Uma das datas mais importantes do calendário global da solidariedade, o Dia de Doar – que em 2025 é celebrado em 2 de dezembro – integra o movimento global #GivingTuesday, presente em mais de 85 países. Inspirado na Terça-feira da Doação, que acontece após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), o movimento foi criado em 2012 nos Estados Unidos, como contraponto ao consumismo fomentado por datas comerciais como a Black Friday.
O Brasil aderiu oficialmente à campanha em 2014, tornando-se parte de uma rede global presente em mais de 90 países. Desde então, o Dia de Doar cresce no Brasil ano após ano e se consolidou como uma força mobilizadora capaz de transformar realidades e ampliar oportunidades, fortalecendo a cultura da doação espontânea, da generosidade e do voluntariado para iniciativas de impacto social.
A mobilização é coordenada pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e convida pessoas, empresas e instituições a unirem esforços em torno de um gesto simples — e transformador, propondo a construção de um país mais empático por meio da conexão de pessoas. Durante todo o dia, empresas, governos e organizações do terceiro setor se mobilizam em campanhas para engajar o público em atos de generosidade.
Por que o Dia de Doar é tão importante para o Brasil?
O Movimento Por Uma Cultura de Doação é uma coalizão entre organizações e indivíduos que promovem o engajamento de pessoas com as causas da sociedade civil, tendo a doação como instrumento para fortalecimento da democracia. A campanha do Dia de Doar 2025 foi lançada oficialmente no dia 23 de setembro, em uma live no YouTube que apresentou novidades como o 5º Edital de Apoio à Filantropia Comunitária, materiais de comunicação com IA descomplicada e guias práticos para organizações e empresas engajarem suas comunidades.
A essência do movimento é celebrar o impacto positivo da doação e fortalecer a cultura de generosidade no país. Os resultados do Dia de Doar 2024 mostram o potencial da mobilização: quase R$ 5 milhões (R$ 4.632.630,00) doados por plataformas digitais e mais de R$ 300 mil (R$ 301.668,41) destinados diretamente a organizações e campanhas apenas na data.
Esses números refletem o que aponta o Giving Report Brasil: o brasileiro doa porque confia no impacto das organizações da sociedade civil (OSCs) e reconhece seu papel no desenvolvimento social. No entanto, apesar de avanços, o cenário ainda exige atenção.
Doações de pessoas físicas caíram para saúde e infância
A Pesquisa Doação Brasil 2024, do IDIS, mostra que embora o volume total de doações tenha crescido de R$ 14,8 bilhões (2022) para R$ 24,3 bilhões (2024), a participação das pessoas físicas caiu em causas essenciais:
- Saúde: de 30% para 26%
- Infância: de 46% para 32%
Por mais um ano, o Dia de Doar reforça o fortalecimento da cultura de doação no país, em um momento em que o volume de doações públicas registradas apresentou queda. Até setembro de 2025, o Monitor das Doações, iniciativa da ABCR, contabilizou cerca de R$ 198 milhões em doações, número inferior ao registrado em 2024, quando o valor ultrapassou R$ 670 milhões.
A mobilização, portanto, busca reacender o engajamento coletivo e reforçar a importância de apoiar organizações da sociedade civil, mais de 870 mil em todo o Brasil, muitas delas com recursos limitados. Esse movimento preocupa instituições que dependem do investimento social privado para garantir atendimento gratuito à população. O cenário se torna ainda mais evidente quando analisado sob a lente de especialistas.
Doações ajudam hospitais filantrópicos
Ao destacar que o país avança para um crescimento gradual da cultura de doação, com o desafio de investimentos mais perenes, o diretor-executivo da ABCR, Fernando Nogueira lembra que causas como a saúde não têm intervalos.
Precisam de apoio contínuo, planejamento e previsibilidade para funcionar. Quando a população doa para essa área, ela está garantindo continuidade a serviços que fazem diferença imediata na vida das pessoas”, afirma.
Nogueira observa ainda que parte importante da rede de saúde brasileira é formada por Organizações da Sociedade Civil, incluindo hospitais filantrópicos que atendem a milhões de pessoas e são responsáveis por uma parcela expressiva dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde, a exemplo do Hospital Pequeno Príncipe, cuja contribuição ao SUS chega a 74% dos serviços prestados.
A doação permite que organizações atendam mais famílias, mantenham equipes qualificadas, adquiram equipamentos e respondam a demandas que, muitas vezes, surgem antes do poder público conseguir atuar”, acrescenta.
