Pode ser sempre a mesma no verão, mas o que não muda nem pode mudar mesmo é a solidariedade das pessoas diante de (mais uma) ‘tragédia anunciada’ das chuvas no Rio de Janeiro. Enquanto bairros da Zona Norte e municípios da Baixada contavam seus mortos e desalojados – e foliões indiferentes, em clima antecipado de Carnaval, se divertiam em blocos pela zona sul da capital, poupada do dilúvio -, milhares de voluntários já se mobilizavam para ajudar as mais de 600 vítimas dos temporais do fim de semana (13 e 14 de janeiro). Confira algumas iniciativas, apoie e compartilhe:

Cristo Redentor

O Santuário Cristo Redentor e a Paróquia São José da Lagoa também se uniram mais uma vez para arrecadar doações para a população atingida pelas chuvas no Rio de Janeiro. Em um prazo de 48 horas, mais de 4000 peças de roupa e 5400 garrafas de água foram entregues a comunidades afetadas, proporcionando alívio imediato às famílias atingidas. A iniciativa, coordenada pelo Setor Cristo Sustentável, encarregado pelas ações socioambientais do Santuário, evidenciou a solidariedade e a prontidão em momentos de necessidade.

Os estragos se mostraram imensuráveis, com a estação meteorológica de Anchieta registrando um volume recorde de 259,2 milímetros de chuva. “Esse é o maior número desde 1997 e indica a severidade do fenômeno que assolou a nossa região e a urgência da resposta humanitária”, ressalta o Padre Elisandro, da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, que desde a madrugada de domingo abriu as portas de sua comunidade para ser ponto de apoio para as coletas de mantimentos.

Alimentos, água, roupas e itens de higiene pessoal e limpeza podem ser entregues diretamente na igreja. Quem não puder doar presencialmente pode colaborar com a quantia que puder através do PIX (CNPJ: 33.593.575/0388-63), que será revertida em doações.

Ação da Cidadania

A Ação da Cidadania também lançou a campanha Emergências para levar ajuda às vítimas das chuvas que atingiram o estado do Rio de Janeiro nos últimos dias. A organização está fazendo um levantamento com o apoio de lideranças cadastradas em sua rede para o envio imediato de alimentos, água mineral, kits de higiene e limpeza.

Nesse primeiro momento, serão beneficiadas famílias dos municípios de Mesquita, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Queimados, Belford Roxo, Japeri, São Gonçalo, São João de Meriti e Nilópolis. No município do Rio, serão atendidos moradores dos bairros de Ricardo de Albuquerque, Acari e Costa Barros.

Desde 2021, a campanha Emergências realiza a distribuição de donativos para regiões afetadas por tragédias climáticas e outras catástrofes. A mobilização já levou suporte para Roraima, Acre, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Tocantins, Pará, Minas Gerais, Bahia, Alagoas e Pernambuco. As doações podem ser realizadas pelo site www.acaodacidadania.org.br ou através do pix: sos@acaodacidadania.org.br.

Unidas para sempre

O instituto Unidas para Sempre, que apoia pacientes oncológicos, está fazendo campanha para arrecadação de roupas, alimentos não perecíveis e itens para casa, como colchão, material de limpeza, lençol entre outros, para ajudar pessoas com câncer afetadas pelos alagamentos.

O ponto de coleta é o restaurante Texas, que fica na Rua Miró, 160, em Comendador Soares, Nova Iguaçu. É possível também ajudar com a doação de valores por meio do pix da instituição: 40647852000190.

Segundo a fundadora da instituição, Jaqueline Chagas, muitos pacientes oncológicos já passam por inúmeras dificuldades, principalmente mulheres, já que muitas são abandonadas pelos maridos. Além da doença, outros enfrentam barreiras para conseguir se aposentar e, por conta do tratamento, não conseguem trabalhar.

“É muito triste ver a situação que alguns se encontram. Estamos tentando fazer algo para amenizar a dor. Com o alagamento, há ainda aqueles que perderam tudo, cama, geladeira etc. Por isso, essa ajuda é tão urgente”, ressalta Jaqueline.

Verão Solidário em Ipanema

O Claro Verão Rio, em parceria com o RioSolidario, criou o Verão Solidário, com o objetivo de arrecadar doações para as vítimas das fortes chuvas que vêm atingindo a cidade do Rio de Janeiro desde o dia 11 de janeiro, principalmente na Baixada Fluminense e Zona Norte. A ideia é construir uma rede de solidariedade com o público do evento, a partir da doação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e materiais de limpeza para essas regiões.

Durante os dez dias de evento – 19 a 28 de janeiro -, a Casa de Cultura Laura Alvim será ponto de coleta de doações para que qualquer pessoa possa ajudar às vítimas das fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. Todas as doações arrecadadas serão encaminhadas para o RioSolidario, que destinará para as regiões afetadas. Em Niterói, a coleta dos itens será na entrada do show do Paulinho Moska e a distribuição será feita pelo Niterói Solidário.

Os itens arrecadados para doação podem ser: alimentos não perecíveis, água mineral, materiais de higiene pessoal (escova de dentes, pasta dental, sabonete, shampoo, fraldas infantis ou geriátricas e absorventes higiênicos) e materiais de limpeza (cloro, álcool, sabão em pó, vassoura, rodo e pano de chão).

A quarta edição do Claro Verão Rio ocupa a Casa de Cultura Laura Alvim, em frente à praia de Ipanema, com uma programação diversificada e gratuita para toda a família. Durante o dia, o público terá acesso a games em realidade virtual, salão de beleza, massagem e recreação infantil no Espaço Kids.  Todas essas atividades são gratuitas e não exigem inscrição prévia.

À noite, sobem aos palcos DJs a partir das 18h e diversos artistas da música popular brasileira, às 19h: Chico César, Planta e Raiz, RaimundosCéu, ColomyZélia Duncan, BaiaCathaKiko Zambianchi, Paulinho Moska e Paulo Ricardo. 

Rede de drogarias

A rede Drogarias Pacheco anunciou nesta terça-feira (16) que está realizando uma campanha para a arrecadação de doações para as vítimas das enchentes no Rio de Janeiro. Podem ser doados alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, água potável e roupas, que serão enviados para as pessoas afetadas pelas chuvas que atingiram diversos locais da cidade carioca.

Além das doações do público realizadas nas lojas, a Drogarias Pacheco realiza doações dos produtos da marca própria Ever Care. Já aos colaboradores que moram nas regiões afetadas, a companhia forneceu acolhimento psicossocial e cestas básicas.

Para que a logística da entrega dos produtos arrecadados não seja prejudicada pela situação das estradas, as doações estão sendo recolhidas em todas as lojas da Drogarias Pacheco no Rio de Janeiro. Os produtos podem ser doados até o dia 28 de janeiro.

CUFA – Central Única das Favelas

Também em resposta a essa situação, a Central Única das Favelas (CUFA) está liderando uma mobilização solidária para auxiliar as vítimas da enchente no Rio de Janeiro, concentrando esforços na arrecadação de alimentos, produtos de higiene, remédios e água. A instituição está aceitando contribuições através de transferências bancárias, depósitos e doações online, permitindo que pessoas de todo o país se envolvam nessa iniciativa humanitária. O Pix é soschuvasrj@cufa.org.br.

Para aqueles que desejam fazer doações pessoalmente, a Cufa disponibiliza pontos de coleta em sua sede em Madureira (Rua Francisco Batista, Nº 1 – sob o Viaduto Negrão de Lima) e em suas filiais regionais. O objetivo central da campanha é converter todas as doações em alimentos, produtos de higiene e outros itens essenciais para atender às necessidades urgentes das comunidades afetadas pela enchente.

Voz das Comunidades

O Voz das Comunidades levou 300 kits de limpeza para moradores das favelas mais atingidas pelas fortes chuvas no final de semana. Doações podem ser feitas pelo PIX CNPJ: 21317767000119. A ONG liderada por René Silva também fechou parceria com a Câmara Municipal do Rio de Janeiro para concentrar o recebimento de itens como alimentos não perecíveis, água potável e materiais de limpeza e de higiene pessoal.

As doações podem ser levadas ao saguão do Palácio Pedro Ernesto, na Cinelândia, das 10h às 18h. O acesso para entrega dos itens será feito pela escadaria de acesso principal. De acordo com o Legislativo municipal, os donativos serão reunidos e distribuídos às regiões e comunidades mais afetadas pelas fortes chuvas da última madrugada.

Instituto da Criança

O Instituto da Criança criou a campanha SOS Rio, estabelecendo pontos de apoios e locais de doação entre organizações de sua Rede Integrada para os moradores atingidos. Podem ser doados água, alimentos perecíveis e não perecíveis, itens de limpeza e higiene pessoal.

