Raio-X

Como garantir um sono tranquilo para seu filho com ajuda de florais

Clarinha
Maria Clara, a Clarinha, de 11 anos, filha desta blogueira, usa florais desde pequena para ajudar a controlar o “excesso de energia” (Foto: Acervo pessoal)

A hora de ir para a cama é sempre um drama aqui em casa. A Clarinha, minha filha de 11 anos, me espera chegar do trabalho, quase sempre depois das 23 horas, e quer ficar ligada até tarde. Custa a dormir e quer me botar na cama primeiro!  Algumas vezes quer ficar apenas vendo filmes no Youtube, noutras brincando, lendo, desenhando… Ou muitas vezes só conversando… E como fala!!! rsrsr Em alguns desses episódios, as brincadeiras vêm acompanhadas de pequenos “assaltos” à geladeira. E dá-lhe vontade de comer doce, chocolate, pipoca… ou qualquer outra besteirinha.

Quem tem criança pequena sabe: muitas vezes a hora de dormir pode ser tensa. Eles querem aproveitar ao máximo o tempo em que podem ficar acordadas. A ansiedade noturna é muito comum em crianças com energia para dar, vender e emprestar.  Mas um novo estudo sugere que as horas de sono podem ser cruciais para garantir o bem-estar dos pequenos e, quando não aproveitadas, podem causar sérias doenças. 

Especialistas da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, descobriram que crianças que dormem pouco ou têm as horas de sono interrompidas com frequência têm tendência a sofrer de depressão e ansiedade na fase adulta. Os pesquisadores acompanharam temporariamente o sono de 50 crianças entre 7 e 11 anos. Os resultados mostraram que a falta de sono gerou emoções negativas e distorceu experiências emocionais positivas.

Os pequenos também apresentaram maior dificuldade para lembrar detalhes de momentos divertidos. Além disso, a psicóloga descobriu que esses sintomas desapareciam quando as crianças voltavam a dormir a quantidade de horas adequada. Isso provou que, a longo prazo, crianças que tiverem poucas ou mal aproveitadas horas de sono não terão tantas memórias positivas para relembrarem quando adultas.

Para melhorar a qualidade do sono entre as crianças, uma alternativa encontrada por muitos pais e mães é o uso de florais de Bach, artifício 100% natural e que ajudam a deixar os pequenos mais tranquilos. Segundo a terapeuta floral Marcia Rissato, formada pela Nelson World, na Inglaterra, os florais de Bach são uma grande aliada natural para combater o problema. Aqui em casa já usamos este recurso faz há tempos… A Clarinha é adepta dos florais desde muito pequena. E, de fato, tem ajudado.

Segundo Márcia, a terapia natural é 100% indicada para as crianças que sofrem com agitação antes de dormir. “Indico a combinação dos florais Star of Bethlehem; Rock Rose; Clematis; Impatiens; Cherry Plum e White Chestnut  para os pequenos, auxiliado no alívio dos distúrbios do sono”, recomenda.

Confira recomendações da terapeuta floral para ajudar as crianças:    

– Para as crianças com personalidade forte, dominadora, que lutam contra o sono para afrontar os pais – floral de Bach Original Vine, que ajuda a criança a equilibrar essa energia controladora.    

– Para as crianças do tipo ansiosas pela impaciência, pois não entram no ritmo de ninguém – Floral de Bach Original Impatiens para acalmar, entrar no ritmo do sono.    

– Para as crianças hiperativas e com a mente agitada – Floral de Bach Original White Chestnut para equilibrar o sono.    

– Para os que atacam a geladeira pela impulsividade – Floral de Bach Original Cherry Plum para controlar o impulso.    

– Para os que não entram na rotina do sono – Floral de Bach Original Hornbeam para aquietar o pensamento.    

– Para as crianças que se lamentam demais e ficam magoadas – Floral de Bach Original Willow para resgatar o ânimo.    

– Para as crianças que não querem dormir porque ficam revoltados de não poder brincar horas a fio – Floral de Bach Original Holly para manter a calma.    

Outras dicas para “domar a sua ferinha”

Segundo ela, a melhor forma de consumo dos florais é pegar os florais originais e colocar duas gotas na água, no leite ou no suco da criança uma vez por dia. “Se a criança sofrer mais de uma das situações acima, pode-se colocar junto mais de um floral no mesmo frasco, que geralmente rende três meses de tratamento”, ressalta.

Um produto bem completo que Márcia indica é o Rescue® Kids 10 ml, composto por cinco florais:  Star of Bethlehem – para traumas e direção; Rock Rose – para energia de vida e coragem; Clematis – para estar focado e consciente do momento; Impatiens – para ter paciência, calma e relaxar; Ckerry Plum – para autocontrole e lucidez nos momentos difíceis.  “Pingue quatro gotas direto na boca, na água ou na bebida favorita da criança. Beba em pequenos intervalos”, recomenda. 

Já a aromaterapia também ajuda com aromas que equilibram e acalmam, como os óleos essenciais de Lavanda – protege equilibra e proporciona aconchego; Junípero, que purifica o ambiente e evita que sentimentos ruins se instalem  e Sândalo, que equilibra. “Nessa situação, indico borrifar o difusor Pomander Vibe Paz, que tem esses três óleos em sua composição, duas vezes já é o suficiente. Ou apostar nos óleos essenciais puros e misturar com 10 gotas em água e borrifar também no ambiente”, acrescenta.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

1 Comment
  • Avatar Sandra Pontes
    Sandra Pontes
    1 de novembro de 2018 at 16:06

    Boa tarde!!!

    Adorei seu post..
    No caso do meu filho, hiperativo e tem dificuldades no aprendizado, sono, e ouvir não…

    Quais vc, me indicaria?
    Mt obrigada.
    Abraços.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *