Dia Mundial da Limpeza: é hora de despoluir o ambiente

Expedição Ondas Limpas na Estrada chega ao Rio de Janeiro com mutirões de limpeza em Ipanema e Marina da Glória

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

O mundo celebra neste sábado o Dia Mundial de Limpeza (World Cleanup Day). O movimento internacional voluntário realizado no mês de setembro é considerado a maior ação global para despoluição do planeta. Conta com a participação de 191 países e milhões de pessoas, que se juntam para realizar a limpeza de espaços, como praças, ruas, parques e praias e também de ambientes virtuais e até mental, através de meditação. 

Promovido por diversas instituições que atuam com conservação marinha e políticas públicas, a ação é um dos programas internacionais de meio ambiente mais inspiradores e efetivos que existe. No Brasil, especialmente nas cidades do litoral, a data é marcada por uma série de ações, com destaque para a limpeza das praias.  Atualmente, o país  despeja diariamente 890 toneladas de plásticos nos oceanos (Oceana, 2021), e é o sexto que mais descarta plásticos nos oceanos em todo o mundo (Our World In Data, 2021)

Neste ano, a Sea Shepherd Brasil, unidade brasileira da maior organização sem fins lucrativos de proteção da vida marinha e do oceano do mundo, com apoio da Odontoprev, empresa que oferece planos odontológicos, realizam a primeira expedição terrestre da organização para mapear cientificamente o perfil de detritos marinhos em 300 praias brasileiras.

“Esta parceria tem a importante ambição de realizar uma leitura abrangente e a longo prazo do perfil do lixo marinho no Brasil, considerando macro detritos e microplásticos no ambiente praial e riscos do consumo de animais marinhos, e seguindo padrões mundiais de mensuração”, afirma Nathalie Gil, diretora executiva da Sea Shepherd no Brasil.

Ela conta que a chegada do ônibus representa um marco para o projeto. “A expedição é um presente nosso para o Brasil, tem a ambição de gerar muitas ondas em relação à pressão por políticas públicas e sensibilização do brasileiro”.

A expedição conta com a parceria científica do Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (IOUSP), referência mundial no estudo sobre resíduos marinhos, participando com laboratórios de primeira linha e os melhores pesquisadores na área. 

Expedição para limpeza das praias desembarca no Rio

Expedição Ondas Limpas na Estrada chega ao Rio de Janeiro com mutirões de limpeza em Ipanema e Marina da Glória (Foto: Divulgação)

A expedição que chegou no Rio de Janeiro no início do mês teve seus primeiros mutirões de limpeza na cidade nos dias 16 e 17 de agosto na praia de Ipanema e na Marina da Glória. O mutirão em Ipanema, no dia 16, envolveu colaboradores da Odontoprev, além de voluntários e cientistas da Sea Shepherd. O resíduo coletado será levado para as cooperativas da região para a correta reciclagem.

Já no dia 17, sábado, o evento ocorreu na Marina da Glória para marcar o Dia Mundial da Limpeza, comemorado nesta data. A ação, que acontece das 9h às 13h, também contará com regatas, canoas e barcos de parceiros da Marina da Glória para a limpeza na água.

Voluntários e integrantes do Instituto Ecológico Aqualung, Sea Shepherd e Escola Naval coletaram juntos mais de 330 quilos de lixo da Baia de Guanabara, da Praia do Flamengo e do costão que margeia a Marina da Glória até o Aeroporto Santos Dumont. Todos os detritos serão separados pela BR Marinas e encaminhados para reciclagem.

O bônus vai beneficiar o projeto Gastromotiva, que já formou cerca de seis mil cozinheiros e resgatou do desperdício mais de 300 toneladas de alimentos com a preparação de refeições de qualidade em comunidades onde há fome e extrema vulnerabilidade.

Os voluntários a bordo do ônibus, a capitã do projeto, Mara Lott e a Gerente de Sustentabilidade e Marketing da Odontoprev, Sheila Ferrari, explicaram o projeto, o dia a dia a bordo e a operação de limpezas, equipamentos usados e procedimentos. 

Além das redes sociais da Sea Shepherd Brasil (@seashepherdbrasil) e Odontoprev (@odontoprevoficial), o site oficial da campanha traz novidades sobre o percurso, um mapa que aponta o itinerário e eventuais recrutamentos de voluntários para fazer parte da jornada:  www.ondaslimpasnaestrada.org.br

Ação do World Cleanup Day no Rio de Janeiro (Reprodução de internet)

Atendimento odontológico gratuito

Durante o estudo, a Odontoprev também oferece consultas odontológicas gratuitas para alguns grupos de catadores das cooperativas envolvidas na reciclagem dos materiais coletados. No Rio de Janeiro, o OdontoMóvel promoveu atendimento gratuito para as cooperativas da região que receberam os resíduos recolhidos durante os mutirões.

Renato Costa, CIO/CMO da Odontoprev, afirma que a decisão de apoiar a Sea Shepherd Brasil foi por conta da dimensão do impacto positivo que a expedição pode trazer.

“Buscamos parceiros que tenham propósitos alinhados aos nossos, compreendendo que questões ambientais e sociais não podem ser dissociadas. Com isso, esperamos impactar positivamente a vida de milhões de pessoas, inclusive os catadores de nossas áreas costeiras, com doação de consultas odontológicas, além de gerar dados que podem resultar em ações ambientais cada vez mais efetivas”.

A operação conta, ainda, com o apoio da expert em logística reversa Yattó, que mapeou as cooperativas de reciclagem, planejar a coleta de resíduos e medir a geração de impacto da operação, desde a emissão de CO2, utilização de água, além de também mensurar o impacto positivo no oceano e o social das cooperativas.

Saiba como organizar uma atividade com sua família ou amigos

Limpeza ambiental

● Estimular a prática da separação dos resíduos recicláveis (papéis, plásticos, metais e vidros) em seus círculos de amizades. Você pode contribuir muito divulgando os serviços da prefeitura e orientando os seus familiares, vizinhos e amigos sobre como participar da coleta seletiva.

● Estimular a destinação ambientalmente adequada dos resíduos da construção civil e volumosos. O objetivo é orientar a população quanto à utilização de pontos de coleta, evitando assim que móveis velhos, entulho e pneus sejam jogados nas vias, terrenos e córregos da cidade.

● Mutirão de limpeza em praças, vias e parques. O objetivo é deixar a cidade mais limpa, bonita e sustentável, além de evitar a proliferação de vetores animais venenosos e transmissores de doenças, como escorpiões e ratos.

● Separar eletrônicos quebrados e óleo de cozinha usado e destiná-los ao sistema de coleta seletiva municipal de onde seguirão para as cooperativas de catadores, gerando trabalho e renda para famílias.

Limpeza digital

● Limpar os arquivos desnecessários dos seus dispositivos eletrônicos. A dica é reservar um tempo para deletar  e-mails, aplicativos e arquivos antigos, diminuindo assim a emissão de gás carbônico (CO2), um dos gases causadores do efeito estufa.

Limpeza solidária

● Separar roupas, livros e outros objetos que não têm mais serventia para você, mas que podem ser uteis a outras pessoas.

Limpeza mental

● Reservar um tempo para você organizar a sua mente e retirar todo o lixo mental que geram pensamentos e sentimentos negativos, através de meditação, da prática de esportes, leitura, dança, dentre outras atividades.

Programação de lives

● Compartilhar suas práticas sustentáveis nas redes sociais, através de vídeos, palestras, entrevistas, bate-papos, workshops etc. Convide líderes e voluntários para participar com você.

Sobre o Dia Mundial da Limpeza

O movimento teve início em 2008, na Estônia, quando cerca de 50 milhões de pessoas se uniram para limpar suas cidades, rios e comunidades. O país foi limpo em apenas cinco horas e a ação foi nomeada Lets do It (Vamos fazer isso!). Com a adesão crescente de outros países, o evento foi rebatizado com o nome Dia Mundial da Limpeza. No Brasil, mais de 1,2 mil cidades já registraram participação.

Fonte: Odontoprev e Prefeitura de Guarulhos

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!