Um estudo conduzido pela Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) em parceria com a Universidade de Yale, nos Estados Unidos, apontou que desde o início da pandemia de Covid-19, os casos de depressão praticamente dobraram, enquanto os de estresse e ansiedade aumentaram 80%. E esses picos de sentimentos causados pela nova realidade tem incentivado pessoas que nunca fizeram terapia a buscar auxílio de profissionais.
Para se ter ideia do aumento, a empresa Qualiforma, especializada em medicina do trabalho, divulgou que desde 16 de março houve 150% no crescimento por procura dos serviços de teleatendimento psicológico. 90% destes pacientes recorreram ao serviço após o início da quarentena, pois antes do isolamento, a terapia não era uma opção considerada.
Para quem imaginou que a primeira vez em um consultório para falar sobre a própria vida e questões diversas envolveria um divã, a realidade que 2020 preparou um encontro bem diferente, através de uma tela, como ocorreu com o fotógrafo e produtor de vídeos Thom Junior, que consultou um psicólogo após ver o mercado em que atuava (eventos e casamentos) parar por completo.
O aplicativo ao qual o fotógrafo se refere é o Macro Solidária, que oferece três serviços totalmente gratuitos: aconselhamento jurídico (para sanar dúvidas quanto a reduções salariais, benefícios que o governo disponibiliza, como proceder com aluguéis, mensalidades etc), telemedicina e telepsicologia. A iniciativa é desenvolvida pela startup Macro Plataforma, uma HR Tech que atua no setor de benefícios corporativos, que logo ao início da pandemia começou a incluir serviços online de saúde para que seus clientes pudessem oferecer aos colaboradores. Foi então que a CEO da empresa, Marta Reis, percebeu a importância de fazer algo pela sociedade e oferecer um trabalho solidário a todos que precisassem.
Enquanto montávamos os serviços aos nossos clientes, percebi que podíamos oferecer um conforto a todos através do que já fazíamos em nossa empresa. Reuni nosso time e pedi para que fizessem um app em tempo recorde e incluissem os parceiros de medicina, psicologia e jurídico para que disponibilizássemos os aconselhamentos de forma gratuita para todo o Brasil. É muito gratificante ver que estamos de alguma forma ajudando pessoas em meio a tudo isso”.
Após os primeiros plantões psicológicos online, que podem durar de duas a quatro sessões, os pacientes podem dar continuidade ao processo terapêutico com o psicólogo que o atende, para trabalhar essas ou outras demandas, caso exista uma necessidade”, conta.
Como funcionam os atendimentos da Macro Solidária?
Os três serviços gratuitos funcionam da seguinte maneira:
– Aconselhamento médico: Objetivo é auxiliar todas as pessoas que tiverem algum sintoma de doença – sendo gripe ou não -, antes da mesma procurar um pronto socorro, evitando que esta pessoa não corra o risco de ser contaminada. É uma forma de contribuir para não sobrecarregar o sistema de saúde. Os médicos irão analisar cada caso e, se for necessário e os médicos perceberem que se tratam de sintomas do covid-19, eles irão orientar os usuários a buscar um Pronto Socorro.
– Aconselhamento psicoterapêutico: O intuito é ajudar pessoas que estão tendo, por exemplo, crises de ansiedade por conta do isolamento social, medo de contrair o vírus, medo da morte e o medo de perder o emprego. Por meio de um aconselhamento os profissionais apontam as diretrizes para a pessoa lidar com este momento de stress. Sempre que o terapeuta perceber um quadro grave, eles irão orientar para que as pessoas busquem um tratamento psiquiátrico.
– Aconselhamento Jurídico: Objetivo é tirar dúvidas sobre todas as mudanças que o governo vem fazendo relacionados a empregados e empregadores. De igual forma, qualquer situação que fuja de um parâmetro legal e coerente, os advogados irão orientar as pessoas a buscarem especialistas em direito de acordo com a necessidade.
O aplicativo está disponível nas lojas da Apple e Android e na plataforma web. Ao baixar ou acessar a versão via internet, é preciso fazer um cadastro e assinar um termo de conscientização de uso para usufruir dos serviços no período em que estará disponível. A startup informa que ao concluir o preenchimento dos dados, o usuário tem acesso aos três serviços gratuitos.