Cozinha Solidária: chef serve pratos para pessoas em situação de rua

Projeto da Ação da Cidadania leva refeições requintadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social no Rio de Janeiro

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

A sede da Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, recebeu esta semana a visita do chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó, restaurante de comida sertaneja super badalado em São Paulo. Rodrigo montou o cardápio de hoje da Cozinha Solidária, que diariamente prepara e distribui 1000 refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade. A ação faz parte do projeto ‘Rodada de Chefs”.

A cada dois meses, a OnG recebe a presença de chefs renomados para o menu e preparo de refeições semelhantes às oferecidas em seus restaurantes. É uma oportunidade de levar para essas pessoas experiências únicas, com o melhor da culinária dos grandes cozinheiros e restaurantes do país, com pratos que – hoje – dificilmente elas teriam a chance de saborear.

Rodrigo escolheu baião de dois com carne de panela e farofa de cuscuz, alguns dos pratos mais pedidos na casa paulistana, e que na quarta-feira (30/11) foi o almoço e jantar de quem vive nas ruas e ocupações da capital e Região Metropolitana do Rio.

Cozinha Solidária

Com pouco mais de um ano em funcionamento, a Cozinha Solidária da Ação da Cidadania já produziu 284.000 refeições prontas para consumo, somando 156 toneladas de alimentos, entre proteínas, grãos, legumes, verduras e frutas, preparados por 20 profissionais capacitados pela entidade. A distribuição de água mineral chegou a 120 mil litros.

Ao todo, 50 comitês cadastrados pela ONG são responsáveis pela entrega das refeições. A maior cozinha da sociedade civil no estado fluminense é mantida com a parceria de pequenos agricultores, voluntários e empresas. Os alimentos são integralmente aproveitados, reduzindo assim a produção de lixo e resíduos.

Rodrigo Oliveira é filho de pernambucanos e desde 2001 está à frente do Mocotó, restaurante que conta a história da sua família. Já foi considerado um dos 100 brasileiros mais influentes, chef e personalidade gastronômica do ano. Hoje, comanda mais cinco casas além do Mocotó, sendo quatro em São Paulo, e o Caboco, restaurante de cozinha brasileira em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Leia mais

Com 15% sem ter o que comer, Rio dá a largada no ‘Natal Sem Fome’
Natal Solidário: shoppings de várias partes do país arrecadam doações
Fome no Rio aumentou em quase 400% nos últimos 4 anos

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!