Doar é salvar infâncias: a importância do apoio ao Pequeno Príncipe
Conheça os impactos reais das doações a hospital exclusivamente pediátrico de Curitiba
No maior hospital exclusivamente pediátrico da América Latina, o Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR), doar é sinônimo de garantir que crianças de todo o Brasil recebam assistência de alta complexidade com excelência — gratuitamente.
Como instituição filantrópica, nosso Hospital depende do investimento social privado para aprimorar tratamentos de alta complexidade, pesquisas, ensino e ações de humanização, salvando vidas e transformando histórias”, pontua a diretora-executiva da Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.
Com o apoio da sociedade, o Hospital viabilizou entregas essenciais:
- Implementação do Serviço de Transplante de Medula Óssea, responsável por cerca de 10% dos TMOs pediátricos do país;
- Estruturação do Laboratório Genômico, que qualifica diagnósticos e garante tratamentos mais assertivos;
- Aquisição de equipamentos de alta tecnologia para centro cirúrgico, UTIs e enfermarias;
- Manutenção do Centro de Convivência Reabilitação, que atende gratuitamente crianças e adolescentes com deficiências físicas e mentais;
- Fortalecimento de programas de humanização, que acolhem pacientes e suas famílias.
Entregas como essas só são possíveis graças à união entre sociedade, setor privado e uma instituição que, há mais de 100 anos, transforma cuidado em futuro. Doar é um ato pessoal, mas seu impacto é coletivo. É transformar uma contribuição ou parte do imposto devido em cuidado, ciência, inovação e esperança para milhares de crianças. Neste Dia de Doar — e em todos os dias — podemos fazer a diferença”, reforça a diretora-executiva.
Como doar via Imposto de Renda — sem pagar nada a mais
Ety Cristina lembra que uma das formas de apoiar o Hospital é via renúncia fiscal do Imposto de Renda. Há 19 anos, esse mecanismo viabiliza projetos essenciais, sem qualquer custo ao contribuinte. Pessoas físicas que declaram pelo modelo completo podem destinar até 6% do IR para projetos do Hospital Pequeno Príncipe.
- A doação não aumenta o imposto a pagar;
- Não reduz a restituição;
- É apenas um redirecionamento para uma causa que salva vidas.
- As destinações podem ser feitas até 26 de dezembro, em uma ou mais parcelas.
Para apoiar, acesse: doepequenoprincipe.org.br
Doutores da Alegria participa do Dia de Doar
Organização pode receber doações de recursos próprios por PIX, pelo site, via dedução de Imposto de Renda, pela Nota Fiscal Paulista e outros mecanismos
A Associação Doutores da Alegria – pioneira no país ao introduzir há 34 anos a arte da palhaçaria na humanização do ambiente hospitalar, onde já realizou mais de 2,7 milhões de visitas – é uma das organizações participantes da campanha Dia de Doar, que acontece nesta terça-feira, dia 2 de dezembro, em todo o país.
Com orçamento previsto de R$ 8 milhões para 2026, Doutores da Alegria realiza não só o trabalho artístico profissional gratuito para 16 hospitais de São Paulo (SP), Recife (PE) e (Rio de Janeiro), como também ações de formação que potencializam o trabalho da organização em outros setores da sociedade, por meio de ações culturais, pesquisas, publicações e palestras corporativas, entre outros.
Além disso, emprega mais de 250 profissionais de forma direta e indireta para manutenção de suas atividades e já recebeu mais de 2 mil alunos na Escola Doutores da Alegria, incluindo 300 jovens em situação de vulnerabilidade no Programa de Formação de Palhaço para Jovens.
A organização é mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. A totalidade dos recursos obtidos é distribuída entre a realização dos projetos artísticos e os profissionais que atuam pela causa, incluindo artístico, administrativo e operacional.
Atualmente, a captação de recursos junto às empresas e associações empresariais é possível por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e Imposto de Renda (até 4% do lucro presumido na declaração); já pessoas físicas podem contribuir via site e Pix (e-mail socios@doutoresdalegria.org.br
Em 2024, 58,2% dos recursos obtidos pela organização foram obtidos por meio de doações de empresas via Lei de Incentivo Federal; outros 17,4% por meio de Leis Municipais e Estaduais (Fumcad e Funcultura) e 7,3% por meio de doações de pessoas físicas sem leis de incentivo; o restante (17,1%) dividiu-se entre geração de recursos, doações de empresas sem leis de incentivo, campanhas de marketing e parcerias.
