Agenda Positiva: último dia para vacinação contra sarampo e pólio

Congresso de Oncologia no Rio, campanha pelo Dia da Dermatite Atópica e webinário gratuito aborda endometriose e infertilidade são outros destaques

Na cidade do Rio de Janeiro, meta é vacinar 280 mil crianças (Foto: Divulgação SMS-RJ)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Este sábado (22) é a última oportunidade para pais e mães cumprirem a tarefa de vacinar seus filhos contra a poliomielite e o sarampo. No município do rio de Janeiro, os bairros da Zona Oeste cumpriram a meta de vacinar 95% do público estimado. Por isso, as regiões Norte, Sul, Centro e da Barra da Tijuca e Jacarepaguá terão ações intensificadas pela Secretaria Municipal de Saúde. A campanha tem por objetivo vacinar crianças de 1 anos a menores de 5 anos de idade. 

No município do Rio, mais de 500 mil doses das duas vacinas já foram aplicadas na campanha, que se encerra neste sábado (22), último dia D de mobilização contra as doenças. As unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) estarão abertas das 8h às 17hpara a vacinação das crianças.

O Brasil ultrapassou a meta de vacinar, pelo menos, 95% das crianças de um a menores de cinco anos contra a poliomielite e o sarampo. O balanço divulgado nesta segunda-feira (17) mostra que a Campanha Nacional de Vacinação, encerrada no dia 14, registrou uma cobertura vacinal de 95,4% para a pólio e de 95,3% para sarampo. Mais de 4,4 mil municípios cumpriram a meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

Segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), alimentado pelos estados, foram aplicadas no país 21,4 milhões de doses das vacinas (10,7 milhões de cada). Quinze estados atingiram a meta para as duas vacinas. Outros dois, São Paulo e Tocantins, conseguiram o índice na vacinação de pólio.

Espaço para todos envolvidos na luta contra o câncer

Pela primeira vez, o Congresso Franco Brasileiro de Oncologia terá uma sala dedicada à interdisciplinaridade no tratamento do paciente oncológico neste sábado (22), das 9h às 17h, no Windsor Barra Hotel, na Barra da Tijuca. A inciativa é da médica oncologista Sabrina Chagas, em parceria com Day Sant’Anna, do blog Viver Eu Quero.
“Ouvir o outro lado, ou seja, ouvir também os pacientes é uma tendência nos estudos e salas dos congressos europeus e americanos, mas ainda pouco visto aqui no Brasil. Por isso, resolvemos trazer isso para o Franco Brasileiro, e nossa proposta foi aceita. Eu sei bem como é o outro lado. Além de oncologista, vivi de perto o que é ter um familiar com câncer”, conta Sabrina.
A sala será uma oportunidade de aproximar todos os envolvidos na luta contra o câncer. O evento é para profissionais da área da saúde. As inscrições e a programação completa da sala está disponível no site: https://sfbo.com.br/

NA INTERNET

Webinário gratuito aborda endometriose e infertilidade

Assim como a maioria das questões relacionadas à saúde da mulher, a melhor forma de prevenir o agravamento da endometriose é com a concientização para que se chegue ao diagnóstico precoce. Embora ainda não exista a cura da doença, o tratamento disponível possibilita uma rotina com qualidade de vida, bem-estar e planejamento familiar para a realização da maternidade.

Vida- Centro de Fertilidade apresentará um Webnário sobre endometriose e infertilidade no dia 24 de setembro, próxima segunda-feira, às 19h:30. O bate papo online, aberto ao público e gratuito, será conduzido pela Dra. Alessandra Evangelista, ginecologista e especialista em reprodução humana, que vai esclarecer as dúvidas dos interessados sobre a doença, que acomete uma a cada dez brasileiras e sua relação com a infertilidade. A inscrição pode ser feita através do Link: https://materiais.vidafertil.com.br/webinario-endometriose-e-infertilidade.

Campanha no Dia da Dermatite Atópica

‘Revelando a dermatite atópica’ é o mote da campanha deste ano para o Dia da Conscientização da Dermatite Atópica, que acontece no dia 23 de setembro. A doença é causada por um desequilíbrio no sistema imunológico e é caracterizada por coceira intensa e lesões na pele que podem ser altamente debilitante nos quadros moderados e graves. Nestes casos, os pacientes relatam dificuldade para dormir, coceira por mais de 12 horas por dia, dor ou desconforto moderado a extremo, além de apresentar maior propensão a infecções sérias, sinais de ansiedade e depressão.

A campanha, criada pela Havas Life, é totalmente digital e ocorrerá na fan page do Facebook Entenda Dermatite Atópica. A ação conta com uma ativação em parceria com Jana Rosa, do canal @bonitadepele. A influenciadora terá a ajuda de médicos especialistas em dermatite atópica para esclarecer mitos e verdades sobre a doença em vídeos em seu perfil no Instagram e Facebook. Esses vídeos também serão veiculados na fanpage Entenda Dermatite Atópica.

No dia dedicado à conscientização da doença, haverá o lançamento de uma música e um videoclipe sobre os principais problemas acarretados pela dermatite atópica, gravada pela líder de um grupo de pacientes nas redes sociais e cantora, Juliana Tostes e com a participação de Jana Rosa e Gabriel Souza, outro paciente de dermatite atópica. A canção aborda a mudança na atitude de pessoas com dermatite atópica, que costumam ficar tristes e incomodados por causa da doença, encorajando-as a encararem os desafios que a doença traz de forma positiva.

Saiba mais na fanpage Entenda Dermatite Atópica.

PELO PAIS

Congresso aborda exame que detecta câncer de próstata

No dia 25 de setembro, durante o 52º Congresso de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, os avanços nos exames laboratoriais para diagnóstico de câncer de próstata, em especial o PHI, um exame mais exato, eficaz e rápido para o diagnóstico do câncer, auxiliando na distinção de outras doenças da próstata. Trata-se de uma combinação de três outros testes, o PSA total, PSA Livre e p2PSA.

Adagmar Andriolo, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, fará palestra sobre o tema. “O PHI apresenta o que chamamos de maior especificidade para câncer. É um exame de sangue simples, exigindo apenas uma punção venosa. Graças à sua elevada especificidade, resultados normais podem reduzir em até 30% a necessidade de realização biópsia prostática, que é um procedimento mais invasivo, de alto custo e oferece algum risco ao paciente”.

Dessa forma, o PHI também pode ser um aliado na redução de custos da assistência à saúde. “Existem estudos que comprovam que o tratamento de pacientes com câncer diagnosticado precocemente é de duas a quatro vezes mais barato quando comparado aos tratamentos dados às pessoas que tiveram o diagnóstico em uma fase avançada”, completa Andriolo, que é professor da disciplina na Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

A 52ª edição do Congresso Brasileiro de Patologia Clínica acontecerá em Florianópolis, Santa Catarina, entre os dias 25 e 27 de setembro. O evento, que é um dos mais importantes do setor, novamente contará com importantes destaques da Sysmex em equipamentos de última geração em urinálise e hematologia e uma série de workshops gratuitos com temas de interesse científico.

Congresso discute fissuras labiopalatinas

Entre os dias 21 e 23 de setembro, o Hotel Transamérica, em São Paulo, sediará o primeiro evento que une dois Congressos Brasileiros e um Congresso Latinoamericano. O evento abordará cirurgia crânio-maxilo-facial, fissuras lábio palatinas e anomalias craniofaciais e também cirurgia craniofacial. Além de contar com o patrocínio da Smile Train, organização internacional sem fins lucrativos que tem como objetivo oferecer gratuitamente todo o tratamento para crianças que nascem com fissuras labiopalatinas.

Nesta edição, a Smile Train, além de oferecer workshops voltados para os profissionais de cirurgia plástica, fonoaudiologia e odontologia, também promoverá o prêmio “Smile Train – Jovem Cirurgião”, para residentes em cirurgia plástica da América Latina. Dez profissionais foram pré-selecionados para apresentarem os seus projetos e somente 2 vão conquistar o prêmio, objeto de desejo de todo cirurgião: exclusivos kits de instrumentais cirúrgicos para fissura labiopalatina que serão entregues na sessão de encerramento do evento.

Da Redação, com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!