Consciência Negra: autores negros refletem sobre mazelas nacionais

‘Silêncio de Marias’ narra luta de 12 mulheres contra o machismo e o racismo. ‘Avessos da Vida’ reflete sobre desigualdade social e fome

“Silêncio de Marias” marca a estreia de Núbia Pimentel como escritora (Foto: Divulgação(
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Lima Barreto, Machado de Assis, Carolina Maria de Jesus, Maria Firmina dos Reis, Conceição Evaristo e tantos outros. A lista de escritores negros brasileiros apresenta nomes que foram e ainda são referência para a literatura nacional. Deste modo, ler escritores negros é sinônimo de conhecer a história do Brasil a partir de diferentes perspectivas, inclusive sob a ótica da ficção literária.  Na semana dedicada à Consciência Negra, ‘Ler Faz Bem’ reuniu duas obras recentes lançadas por autores negros.

Um dos autores da atualidade que contribui para este cenário de valorização e representatividade no meio literário é Valter de Oliveira, escritor da obra Avessos da Vida. O livro aborda temas que envolvem questões sociais e ambientais, como a fome, a desigualdade e o desmatamento. Já Núbia Pimentel, professora e atriz negra nascida em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, estreia na literatura com ‘Silêncio de Marias’.

Escritora dá voz a 12 mulheres pretas

Maria Dolores, Maria Madalena, Maria do Socorro, Maria Aparecida, Maria das Graças, Maria Bonita, Maria Batista, Maria José, Maria do Carmo, Maria Edvirges, Maria Norma e Maria Flor. São 12 mulheres com o nome mais comum do Brasil, de acordo com os 11,7 milhões de registros levantados pelo Censo de 2010 do IBGE, ganham voz no livro de contos Silêncio de Marias.

As histórias narradas pela escritora podem ser familiares para os brasileiros. Muitos já conheceram, ou pelo menos leram em uma matéria de jornal, casos de mulheres que sofreram violência doméstica. Também devem ter visto meninas que, com a vontade de se aventurar por um universo de brincadeiras considerado masculino, tiveram suas criatividades reprimidas.

Nesta obra, o objetivo da autora é dar visibilidade àquelas situações que, de tão recorrentes, passam despercebidas por grande parte da sociedade. Uma das narradoras, por exemplo, relata a dura realidade de uma conhecida vizinha. No bairro, todos sabiam sobre o contexto violento em que a mulher estava inserida, mas ninguém fazia nada. O silêncio imperava.

Cresci em uma rua onde a maioria das mulheres apanhava dos seus maridos. Era uma rua de família.
De família de mulheres que se calavam. Algumas delas ousavam expor seu penar e alimentar a falta de assunto do lugar.
Certa vez, uma que sempre apanhava em público foi parar no hospital
com quinze por cento do corpo queimado pela água fervendo que o marido atirara nela. 
(Silêncio de Marias, pg. 8)

Escritora negra, Núbia Pimentel não se restringe à estrutura patriarcal do Brasil, mas também demonstra os problemas do racismo em seus textos. Uma das personagens, ainda na juventude, descobre as diferenças nas relações entre pessoas pretas e brancas. São casos de vida como estes, com desfechos trágicos, outros felizes, alguns sem um ponto final, que são expostos em Silêncio de Marias.

Silêncio de Marias” é composto por 12 contos curtos que apresentam casos da vida de mulheres simples. São histórias singulares, mas com um fio condutor que as costuram compondo uma narrativa única. Maria é a personagem alegórica que tece as vidas de outras tantas Marias. A voz do narrador se confunde com as dos outros personagens, revelando ciclos de silêncios peculiares ao universo feminino os quais, em certa medida, atravessam a existência de todos nós.

Aventura fantástica provoca reflexão sobre desigualdade social, fome e desmatamento

 

Um alerta sobre a importância da empatia e da preservação ambiental, um convite para raciocinar sobre o que a humanidade tem feito pelo mundo e uma história de amizade. Com tons de fábula, esta é a narrativa de Avessos da Vida, obra escrita por Valter de Oliveira.

Carla e Marluce se conheceram no colégio e em pouco tempo se tornaram amigas inserparáveis. Apesar de serem de classes sociais semelhantes, as famílias de ambas possuem hábitos de vida muito diferentes.

Tudo isso fica muito evidente quando Carla vai passar as férias escolares na casa de Marluce, que mora em um lugar bem inusitado: um castelo no centro da floresta, que pode ser acessado apenas por um túnel secreto.

Mergulhadas em uma aventura fantástica, as páginas deAvessos da Vida apresentam a história de duas garotas que aos poucos começam a adquirir consciência sobre questões importantes da sociedade contemporânea. A partir da ficção, Valter de Oliveira traz uma visão de que é possível transformar o mundo e torná-lo um lugar justo para todos.

Pode ficar tranquila, minha querida, ninguém nunca viu nenhum animal nem mesmo próximo daquela cerca,
sabemos que eles existem, mas nunca apareceram. Enquanto a floresta estiver preservada, eles não precisarão sair de lá.
A floresta tem tudo que eles precisam. E tem outra coisa, se houvesse perigo, nós não permitiríamos que vocês fossem fazer esse passeio. E mais, se um dia eles tiverem necessidade de sair de lá, nós, aqui, também estaremos correndo perigo.
Um dos nossos objetivos é preservar a floresta, preservar a biodiversidade que existe nela. Aquela cerca é só uma segurança a mais, eu te garanto. Esse assunto, de qualquer maneira, não iria passar em branco, iria ser esclarecido, sua preocupação faz sentido, mas a natureza é sábia.
(Avessos da Vida, p. 63)

Avessos da vida levanta questões importantes sobre causas sociais, preservação da natureza e amizade por instrumento da imaginação em uma trama leve e vivenciada por personagens cativantes.

Sobre os autores

Núbia Pimentel nasceu em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, em 1978, a autora, que atualmente vive em Salvador, na Bahia, é pós-graduada em literatura brasileira pela UFRJ e formada em arte dramática pela Escola Técnica de Teatro Martins Pena. Há 20 anos, trabalha como professora de português para estrangeiros, além de atuar como atriz no circuito alternativo de teatro.  “Silêncio de Marias” marca sua estreia como escritora.

Valter de Oliveira é o segundo dos cinco filhos de Geraldo de Oliveira e Maria Augusta de Oliveira. Natural de Juiz de Fora, Minas Gerais. Formado em Eletromecânica, pelo Colégio Técnico Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora. Sempre foi amante das letras, da comunicação perfeita e da palavra bem colocada. Considera sua facilidade de criação um dom de Deus.

Fichas técnicas

Título: Silêncio de Marias
Autor: Núbia Pimentel
Editora: Chiado Books
Páginas: 48
Preço: R$ 37,40
Onde comprar: Livraria Atlântico

 

Título: Avessos da Vida
Autor: Valter de Oliveira
Editora: 
Viseu
Páginas: 
102
Preço
: R$ 43,89
Onde comprar: 
Amazon

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!