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Consórcio Cristo Sustentável lança programa de doações “Amigos do Redentor”
Cerimônia no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor será em parceria com o Instituto Phi e o Instituto Carnaval 360
Nessa terça-feira, 2 de dezembro, às 20h30, será lançado o “Amigos do Redentor”, programa oficial de doação mensal para os projetos sociais mantidos pelo Consórcio Cristo Sustentável, formado pelo Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, pela Obra Social Leste Um – O Sol e pelo Instituto Redemptor.
A cerimônia, no Santuário Cristo Redentor, ocorrerá no Dia de Doar, movimento global que busca estimular doações e dar visibilidade a projetos que transformam vidas, e será uma parceria entre o Consórcio, o Instituto Carnaval 360 e o Instituto Phi, tendo como foco principal ajudar a população em situação de vulnerabilidade social.
O programa “Amigos do Redentor” convida pessoas e organizações comprometidas com a transformação social a participarem de uma corrente de solidariedade contínua. O objetivo é assegurar o cuidado permanente com as ações de cidadania, sustentabilidade e geração de oportunidades, garantindo que elas continuem alcançando famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade, com dignidade e acolhimento.
Os recursos arrecadados pelo “Amigos do Redentor” serão integralmente aplicados nos projetos sociais do Consórcio Cristo Sustentável, beneficiando diretamente famílias em situação de vulnerabilidade social, pessoas em situação de rua, crianças e adolescentes atendidos por instituições parceiras, mulheres em busca de autonomia econômica, jovens e adultos que precisam de oportunidades de formação e comunidades impactadas por desastres sociais ou ambientais.
Instituto Phi ilumina Cristo Redentor
A iniciativa do Dia de Doar, promovida pelo Instituto Phi, destaca a solidariedade e inspira o engajamento em causas sociais por meio da filantropia. Anualmente, o monumento ao Cristo Redentor recebe iluminação especial em laranja para celebrar esta data e o poder da generosidade, e neste ano não será diferente.
Além disso, na cerimônia dessa terça-feira no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, o Consórcio Cristo Sustentável passa a fazer parte do app “Doei”, aplicativo do Instituto Phi que conecta a população a organizações sociais e projetos transformadores. Com apenas alguns cliques, qualquer pessoa escolhe causas para realizar doações e acompanhar o impacto gerado.
Também na cerimônia será lançado o Instituto Carnaval 360 no Rio de Janeiro, projeto que nasceu em 2023, conectado com a maior potência do carnaval carioca, as pessoas, e que está expandindo para outras regiões do Brasil e para o exterior, levando cuidados de saúde essenciais a comunidades carentes em momentos críticos, especialmente durante eventos culturais.
Instituto Pe. Vilson Groh promove Dia de Doar
Campanha reúne estabelecimentos comerciais e empresários de Florianópolis e São José para dedicar parte das vendas do dia à sustentabilidade dos projetos da entidade
O Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) promove nesta terça-feira (2), pelo segundo ano consecutivo, o Dia de Doar, uma grande mobilização solidária na Grande Florianópolis que transforma um dia da semana comum em um gesto coletivo de generosidade. Assim como ocorreu no ano passado, a campanha reúne estabelecimentos comerciais e empresários de Florianópolis e São José para dedicar parte das vendas registradas em 2 de dezembro à sustentabilidade dos projetos do IVG.
A dinâmica é simples e acessível: ao frequentar cafés, restaurantes, bares ou outros estabelecimentos parceiros no dia da campanha, o público contribui diretamente com as ações realizadas pelo Instituto e pelas organizações da Rede IVG, garantindo a continuidade e o fortalecimento dos projetos que transformam a vida de crianças, jovens e famílias nas periferias da Grande Florianópolis.
A primeira edição da campanha realizada em 2024 mostrou o potencial dessa mobilização: 25 empresas participaram da ação, totalizando 33 estabelecimentos físicos e serviços de delivery, o que resultou na arrecadação de R$ 15.301,97. Além do impacto financeiro, o movimento gerou ampla visibilidade, mobilizando 85 mil pessoas nas redes sociais e alcançando cerca de 300 mil pessoas por meio da imprensa local — números que reforçam a força do engajamento social quando empresas e comunidade se unem em torno de uma causa comum.
Com Assessorias







