Instituições de saúde promovem cultura do voluntariado

Microdoações representam receita de doações de hospital especializado em câncer infantil. Pró-Saúde mapeia seus voluntários. Veja outras iniciativas

Voluntária e paciente do Hospital Oncológico Infantil, em Belém (PA) - Foto: Divulgação
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

voluntariado, um dos principais pilares do terceiro setor, que atua para promover o desenvolvimento social, é bom para todo mundo. Tanto é assim que as empresas começam desenvolver programas para engajar seus colaboradores em causas que podem fazer aquela diferença no dia a dia da população. No Dia Internacional do Voluntário (5 de dezembro), conheça algumas ações que fazem a diferença.

A Flex Relacionamentos Inteligentes, empresa de gestão de relacionamentos incentiva o trabalho voluntário por meio de uma parceria com o Hospital do GRAACC, instituição brasileira referência no tratamento de câncer infantojuvenil.  Ao liberar seus colaboradores para o voluntariado dentro do horário de expediente, a empresa conseguiu sensibilizá-los para a real necessidade de microdoações, que  compõem cerca de 60% da receita de doações para o custeio do hospital e fazem toda a diferença para a sustentabilidade da organização.

Assim, de um em um real, em um ano de parceria foram doados mais de R$ 344 mil para a instituição.  Tudo graças aos profissionais de diferentes áreas da empresa, que se dispuseram, inclusive, a gravar vídeos numa campanha para melhorar a arrecadação de fundos, se transformando em embaixadores Flex. Atualmente, são mais de 40 pessoas que ajudam no desenvolvimento de novas ações e estratégias para fomentar a causa dentro de cada unidade.

Dentre as iniciativas destacam-se: arrecadação de itens como roupas, calçados e acessórios para serem comercializados no Bazar GRAACC, gerando nova fonte de receita, com pontos de coleta localizados em lugares estratégicos nas unidades; e a digitação do cadastro de notas fiscais de São Paulo, reunidas a partir dos cupons depositados pelos profissionais em urnas dentro das unidades Flex.

A sensibilização e engajamento dos profissionais para a doação de recursos financeiros de forma voluntária foram fundamentais para atingir resultados tão significativos. Em 2018, o hospital atendeu mais de quatro mil pacientes e realizou 19.698 aplicações de quimioterapia, 69 transplantes de medula óssea, 38.721 consultas médicas, entre outros procedimentos.

Outra conquista importante do GRAACC, a partir das doações, foi a reforma de um dos andares da instituição. O espaço ganhou 11 novos leitos de internação e potencializará ainda mais o atendimento e o tratamento dos pacientes com câncer. O Hospital do GRAACC oferece tratamento integral para crianças e adolescentes com câncer e investe nos mais modernos procedimentos e em profissionais trabalhando no limite do conhecimento para garantir todas as chances de cura.

A captação de recursos é um desafio constante do terceiro setor. Por isso, o GRAACC se tornou parceiro global da Harvard Business School, participando do programa Field, um projeto realizado pelos estudantes para mobilizar os millennials, geração dos nascidos após 1980. A ideia é desenvolver ações para formar novos doadores, que têm o hábito de usar dispositivos móveis.

Pró-Saúde amplia programa de voluntariado

Com cerca de 600 voluntários, a Pró-Saúde revelou que está desenvolvendo uma inteligência que vai reunir todos os dados relativos ao perfil, atividade e desempenho dos voluntários. Com isso, será possível produzir informações precisas sobre a expectativa, a disponibilidade e a vocação dos voluntários em ação. No site da instituição, é possível se cadastrar no Programa de Voluntariado (https://bit.ly/2rxUSdV).

A entidade, que realiza a gestão de 25 hospitais em 12 estados, projeta para 2020 a ampliação de seu Programa de Voluntariado, com foco no envolvimento e na participação da comunidade nos hospitais que gerencia por todo o país, como o Hospital Israelita Albert Einstein, que conta com a  Liga Solidária, além de atender quatro Centros de Educação Infantil na periferia da capital Paulista, onde são atendidas mais de 750 crianças. Por mês, 16 mil colaboradores que atuam nos hospitais gerenciados pela Pró-Saúde atendem mais de 1,1 milhão de pessoas, o que denota a grande oportunidade de expansão do Programa.

Empresa leva conscientização sobre o trânsito a escolas

A Sompo Seguros S.A, empresa do Grupo Sompo Holdings, acaba de desenvolver uma ação com o objetivo incentivar as práticas de voluntariado e levar conscientização sobre segurança no trânsito a crianças de escolas públicas, sem fins lucrativos ou particulares. Por meio do Programa Semear o Bem – Sinal Verde para o Futuro, colaboradores da companhia receberam uma capacitação específica para atuar como voluntários em atividades lúdico-educativas aplicadas na Escola Estadual Paulo Rossi e no Colégio Itatiaia (São Paulo – SP) e na Escola Santo Agostinho (Bragança Paulista – SP).

A ação foi voltada às turmas do 3º ao 5º ano (entre 8 e 11 anos de idade) e foi totalmente aplicada pelos voluntários, que promoveram jogos educativos de conscientização no trânsito de maneira lúdica e animada.  As atividades abordaram o papel de cada pessoa (motoristas, ciclistas e pedestres), por meio de um jogo de tabuleiro desenvolvido especialmente para o projeto com o tema segurança no trânsito.

Segundo dados de um estudo realizado pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação sobre Segurança nas Rodovias Federais, 53,7% dos acidentes são causados pela negligência ou imprudência dos motoristas, seja por desrespeito às leis de trânsito (30,3%) ou relacionadas à atenção do condutor (23,4%). É o chamado “fator humano”.  Falta de atenção (19,6%), velocidade incompatível (11,6%), ultrapassagem indevida (8,4%), ingestão de álcool (4,8%), desobediência à sinalização (4,4%) e adormecimento (3,8%) são as principais causas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disponibiliza uma calculadora online que estima a quantidade de pessoas que perderam a vida em acidentes de trânsito neste ano em todo o mundo. Segundo o Relatório de Situação Global da Segurança no Trânsito, lançado pela entidade no final do ano de 2018, a cada 23 segundos, uma pessoa morre em decorrência de acidentes de trânsito.

No Brasil, estima-se que a mortalidade por acidentes de trânsito está em 19,6 pessoas por 100.000 habitantes.  Na maioria das ocorrências as vítimas são principalmente os ocupantes de carros e veículos leves (47%), seguido por motociclistas ou ocupantes de veículos de duas ou três rodas (22%), pedestres (8%), ciclistas (2%), motoristas e passageiros de veículos pesados (1%), motoristas e passageiros de ônibus (1%) e outros (18%).

Alunos de escola pública recebem projeto de voluntariado de empresa de óleo e gás

A Baker Hughes, empresa fornecedora das indústrias de petróleo e gás e energia, recebeu nessa semana alunos do CIEP 199 – Charles Chaplin, de Duque de Caxias, no programa “Empresário Sombra”, que tem o objetivo de mostrar aos estudantes a rotina de grandes companhias. A iniciativa é parte das ações da Trilha Empreendedora – primeiro projeto de voluntariado do setor de óleo e gás, liderado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) em parceria com a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro e a Junior Achievement.

O. encontro permitiu que os jovens pudessem conhecer os projetos desenvolvidos pela Baker Hughes e como o mercado de óleo e gás funciona, gerando oportunidades para pensarem melhor no curso que farão na faculdade. Nesta ação, participaram dez voluntários da Baker Hughes, que atuaram como mentores. A Trilha Empreendedora inclui no currículo de escolas de ensino médio inovador do ProEMI, uma sequência estruturada de programas da Junior Achievement. Ao longo do ano, os estudantes desenvolvem atividades práticas nos eixos de educação financeira, mundo do trabalho e empreendedorismo. Na edição 2019, o projeto atende 24 escolas de dez municípios do estado.

Ação social gratuita –– A Riopae promoverá uma série de ações sociais, dia 7 de dezembro, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A partir das 8h, a Praça da Matriz, no Centro do município, contará orientação jurídica, aferição de pressão e glicose e cortes de cabelo com a Embelezze. Tudo de forma gratuita. Haverá ainda coleta de currículos profissionais e descontos de serviços com empresas parceiras, como Ótica By Vision, Riovet e Equilibrium.

Quem tiver com criança, contará com uma série de atividades divertidas e ainda haverá distribuição de brindes. A Riopae é a maior empresa de auxílio familiar da Baixada Fluminense e vem mantendo um crescimento, nos últimos cinco anos, de 150%.

Bom Exemplo é premiado em Minas

O Prêmio Bom Exemplo tem o objetivo de destacar ações sociais que contribuem para a melhoria da qualidade de vida em Minas, buscando valorizar pessoas e estimular iniciativas que trabalham para mudar a realidade em suas comunidades, contribuam com o desenvolvimento sustentável da sociedade e para a construção de uma sociedade mais solidária e cidadã. Criado em 2010, o Prêmio é fruto de uma parceria entre a Fundação Dom Cabral – FDC, a Rede Globo Minas, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e o Jornal O Tempo.

O Seminário de Responsabilidade Social apresentou palestras, resultados do Dia de Cooperar (Dia C) 2019 – maior movimento cooperativista de voluntariado do país, além de experiências sociais transformadoras. Minas Gerais registrou 278 cooperativas participantes que realizaram 180 projetos em 299 municípios. Ao todo, 42.190 voluntários foram mobilizados e 1,5 milhão de pessoas beneficiadas.

Com Assessorias

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!