O que o ator Miguel Falabella e os cantores Xande de Pilares e Adriana Calcanhotto têm em comum? Os três dependem da voz para suas carreiras e por isso, aderiram este ano à 26ª Campanha Nacional da Voz, que marca o Dia Mundial da Voz, em 16 de abril. Os artistas gravaram participações em vídeos e áudios educativos para chamar a atenção da população para a importância de cuidar da voz e destacando sintomas que podem representar um problema sério.

“Se a sua voz está diferente, falhando, se você sente dor ou dificuldade pra engolir, não ignore os sinais, procure um médico”, alerta Miguel Falabella.

“Todos nós precisamos muito de uma garganta saudável. Se sua voz é rouca, ou falhando, não sei de procurar logo um médico. Sua voz é a sua identicidade”, orienta Xande de Pilares.

“Se sua voz está rouca, cansada, sente pigarro, tosse ou dificuldade para engolir, não demore para buscar ajuda médica. Cuidar da garganta é essencial”, afirma a cantora Adriana Calcanhotto.

Adriana Calcanhotto também aderiu à Campanha Nacional da Voz em 2024 (Foto: Divulgação)

A voz como instrumento de trabalho

A ação, que este ano tem como tema “Nós cuidamos da sua voz para o mundo todo ouvir”, é promovida pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), entre os dias 13 e 19 de abril.

A campanha mantém ações online com profissionais e influenciadores digitais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, entre eles a  jornalista e locutora Vanessa Rabello, a atriz, dubladora e apresentadora Lhays Macedo, a apresentadora Fabiola Reipert e os cantores Hélio Ziskind, Fabiana Cozza, Durval Lelys e Nicole Cordery.

A ação também reúne médicos instruindo profissionais de saúde e a população sobre os sinais e sintomas, o diagnóstico e tratamentos de problemas que afetam a voz, como o câncer de laringe que registra mais de 7 mil casos por ano.

“Estamos transmitindo informações sobre os cuidados e prevenção de problemas com a voz para a comunidade e, principalmente, para profissionais que usam a voz como instrumento de trabalho, como cantores, apresentadores, atores, repórteres, locutores, professores, feirantes, entre outros”, afirma a presidente da ABLV, Adriana Hachiya.

Mais informações sobre a campanha no site da ABLV e no instagram @otorrinoevoce e @cuidedasuavoz

Leia mais

Você sabia que a voz também envelhece? Saiba como evitar
Professores são os que mais sofrem com problemas relacionados à voz
Toda voz merece ser ouvida: atenção ao câncer de laringe
10 mitos e verdades sobre os cuidados com a voz
9 entre 10 pessoas trans buscam fono para alterar a voz

Cantora Ana Carolina adere à campanha ‘Amigos da Voz’

A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) também celebra a data com a realização da 19ª edição da Campanha Amigos da Voz. Entrando em sua 19ª edição com o tema “Minha voz, nossa voz: a força da conexão”, a campanha realiza diversas atividades de conscientização a respeito da importância desse instrumento de comunicação para as relações humanas e da atenção necessária aos sinais de doenças que podem comprometê-la.

Uma importante adesão na edição de 2024 é a cantora Ana Carolina, embaixadora da ‘Amigos da Voz’, que emprestou a sua imagem e literalmente a sua voz em um vídeo onde sintetiza as principais mensagens da campanha. Além disso, uma intensa campanha de mídia é realizada pelas redes sociais da Sociedade com a adesão de parceiros afins, somando para disseminar vídeos e demais conteúdos informativos.

A Campanha Amigos da Voz desenvolve conteúdos educativos em forma de folders que incluem um pré-teste de sintomas de distúrbios vocais e um teste para conhecimentos sobre saúde e higiene vocal. A ação convoca profissionais da área para a promoção de atividades de palestras para a população em geral e para profissionais da voz em todo o Brasil.

Para mais informações da campanha, acesse aqui

Hospital Paulista participa da ‘Campanha Nacional da Voz’

No ano de seu 50° aniversário, o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia participa da 26ª edição da Campanha Nacional da Voz, que tem como objetivo alertar a população sobre os principais cuidados com a voz e sobre a importância da prevenção às doenças vocais.

Está prevista a publicação de um Guia da Voz, criado especialmente pelos médicos do Hospital Paulista a fim de orientar profissionais que fazem o uso constante da fala. As atividades deste ano ocorrerão em paralelo às comemorações do 50º aniversário do Hospital Paulista, que ocorre no dia 25 de abril e conta com extensa programação até dezembro.

“Neste ano, a Campanha Nacional da Voz tem um caráter especial no Hospital Paulista, pois amplifica as mensagens de conscientização sobre a importância da saúde da voz que diariamente são repetidas em nossos consultórios”, destaca Braz Nicodemo, diretor da Instituição.

Uma ação de endomarketing junto ao corpo clínico e colaboradores do Hospital Paulista realizou a distribuição de camisetas da campanha, além de uma divulgação nas plataformas digitais, com publicação de textos e vídeos informativos.

Com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

4 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *