Além da genética, a principal causa do câncer de pele é a falta de proteção contra os raios UV, provenientes do sol. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma em cada três mortes por câncer de pele não melanoma é causada pela radiação ultravioleta do trabalho ao ar livre. Nos canteiros de obras, a chegada do verão e, especialmente, as fortes ondas de calor, são motivo de preocupação constante.

Os números do Inca trazem um alerta para a importância da informação e educação sobre o câncer de pele, principalmente no setor da construção civil, em que mais de 80% dos trabalhadores são homens.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os homens, principalmente em situações não recreativas, têm mais dificuldade em usar o protetor solar. As mulheres são mais receptivas: “Queremos com a campanha reforçar as medidas para todos os momentos de exposição ao sol, não apenas na hora do lazer”, destaca Carlos Barcaui, coordenador da campanha Dezembro Laranja.

Parceria para levar informações a canteiros de obras

Heitor Gonçalves, presidente da SBC, destaca a importância de levar informação sobre prevenção a quem trabalha exposto ao sol, como por exemplo os profissionais da construção civil. “Temos que cobrar dos governos uma ação de fomento ao uso do protetor solar. Essa ação já temos junto ao Congresso Nacional e com o Ministério da Saúde”, ressalta Gonçalves.

Por isso, a importância da parceria com uma construtora para levar mais informações a trabalhadores da construção civil. Para reforçar a campanha de conscientização e prevenção ao câncer de pele, a construtora MRV se uniu à SBD para realizar ações educativas de reforço para a mudança de cultura em relação ao uso correto do protetor solar em seus canteiros de obras por todo o Brasil, onde atuam cerca de 20 mil trabalhadores.

“Há mais de dez anos disponibilizamos protetor solar para as equipes que estão nos canteiros de obras, mas sentimos a necessidade de ir além, de mostrar a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce.”, destaca Eduardo Fischer, CEO da MRV&CO.

Para o presidente do SintraconSP, Sindicato da Construção Civil de São Paulo, Antonio de Sousa Ramalho, a ação é uma oportunidade para alertar aos trabalhadores sobre a importância do cuidado com a pele diariamente. “A pele é nosso maior órgão e merece atenção especial, principalmente devido aos riscos associados ao câncer de pele. Pessoalmente, vivi a experiência de um diagnóstico de câncer e isso me trouxe uma compreensão profunda sobre a relevância da prevenção”, ressalta.

Leia mais

Um sol pra cada um. E cada um com a sua proteção
10 dicas para proteger as crianças do calor intenso
Dezembro Laranja: perigo do sol à flor da pele

Protetor solar é oferecido em canteiros de obras

O público-alvo da ação tem no protetor solar – que deve ser, no mínimo, FPS 30 – o principal aliado para se proteger. O produto está disponível diariamente nos canteiros de obras da MRV, prática adotada pelo grupo há mais de 10 anos.

“Para nós, que trabalhamos no sol de Cuiabá, sempre muito quente, é muito importante termos esse tipo de conhecimento no trabalho, com acesso a informação e a proteção contra o sol. O conhecimento que aprendemos aqui, nós vamos levar para casa. Para quem tem neto, como eu, pode ter certeza que vai passar adiante”, afirma Valdemir Anselmo dos Santos, 48 anos, 20 deles dedicados à construção civil e 6 na MRV.

A agenda de cuidados tem no ambiente de trabalho amparo e estímulo. Engenheiro de Segurança do Trabalho, Luiz Henrique Souto é treinado para o olhar atento à proteção solar, entre outros quesitos de cuidado com a saúde de quem está na lida da construção civil. No início das manhãs, nos chamados DDS (Diálogo Diário de Segurança), o uso de filtro solar é lembrado. Durante a fase de obras, o produto fica disponível no refeitório e em outros pontos do canteiro de obras, facilitando o acesso e a reaplicação.

“Esse cuidado se soma à hidratação e a outros fatores de proteção ao trabalhador, que zelamos na empresa. A prevenção do câncer de pele é fundamental numa atividade como a nossa. Além do protetor solar, todos os colaboradores são orientados sobre os cuidados a serem tomados quando expostos ao sol”, pontua o engenheiro da MRV.

Palestras com dermatologistas, gibis e manual para operários da construção

Durante a campanha na MRV, são realizadas palestras com dermatologistas da SBD nos canteiros de obras para conscientização e prevenção da doença, triagem e atendimento médico, distribuição do manual “ABCDE da pinta” e gibis temáticos da Turma da Mônica produzidos pela SBD, para que os trabalhadores compartilhem com familiares, além da distribuição de protetores solares.

A campanha prevê ainda ações em suas mídias sociais e na TV fechada, dentro do programa ‘Cuidando de quem constrói’ é um conjunto de iniciativas pensadas para a comunidade de colaboradores da construtora, como parte das ações de valorização da saúde física, mental e emocional dos trabalhadores.

No dia 26 de novembro, foi realizada uma ação especial na Arena MRV, em Belo Horizonte, no jogo entre Atlético Mineiro e Grêmio pela 35ª rodada do Brasileirão. O estádio teve os painéis, em torno do campo, com mensagem referente à campanha. Os jogadores do Galo entraram em campo com a camisa com números laranja, braçadeiras e faixa laranja e um patch especial na camisa sobre o tema.

No intervalo do jogo foi apresentado jingle feito especialmente para a campanha Dezembro Laranja, pelo Quarteto da Arriação, grupo formado por pedreiros que fazem sucesso nas redes sociais, com mais de 1,2 milhão de seguidores. Eles utilizam os próprios instrumentos de trabalho para reproduzir músicas famosas, gravou jingle alertando ao público a importância do uso do protetor solar durante o trabalho e outras medidas preventivas contra o câncer de pele.

Oncologista destaca importância da ação

Em Campinas, as atividades aconteceram nos dias 28 e 30 de novembro, em seis canteiros de obras e contam com o apoio do COC (Centro de Oncologia Campinas). Fernando Medina, oncologista clínico do COC, diz que os números justificam a importância da campanha Dezembro Laranja. Ainda de acordo com o especialista, a exposição prolongada e repetida ao sol é o mais importante fator de risco para o surgimento do câncer de pele, o tipo da doença mais incidente em todo o mundo.

“A prevenção é simples, muito efetiva e protege não apenas contra o câncer, mas também contra envelhecimento precoce e manchas na pele. A campanha traz mais visibilidade ao tema, que precisa fazer parte da nossa agenda. Temos que nos conscientizar para cuidarmos de nossa saúde e da nossa pele, adotando hábitos que vão contribuir muito para o nosso bem-estar”, afirma o prefeito de Campinas e médico, Dário Saadi.

Com Assessorias

 

Shares:

Posts Relacionados

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *