 doações, quando a capacidade do Hemonúcleo do INC é de 80.  Outra unidade do Ministério da Saúde no Rio, o Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, realiza campanha de doação de sangue para recuperar o estoque entre os dias 20 e 24 de fevereiro.

Nas farmácias – Até o dia 30 de março acontece em todo o país a tradicional campanha de incentivo à doação de sangue, promovida pelas marcas do Grupo DPSP – Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo. A companhia realiza esta ação anualmente e com isso já conseguiu estimular mais de 31 mil doações entre seus colaboradores. Para chamar atenção do público, todos os anos a campanha ganha uma nova comunicação. Nesta edição o conceito, que foi criado em parceria com a agência Talent Marcel, reforçou as relações humanas com o texto: “Não precisa ser parente para ter o mesmo sangue. Seja Doador”.

Trem da Prevenção – Na quarta-feira (22/02), a SuperVia recebe a 7ª edição do “Trem da Prevenção”, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que tem como objetivo alertar sobre cuidados com a saúde durante o Carnaval. Agentes comunitários e educadores irão embarcar em um trem na estação Olímpica de Engenho de Dentro e  seguir viagem até a Central do Brasil cantando paródias de marchinhas de Carnaval. As letras ressaltam a importância do combate à dengue, zika vírus e chikungunya, além da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), como a Aids. A ação também contará com estande montado na estação onde, das 9h às 13h, agentes de saúde distribuirão folhetos explicativos e preservativos e darão orientações aos passageiros sobre tabagismo, hipertensão e DST’s. Também participarão integrantes da Vigilância Sanitária, para dar dicas sobre alimentação saudável, e a equipe do Programa Academia Carioca, que ministrará sessões de alongamento.

 

Serviço:

Local para as doações de sangue no Instituto Nacional de Cardiologia:  Hemonúcleo, no térreo do prédio (Rua das Laranjeiras, 374, bairro Laranjeiras, no Rio de Janeiro)
Quando: De segunda a sexta-feira das 8h às 14h

Local para as doações de sangue no Hospital Federal Cardoso Fontes: Prédio da Unidade de Pacientes Externos (UPE) do hospital (Avenida Menezes Cortes, 3.245, bairro Jacarepaguá, no Rio de Janeiro)
Quando: De segunda a sexta-feira das 8h às 12h

Requisitos para doar sangue:

– Portar documento de identidade oficial com foto;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade necessitam de autorização de responsáveis);
– Pesar mais de 50 kg;
– Estar bem de saúde;
– Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;
– Não praticar exercícios físicos e não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
– Evitar fumar 2 horas antes da doação;
– Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses;
– Não pode doar quem teve dengue ou zika há menos de um mês ou fez algum procedimento cirúrgico nos últimos seis meses e quem doou sangue nos últimos 60 dias (homens) ou 90 dias (mulheres).
– Não é necessário estar em jejum.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *