Campanha #TodospelasVacinas reúne organizações de divulgação científica

Natália Pasternak, presidente do ICQ (Foto: Divulgação)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Junto às primeiras aprovações de vacinas contra a Covid-19 no Brasil surge uma iniciativa que reúne organizações ligadas à divulgação científica, entidades científicas, artistas e personalidades públicas para criar o “Todos pelas Vacinas” – marcado para 21 de janeiro (quinta-feira). A campanha contará com diversas ações nas redes sociais com a hashtag #TodosPelasVacinas e terá por objetivo esclarecer dúvidas sobre as vacinas e combater a disseminação de notícias falsas.

O objetivo é criar um espaço para diálogo com a população por meio de conteúdo preparado por especialistas, assim como um ambiente virtual para envio de dúvidas sobre a imunização contra a COVID-19. O portal www.todospelasvacinas.info já está no ar, e agrega materiais em vários formatos – textos, áudio, imagens e vídeos – para serem compartilhados em todas as redes sociais.

No portal, estão disponíveis podcasts criados pelas organizações parceiras, além de outros materiais, como o e-book “Guia Prático sobre as Vacinas” e uma coletânea de artes no espaço VacinArte. Foram criados filtros especiais para Facebook e Instagram, que estão disponíveis no site. O internauta consegue baixar, também, logo e artes da campanha para espalhar a mensagem e participar da grande mobilização do dia 21 com a hashtag #TodosPelasVacinas.

A campanha “Todos pelas Vacinas” é organizada por Abrasco, Blogs de Ciência da Unicamp, Cosems/SP, Equipe Halo/Nações Unidas (ONU), Instituto Questão de Ciência, Núcleo de Pesquisas em Vacinas da USP (NPV-USP), Observatório COVID-19 BR, Projeto Divulgar, Rede Análise Covid-19, Núcleo de Pesquisas em Vacinas da USP, ScienceVlogs Brasil, Sociedade Brasileira de Imunologia e União Pró-Vacina.

Ao longo de toda a semana (de 18 a 24 de janeiro), as organizações envolvidas na campanha farão múltiplas atividades, sempre com o intuito de promover consciência sobre a importância das vacinas. O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) estará na live de 22 de janeiro, às 19h, que pode ser acessada pelo perfil @onubrasil.

LEIA MAIS:

Cientistas derrubam mitos sobre coronavírus usando até perfis no Tik Tok

Especialistas falam sobre vacinas de forma simples

A Equipe Halo tem o apoio do Verificado, iniciativa global da ONU, e Vaccine Confidence Project, e tem como objetivo mostrar o trabalho que vem sendo realizado na busca pelas vacinas contra a Covid-19. Em vídeos curtos nas redes sociais, especialistas do mundo todo falam sobre ciência de uma forma simples.

O time brasileiro conta com os cientistas e pesquisadores André Báfica, Daniela Ferreira, Gustavo Cabral, Jaqueline Goes, Mellanie Dutra, Natalia Pasternak (foto), Rômulo Neris e Wasim Syed. Eles tiram dúvidas de internautas, mostram suas rotinas de trabalho e desmistificam informações incorretas sobre as vacinas.

O Instituto Questão de Ciência (IQC), em parceria com a Agência Bori, promoverá ações no “Dia V”, 21 de janeiro (quinta-feira), para incentivar a população a se imunizar, além de esclarecer dúvidas e prestar informações precisas sobre a tecnologia e eficácia de cada uma das vacinas disponíveis, dentre as já autorizadas e as que estão em processo de registro no Brasil.

Será um programa de utilidade pública. Não foi em vão que o batizamos de ‘Dia V’. Quase um ano depois, a sociedade brasileira ainda se encontra perdida com relação a como lidar com a doença e em quem confiar no meio da mais grave crise sanitária global dos últimos cem anos. Esse cenário fica ainda mais crítico quando o tema refere-se às vacinas”, enfatiza a diretora presidente do IQC, a microbiologista Natalia Pasternak.

Também trará de forma didática um reforço nas mensagens de prevenção à Covid-19, como manter o isolamento social e se higienizar sempre que necessitar sair de casa. E, como não poderia ser diferente, irá fazer um alerta para o combate às notícias falsas. Todos os materiais estarão nas redes sociais do IQC (Instagram:@Iqciencia, YouTube: iqciencia) e serão assinados com a hashtag #TodosPelasVacinas.

Para tornar o “Dia V” ainda mais amplo, o IQC ganhou o reforço do cantor Lulu Santos, que criou, a pedido da Agência Bori e do IQC, uma versão especial da música “A Cura”. O vídeo com a canção será exibido nas redes sociais do Instituto, dia 21, às 18h. Além de Lulu, a atriz Zezé Polessa gravará um testemunhal no qual faz um apelo para as pessoas se vacinarem. O material também será disponibilizado nas mídias digitais do IQC.

Semana especial da Equipe Halo no TikTok

A Equipe Halo promove, de 18 a 24 de janeiro, uma semana especial no TikTok. Um desafio bem-humorado com a hashtag #TodosPelasVacinas foi lançado, convocando “tiktokers” a mostrar como irão se arrumar para tomar a vacina, quando o seu dia chegar, ao som de uma contagem regressiva.

Além disso, os cientistas guias da Equipe Halo postarão vídeos diários tirando dúvidas sobre as vacinas e vão participar de uma agenda de lives.  O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) estará na live de 22 de janeiro, às 19h, que pode ser acessada pelo perfil @onubrasil. 

Veja, abaixo, a programação completa e os perfis dos participantes:

18/01, 19h

19/01, 19h

21/01, 19h

22/01, 19h

A lista com todas as atividades da campanha “Todos pelas vacinas” pode ser encontrada no site do evento www.todospelasvacinas.info

Com Assessorias ICQ, Halo Brasil e Unic Rio

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!