Além dos endereços abaixo para doações presenciais, é possível doar qualquer quantia através de uma conta dedicada da organização: Instituto da Criança – CNPJ: 02.744.697/0001-30 – Banco Santander – Agência 4328 / CC: 13005492-9 / PIX-CHAVE: 4328@institutodacrianca.org.br

Nova Iguaçu – Instituto Chrisan – Rua Ulisses Maciel, 60 Ponto Chic

Duque de Caxias – Casa de Fraternidade Francisco de Assis – Rua Paulo Torres Quintanilha, 170 | Jardim Primavera

Região Metropolitana/São Gonçalo – Movimento de Mulheres em São Gonçalo – Rua Rodrigues da Fonseca, 201 – Zé Garoto | São Gonçalo

Coelho Neto – Instituto Vida Real – Rua Agenor Porto, 275 (próximo à Vila Olímpica de Honório Gurgel)

Sesc – MESA BRASIL

O programa de combate à fome e ao desperdício do Sesc-RJ, o Sesc Mesa Brasil, montou uma força-tarefa para atender os desabrigados, e recolhe doações de itens de higiene, água mineral e alimentos não perecíveis. As doações são recebidas na sede do programa, no Sesc Madureira (Rua Ewbanck da Câmara, 90), e serão enviadas para Nova Iguaçu e São João de Meriti, principalmente. Interessados podem entrar em contato com 0800-0222026 ou pelo e-mail mesabrasil@sescrio.org.br.

Temporais acendem estado de alerta no GSH Banco de Sangue Serum

Sala para coleta de doações de sangue em unidade do Banco Serum, no Rio (Divulgação)

As chuvas e tempestades que assolaram a cidade do Rio de Janeiro e Grande Rio neste final de semana colocaram em estado de alerta o GSH Banco de Sangue Serum, que, de imediato, já sofreu o impacto das ocorrências climáticas, com o afastamento dos doadores nos últimos dias. A instituição faz um apelo à população em geral para que compareça à instituição urgentemente para efetuarem sua doação de sangue.

Segundo a instituição, neste momento há um déficit de 70% nas doações de todos os tipos sanguíneos. São necessárias cerca de 100 coletas diárias em cada uma das 3 unidades da rede, para que se mantenha um equilíbrio nos estoques. “Porém, neste momento estamos recebendo apenas cerca de 20 a 30 doações por dia, o que é muito pouco”, enfatiza Mário.

As três unidades GSH Serum abrem diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados, das 7h às 18h, Centro e Barra, nos endereços: na Av. Marechal Floriano, 99, e no Casa Shopping – Barra, respectivamente. E, das 7h30 às 18h, em Nova Iguaçu – Av. Henrique Duque Estrada Meyer, Posse (Hospital Geral de Nova Iguaçu). A unidade disponibiliza transporte para grupo de doadores. Para solicitar, basta entrar em contato pelos telefones: Centro – (21) 3233-5950; Barra – (21) 3030-6761 / 6762.

Outras ações de apoio

RJ Para Todos leva serviços às pessoas das áreas castigadas pelas chuvas

A partir desta terça-feira (16 de janeiro), a Secretaria de Estado de Governo levará o mutirão de serviços do programa RJ Para Todos às áreas castigadas pelas últimas chuvas na Baixada Fluminense. Estarão disponíveis à população o acesso à documentação básica, disponibilidade de vagas de emprego e orientações de saúde.
O primeiro local para a realização do mutirão do RJ +Serviços será em Nova Iguaçu, na Escola Estadual Comendador Soares, localizada na Rua Milton Silva, 120, em Comendador Soares. O serviço será das 9h às 17h.
Estarão disponíveis os serviços de: primeira e segunda via da identidade; isenção para certidões de nascimento, casamento e óbito; atendimento básico em saúde; balcão de emprego, carteira de trabalho digital; atendimento de direitos do consumidor; e informações sobre os direitos das mulheres.
Confira abaixo quando serão os atendimentos em outras cidades:
17/01 (quarta-feira) – São João de Meriti
18/01 (quinta-feira) – Belford Roxo
19/01 (sexta-feira) – Duque de Caxias

Defensoria Pública

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro divulgou nota em que “lamenta profundamente as mortes ocorridas em decorrência das fortes chuvas que castigam o estado e manifesta solidariedade à população fluminense”. O órgão informou que está “acompanhando com atenção as ocorrências”.

Quem precisa de assistência jurídica em geral pode entrar em contato por meio do número 129, disponível 24 horas por dia. A Defensoria também pode ser acionada por meio da Ouvidoria, pelo 0800 282 2279 (dias úteis, das 8h às 18h).

Com Assessorias (outras informações podem ser enviadas para redacao@vidaeacao.com.br e 21 96740-8310)

Leia mais

ONGs ambientais criticam governador do Rio: ‘a culpa não é da chuva’
Chuvas de verão: depois da tempestade, vêm as doenças contagiosas
Chuvas de verão: como o RJ se prepara para evitar tragédias?

 

Shares:

Related Posts

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *