A Covid-19 tem causado graves danos l em diferentes setores do Brasil e, embora a crise tenha impactado significativamente os sistemas de saúde do país, o impacto econômico pode trazer consequências ainda mais sérias à sociedade brasileira, principalmente para os trabalhadores da economia informal. A crise causada pela pandemia pode levar até 20 milhões de brasileiros à pobreza.
Para tentar mudar essa realidade, muitas empresas e organizações têm se unido a ONGs para realizar ações de solidariedade. Por meio do Pacto de Empatia, empresas e os seus empregados, clientes e outros interessados têm a oportunidade de ajudar a mitigar os efeitos da pandemia, fornecendo alimentos e bens essenciais às famílias que vivem na extrema pobreza. Confira algumas delas no roteiro semanal do Boas Ações:
Pedido Solidário: ação conjunta beneficia instituições
Neste momento de crise, no qual muitas famílias e instituições estão necessitando de auxílio, a Cimed e a Farmarcas se uniram para ajudar quem mais precisa ao realizarem a campanha Pedido Solidário. O resultado é a doação de mais de dez toneladas em produtos para cestas básicas a diversas instituições de todo o país.
A ideia foi, a partir do relacionamento das empresas, fazer o bem, assim o processo da campanha foi muito simples. Parte do valor relativo aos pedidos de produtos da Cimed, feitos durante a campanha, foi convertido em cestas básicas pela indústria farmacêutica. A campanha, finalizada no dia 30 de junho, contou com a expressiva participação das mais de 1.100 lojas das redes administradas pela Farmarcas.
No total, sete instituições receberão as dez toneladas em cestas básicas, sendo que cada uma terá direito a 102 cestas básicas de 14kg (um total de 714 cestas). Serão beneficiadas, no estado Ceará, a Associação Vidança – Cia. de Danças do Ceará, o Projeto Pensando Bem e a Associação de Assistência à Maternidade e à Infância de Lagoa Redonda. Já em São Paulo, por meio do Instituto Horas da Vida as organizações beneficiadas foram Associação Brasileira da Síndrome de Williams, a Associação Santo Agostinho, o Instituto Jô Clemente e o Instituto Baccarelli.
Doação de produtos de alimentação e higiene ajudará 56 comunidades
Por meio da sua Fundação, a American Tower Corporation doou 6 mil pacotes de produtos alimentares e de higiene para famílias como parte do Pacto de Empatia TETO Brasil: um movimento que reúne algumas das principais corporações mundiais empenhadas em apoiar famílias vulneráveis afetadas pela Covid-19.
A doação ajudará 56 das comunidades economicamente mais desfavorecidas do país, beneficiando cerca de 24.000 pessoas. A ajuda fornecerá mais de 6.333 pacotes de alimentos, material de higiene e outros bens essenciais que podem ser utilizados por uma família de quatro pessoas durante uma semana, priorizando as populações mais vulneráveis: idosos, pessoas que perderam o emprego, portadores de doenças crônicas e mulheres grávidas.
Por meio do Pacto de Empatia, as empresas e os seus empregados, clientes e outros interessados têm a oportunidade de ajudar a mitigar os efeitos da pandemia, fornecendo alimentos e bens essenciais às famílias que vivem na extrema pobreza.
Campanha de médicos voluntários continua
Graças a campanhas de doações, o Instituto de Medicina e Cidadania (IMC), que leva saúde a quem não tem acesso por meio de trabalho voluntário, conseguiu distribuir 334 cestas básicas 164 kits de limpeza e termômetros nas comunidades que atende na Zona Sul do Rio de Janeiro: Morro Azul; no Flamengo, Parque da Cidade, na Gávea e Tavares Bastos, no Catete.
Mas o momento atual ainda é preocupante e muitas famílias continuam passando necessidade. Por isso o IMC está promovendo uma nova campanha para ajudar a levar comida para essas pessoas. Para doar basta fazer um depósito no Santander – agência 3728 – conta 13002497-8. Ou acessar a campanha no site da Vakinha.
Doações de álcool líquido no Morro do Alemão
Em continuidade às ações de solidariedade em diversas regiões do país, a UAUIngleza, especializada em produtos de limpeza doméstica e profissional, doou 4,8 toneladas de UAU Álcool Líquido para o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. O produto foi produzido apenas para doações, que devem beneficiar 50 mil famílias e são acompanhadas de cartilhas com orientações de prevenção à Covid-19.
Em abril, a comunidade já havia sido beneficiada com 3,2 toneladas de Pinho Trop e Cloro UAU Ativo, produtos com efeito germicida e bactericida. A iniciativa visa proteger os mais vulneráveis ao novo coronavírus, além de reforçar o papel social da companhia, que completa 60 anos.
A doação integra um conjunto de iniciativas adotadas pela companhia para apoiar a sociedade no combate ao vírus. A empresa mineira antecipou o lançamento de sua fábrica de cosméticos, que seria inaugurada no fim do deste ano, para produzir e doar álcool em gel e líquido 70% para hospitais públicos, comunidades e instituições de diversas regiões do país. As doações também contemplam produtos de limpeza. Até o momento, já foram beneficiadas, além do Rio de Janeiro, as cidades de Belém, Recife e Fortaleza, bem como o estado de Minas Gerais.
Os próximos passos da companhia preveem doações para Alagoas, Amazonas, Bahia, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí e São Paulo (cidade). Todas as doações somam 1.500 toneladas de álcool em gel e líquido, desinfetante e limpador cloro ativo, e podem ser conferidas no portal da transparência da empresa: http://uauingleza.com.br/
Desenvolvimento Sustentável é tema de série de webinars
Entre os meses de julho a dezembro deste ano, a Firjan promove uma série de webinars sobre a retomada pós-Covid-19 na perspectiva dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, via transmissão on-line e gratuita pelo canal da federação no YouTube. O evento, com periodicidade quinzenal, reúne especialistas para debater pautas ambientais, sociais, econômicas e de inovação relevantes para empresários e profissionais de sustentabilidade.
Com Assessorias