Catorze pacientes pediátricos do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) visitaram esta semana o novo BioParque do Rio, que fica em São Cristóvão. A ação faz parte do Fortalecer, um programa de educação em saúde criado em 2013 pela equipe de pediatria do Into para proporcionar a crianças e adolescentes internados na instituição a possibilidade de realizar passeios ao ar livre.
Em 8 anos, o programa já beneficiou mais de 800 pacientes do Into, com média de idade entre três e 11 anos. As visitas a espaços culturais e atrativos para as crianças acontecem com frequência, sempre no período de férias. Em anos anteriores, as crianças já visitaram o AquaRio, o Museu do Amanhã, o Museu da Vida (na Fiocruz) e o Corcovado.
O projeto, criado para ajudar de forma lúdica no tratamento de crianças com problemas ortopédicos, inclui inúmeras outras ações, como visitas a escolas, parcerias para leitura e eventos educativos dentro do próprio instituto.
“É uma forma de estimular os pacientes pediátricos, com problemas ortopédicos, a participarem de atividades ao ar livre e terem contato com a natureza. Além disso, estas atividades externas promovem a socialização, não apenas entre os pacientes, como também entre estes e as famílias dos profissionais de saúde envolvidos no passeio”, afirma a diretora-geral do Instituto, Germana Bahr, idealizadora do programa.
Mesmo sendo uma atividade ao ar livre, o Instituto tomou todos os cuidados necessários, garantindo o uso de máscaras, a higiene com álcool gel e o distanciamento. Além dos responsáveis, as crianças foram acompanhadas por profissionais do Instituto e por um guia do Bioparque, que prestou informações sobre as diferentes espécies e seus diferentes papéis no ecossistema.
Por meio de uma parceria, o Into conseguiu um ônibus com acessibilidade para cadeirantes, para que todas as 14 crianças com limitações motoras, acompanhadas de um responsável, pudessem participar do passeio ao BioParque do Rio, com toda a segurança nesta terça-feira (20).