O Dia de Doar, comemorado no dia 3 de dezembro, se consolida como um importante movimento de mobilização nacional. O objetivo é simples, mas transformador: conectar pessoas a causas relevantes e promover uma cultura de generosidade e solidariedade em todo o país.
Celebrado anualmente, o Dia de Doar não é apenas uma data no calendário, mas uma oportunidade para estimular o engajamento social e fortalecer a atuação de organizações que transformam vidas por meio de seus projetos. A iniciativa reúne indivíduos, empresas, ONGs e instituições públicas em prol de um Brasil mais unido e solidário.
Luiza Serpa, diretora do Instituto Phi, destaca que, ao doar para projetos sociais, não estamos apenas ajudando a resolver problemas imediatos, mas também estamos construindo um futuro mais justo e igualitário.
A doação é um gesto que conecta pessoas e potencializa o desenvolvimento coletivo, trazendo esperança e dignidade para aqueles que precisam. Esperamos que, ao verem esses monumentos iluminados, os brasileiros sintam-se inspirados a participar. A iluminação desses monumentos significativos para a cultura brasileira é um convite para todo o país se unir e fazer a diferença”, complementa.
Inspirado no movimento global Giving Tuesday, o Dia de Doar é um convite para que cada cidadão encontre formas de contribuir com aquilo que pode – seja por meio de doações financeiras, voluntariado ou doação de bens materiais. Desde sua implementação no Brasil, o movimento tem ganhado cada vez mais adesão, gerando impactos reais e duradouros em diversas comunidades.
A campanha reforça a ideia de que a solidariedade é um ato coletivo e poderoso, capaz de criar uma corrente do bem que beneficia toda a sociedade. Neste ano, a expectativa é superar os resultados das edições anteriores, fortalecendo a conexão entre quem deseja ajudar e quem mais precisa.
Para participar, basta escolher uma causa que inspire e realizar sua contribuição. A união de milhares de gestos solidários transforma o Dia de Doar em uma verdadeira celebração de empatia e esperança.
Como participar do Dia de Doar: escolha sua causa e transforme vidas
Para quem deseja fazer a diferença apoiando instituições sérias e engajadas, o Dia de Doar é uma oportunidade especial de promover mudanças significativas. Abaixo, destacamos duas organizações que realizam trabalhos de impacto: uma voltada para a saúde humanitária e outra para a conservação da fauna brasileira.
1. Médicos Sem Fronteiras (MSF)
Uma das organizações humanitárias mais respeitadas do mundo, Médicos Sem Fronteiras (MSF) participa nesta semana de um movimento para estimular a cultura de doações. Um grupo de empresas se juntou a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) e participa nesta semana de um movimento para estimular a cultura de doações. O Dia de Doar acontece nesta terça, 3 de dezembro, e busca promover e celebrar o ato de apoiar causas. A iniciativa integra o movimento global #GivingTuesday.
Neste ano, a campanha tem como temática principal o combate à desnutrição grave, uma das atividades realizadas por MSF em projetos de atendimento médico em dezenas de países do mundo. Muitas pessoas não sabem que mesmo com pequenas quantias é possível fazer uma grande diferença na vida dos pacientes atendidos por MSF. Com R$ 45, por exemplo, é possível tratar por um dia 20 crianças com desnutrição.
Até agora, os parceiros de MSF nesta iniciativa são a churrascaria Rodeio, o restaurante de comida portuguesa Tasca da Esquina e a pizzaria Divina Increnca, que vão reverter parte da receita com as vendas de um determinado item do cardápio para MSF. Outro parceiro é o Colégio Dante Alighieri.
MSF oferece cuidados médicos a pessoas afetadas por graves crises humanitárias, como guerras, epidemias e desastres naturais. Criada em 1971, na França, por médicos e jornalistas, a MSF também tem como missão chamar atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes atendidos em seus projetos, muitas vezes em locais remotos e perigosos.
A atuação da MSF combina assistência médica com sensibilização pública, denunciando situações de sofrimento que não podem ser negligenciadas. Reconhecida internacionalmente, a organização recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1999.
Conheça a seguir os detalhes das ações efetuadas por cada empresa e como participar. Outros parceiros também podem aderir ou tirar dúvidas por meio do email empresa@msf.org.br.
Churrascaria Rodeio – doação da receita líquida dos itens Petit Gateau, Crepe Suzette e Panqueca Caramelada (Banana ou Maçã), vendidos entre os dias 01 de dezembro e 31 de dezembro de 2024; https://www.instagram.com/
Tasca da Esquina (restaurante de comida portuguesa) – doação de 50% do valor bruto do item “Degustação de Sobremesa”, por cada item solicitado entre os dias 03 de dezembro e 10 de dezembro de 2024; https://tascadaesquina.com/pt-
Divina Increnca (pizzaria)– doação da receita líquida da venda do item “Pizza Marguerita” entre os dias 03 e 10 de dezembro de 2024. https://www.instagram.com/
Colégio Dante Alighieri – o colégio paulistano contribuirá com a campanha através de doação financeira https://www.colegiodante.com.
Como ajudar:
Você pode contribuir com doações financeiras, essenciais para a continuidade das operações de MSF. Para doar, acesse: doe.msf.org.br/profile.
2. Instituto Libio
O Instituto Libio se dedica à conservação da fauna brasileira e ao cuidado de animais silvestres vítimas do tráfico e maus-tratos. A organização administra reservas privadas nos biomas do Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia, nos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Pará, garantindo um ambiente seguro e saudável para a vida selvagem, longe de ameaças humanas.
O interessado em doar pode fazer isso de diversas formas como pix ou pelo link: https://institutolibio.org.br/
Como ajudar com a Nota Fiscal Paulista:
- Acesse sua conta da Nota Fiscal Paulista (ou cadastre-se como Pessoa Física).
- Clique na aba Entidades e selecione a opção Doar Nota com CPF.
- Pesquise pelo CNPJ do Instituto Libio: 39.406.562/0001-75 e confirme.
- Siga as instruções do sistema para ativar sua doação automática.
- É simples e você se torna um doador recorrente!
Hospital de Amor lança campanha “Dia do Amor”
Ação promove a doação na terça-feira após a Black Friday e incentiva apoio à saúde, e tem a participação de artistas
No dia 3 de dezembro, o Hospital de Amor (HA), sediado em Barretos (SP), lança a campanha “Dia do Amor”. Com o mote “É o amor que doa, é o amor que salva”, a iniciativa busca ampliar a captação de recursos para a instituição de saúde.
A campanha contará com o apoio da apresentadora Xuxa Meneghel, reconhecida por sua atuação em causas sociais, além da participação Alexandre Pires, Chitãozinho & Xoxoró e outros artistas, que também fortalecem a mensagem de solidariedade e amor ao próximo.
O nome da ação foi inspirado no “Dia de Doar” – uma data solidária derivada do Giving Tuesday dos Estados Unidos, que acontece no Brasil após a Black Friday. Para o coordenador de campanhas do HA, Thiago Linhares Ragazzi, o “Dia de Doar” é uma oportunidade de fortalecer a cultura de doação e inspirar uma sociedade mais solidária.
Pequenos gestos, unidos, têm o poder de transformar vidas e construir um futuro melhor para todos. Cada contribuição destinada ao Hospital de Amor é uma semente de esperança para milhares de pacientes que lutam contra o câncer”, declara.
Para realizar uma doação, basta acessar: doeamor.hospitaldeamor.com.br/
Escolha sua causa e participe!
No Dia de Doar, um gesto de solidariedade tem o poder de transformar vidas humanas e preservar a riqueza natural do Brasil.
Iluminação especial no Cristo Redentor e no Maracanã
Na noite de dia 3 de dezembro, primeira terça-feira do mês, diversos monumentos brasileiros, incluindo o Cristo Redentor e o Maracanã, no Rio de Janeiro serão iluminados em laranja em homenagem ao Dia de Doar, um movimento global que busca estimular doações e dar visibilidade a projetos que transformam vidas. A iniciativa, promovida pelo Instituto Phi, em uma parceria com o Instituto Mol, destaca a solidariedade e inspira o engajamento em causas sociais por meio da filantropia.
Durante todo o Dia de Doar, empresas, governos e organizações do terceiro setor se mobilizarão em campanhas para engajar o público em atos de generosidade. A iluminação em laranja reflete positividade, empatia e o poder da generosidade.
Também serão iluminados a Estátua do Grande Buda de Ibiraçu, no Espírito Santo, e por meio da ACAM Portinari, a Casa de Portinari, em Brodowski (SP), Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, Museu H. P. Índia Vanuíre, em Tupã, e Museu das Culturas Indígenas, em São Paulo, a partir das 19h.
O Instituto MOL é parceiro do Dia de Doar desde 2021, quando reformulou a campanha de comunicação. É também participante, junto com o Grupo MOL, na criação de práticas que estimulem a doação corporativa, conectando empresas e organizações da sociedade civil para engajarem na prática da doação.
A ação de iluminar pontos turísticos é uma forma de gerar conversas, bem como celebrar a importância da doação”, explica Mariana Campanatti, diretora executiva do Instituto MOL. Para conhecer mais o Instituto Phi e saber como fazer doações: https://institutophi.org.br/.
Sobre o Dia de Doar
O Dia de Doar, que celebra 11 anos no Brasil, integra o movimento global #GivingTuesday, promovido pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) em parceria com o Instituto Mol. Presente em mais de 85 países, a data ocorre na primeira terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), sucedendo datas comerciais como a Black Friday. A iniciativa reúne organizações e indivíduos em prol de uma cultura de doação e generosidade.
Com Assessorias