Quem tem ansiedade sabe: o importante é o viver o momento atual, sem pensar no futuro. Em pleno Setembro Amarelo, campanha dedicada a prevenção ao suicídio e às doenças mentais que podem ocasioná-lo, uma série de iniciativas vêm sendo tomadas para chamar a atenção para problemas de saúde mental, como a depressão.
Mas a ansiedade também precisa de mais atenção. Estudos apontam que uma pessoa com Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) com picos de Síndrome do Pânico podem sofrer crises dramáticas, comparadas ao sentimento de morte iminente, que causam grande sofrimento. Mas como controlar esses terríveis sintomas? Viver o momento presente pode ser uma boa estratégia de prevenção.
Uma das iniciativas vem da D’Or Consultoria, empresa especialista em gestão de seguros e benefícios do Grupo Rede D’Or São Luiz, que aborda como se conscientizar sobre a ansiedade. “Presente”, é o nome do vídeo produzido pela companhia, em parceria com o artista Guardiano.
O material traz uma mensagem positiva que enfatiza a importância do agora. A música trata o cenário da ansiedade, mostrando as incertezas de quem atravessa o presente em casa, se pega sempre preocupado com o futuro e, com isso, deixa o agora escapar.
A canção, que está disponível nas principais plataformas digitais, traz reflexões de como viver o momento presente, reforçando as ideias dos benefícios da meditação e do mindfullness, além do cuidado com as preocupações excessivas e a ansiedade. Cena a cena, o videoclipe explora momentos de angústia, desânimo, frustração e, em seguida, retomada de fôlego e forças para encarar e mudar os dias.
O refrão “Vou viver agora” e o verso “O presente é o passado do futuro que eu posso controlar” enfatizam a importância de ter consciência de seu lugar atual, bem como estar cercado de coisas positivas no cotidiano. Para Guardiano, a arte é um instrumento indispensável, principalmente, em momentos apreensivos como os atuais. “Seria muito mais difícil atravessar dias em casa sem formatos como filme e música para exercitar a saúde mental. Presente é uma mensagem de esperança”, afirma.
Campanha atenta para cuidados em meio à pandemia
Em setembro de 2020, o país completa seis meses de isolamento social, situação necessária para a prevenção do contágio pelo coronavírus, mas que afeta a saúde mental nas mais diversas formas. Dados do Google indicam que, desde o início do isolamento, houve um aumento de 400% nas buscas de assuntos relacionados à yoga, meditação e artes, ferramentas que proporcionam melhor equilíbrio mental.
Alexandre Buika, superintendente de Comunicação e Marketing da D’Or Consultoria, ressalta que o vídeo da campanha foi filmado sob rígidos protocolos de segurança e higienização, trazendo situações do cotidiano vividas durante a pandemia. “Aliamos a conscientização sobre os cuidados com a saúde mental à música, que é um dos principais meios de alívio e descompressão durante a pandemia”, explica.
E complementa que essa conscientização demonstra a importância de controlar a ansiedade dentro da própria casa. “Nosso objetivo é levar ao público uma mensagem que reforce que há soluções de ancoramento no presente, para o indivíduo entender seu cenário atual e não se deixar levar para um quadro depressivo”, conclui.
Acessibilidade na campanha
A campanha trata da acessibilidade como um todo e não apenas no detalhe, por isso, todo o conteúdo do vídeo está em LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais, realizado por Yanna Porcino, uma intérprete surda, que faz parte da empresa Avuá, do Recife (PE).
Percebi que a língua de sinais quando bem feita, se assemelha muito a uma dança, e comecei a imaginar como isso poderia ser incorporado de fato como uma dança no vídeo. Servindo muito mais do que um detalhe, e sim fazendo parte de um senso estético e roteirizado em uma história”, finaliza Guardiano.
Com Assessoria D´Or Consultoria