Bancos de sangue alertam sobre baixa de estoques para Carnaval

Hemocentro promove campanha Carnaval Tá No Sangue com escolas de samba. Banco Serum oferece transporte gratuito e shoppings atraem doadores

Salgueiro leva ritmistas e passistas para doação de sangue no Hemorio (Fotos: Divulgação)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
A doação de sangue é fundamental para garantir suporte às principais emergências, maternidades e unidades de saúde. De acordo com parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares de sangue, é preciso que 1,5% a 3% da população doe regularmente. O Brasil tem hoje 1,8% de doadores. Em todo país, são coletadas em média 3,5 milhões de bolsas de sangue por ano. Porém, com a proximidade do Carnaval e o feriado prolongado, as doações tendem a cair ainda mais nos bancos de sangue do país, em um momento em que os estoques já estão baixos.
Segundo o Ministério da Saúde, neste período ocorre uma baixa de até 20% nos estoques disponíveis para transfusões. Além disso, a demanda por bolsas de sangue aumenta devido ao maior número de acidentes durante as festividades. Por conta disso, os bancos de sangue de todo o país acenderam o alerta vermelho e toda a mobilização da sociedade civil organizada é bem vinda.

Principal hemocentro responsável pelo abastecimento dos bancos de sangue da rede pública de saúde no Estado do Rio de Janeiro, que fornece hemoderivados para mais de 200 hospitais da rede pública do Rio de Janeiro, principalmente para emergências, o Hemorio lança nesta terça-feira (7/2) a campanha Carnaval Tá No Sangue, com objetivo de atrair doadores de sangue durante o período de folia.

Na última ação, entre fevereiro e março do ano passado, cerca de dois mil doadores foram mobilizados. Agora, a iniciativa volta a ter o apoio das grandes escolas de samba do Rio de Janeiro, divulgando a importância desse gesto nas redes sociais e fazendo uma grande festa nos salões do instituto, tudo com objetivo de mobilizar a população fluminense.

Esta semana, algumas escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval carioca estão levando seus ritmistas, passistas e casal de mestre-sala e porta-bandeira para o salão de doação da unidade. O Salgueiro foi a primeira a se apresentar, seguida por Portela (dia 8), Mangueira (dia 9) e Beija-flor (dia 10).

“Como em todos os anos, o período de carnaval no Rio de Janeiro é um grande desafio para o Hemorio, em função da histórica queda nas doações, que pode chegar a 30%. É muito importante garantir que os estoques estejam abastecidos para dar suporte a pessoas que precisam e permitir que possamos comemorar de forma tranquila. Não deixe de vir aqui nestes dias, precisamos muito de vocês”, diz o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.

Vantagens para quem resolver doar sangue no Hemocentro

Para a edição deste ano, o hemocentro do Rio também vai contar com o apoio do aplicativo de entregas Zé Delivery, que oferecerá cupons para uso na plataforma a todos que participarem da campanha.
Outro parceiro é o Airbnb, maior plataforma global de compartilhamento de acomodações e experiências de viagem, que convida anfitriões e hóspedes com reservas no Rio de Janeiro durante o carnaval a fazerem parte da iniciativa.

Grandes eventos da cidade também vão apoiar, sorteando um par de ingressos para aqueles que comparecerem ao Hemorio em fevereiro.

O atendimento no Hemorio não será alterado nos dias de carnaval. O hemocentro manterá seu funcionamento de segunda a segunda, incluindo feriados, das 7h às 18h. Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo 0800 282 0708.

O Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon, também promove nesta sexta-feira (10), das 9h às 16h, campanha de doação de sangue. O objetivo da ação é reforçar o estoque do Hemorio. A ação acontece no hall de entrada da Emergência (Bartolomeu Mitre). O hospital fica na na Rua Mario Ribeiro, 117 – Leblon.

Banco de sangue Serum oferece transporte gratuito a grupos de doadores

O problema da falta de sangue também afeta o GSH Banco de Sangue Serum, que emitiu um alerta nesta quarta-feira (8) para atrair novos doadores. A instituição, que mantém unidades na Barra da Tijuca e no Centro do Rio de Janeiro, oferece transporte para grupos de doares que se disponibilizarem a entrar nessa corrente do bem e empatia pelo próximo.

“O começo do ano é um período muito crítico, pois temos as férias escolares e em seguida o Carnaval, são momentos em que as famílias e os amigos vão viajar e se esquecem de doar sangue. As fortes chuvas da estação também afastam os doadores. Em razão desses fatores, o GSH Banco de Sangue Serum ainda não recuperou o seu ponto de equilíbrio nos estoques sanguíneos”, afirma Mário Sampaio, profissional da captação de doadores do Banco de Sangue.

Sala de coleta do Banco de Sangue Serum unidade Barra (Foto: Divulgação

Para muitas pessoas que estão enfermas, os componentes sanguíneos são a única esperança de vida, um em cada dez pacientes internados necessitam de transfusões. Por isso, as doações de sangue têm que ser constantes e em um ritmo que atenda a essas necessidades. “Nosso alerta é para que a população se sensibilize e doe sangue”, ressalta Mário, lembrando que todos os tipos sanguíneos são bem-vindos.

Em período de férias escolares, como no mês de janeiro, há uma queda acentuada nas doações em todos os Bancos de Sangue do país, pois as famílias viajam e as pessoas se esquecem de doar sangue. Somado a esse fato, as chuvas da estação também impactam na queda das doações. Atualmente, no GSH Banco de Sangue Serum os estoques sanguíneos estão 30% abaixo do ideal. Os tipos O+ e O- são os que mais estão em falta, com uma cobertura para apenas 12 dias, quando o ideal para que se tenha uma margem de equilíbrio é de 18 dias.

“Em janeiro, ao mesmo tempo em que as doações caem, as demandas por transfusões aumentam em função das cirurgias dos pacientes que já estão em tratamento, também dos atendimentos emergenciais decorrentes de acidentes em estradas e as cirurgias eletivas que retornam neste período. Por isso, fazemos um alerta para que a população se sensibilize e doe sangue”, ressalta.

As duas unidades abrem diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados, para receber os doadores das 7h às 18h, em dois endereços: na Av. Marechal Floriano, 99, no Centro, e no Casa Shopping – Barra. Para solicitar transporte gratuito de grupos de doadores, basta entrar em contato pelos telefones: Centro – (21) 3233-5950; Barra – (21) 3030-6761 / 6762 | WhatsApp: (21) 99695-7470 (atende às duas unidades).

Quem pode doar?

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável.  Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doenças de Chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue. Além disso, quem foi infectado pela Covid-19 pode doar após 10 dias do desaparecimento dos sintomas e quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias (48h em caso de Coronavac).

Shoppings do Rio e São Paulo promovem campanha

Desde janeiro, os shoppings da Multiplan iniciaram a campanha de doação de sangue em São Paulo e no Rio de Janeiro. Desde 2016, a campanha visa abastecer os bancos de sangue, que no período entre as festas de Natal e Ano Novo tem um fluxo inferior de pessoas comparecendo para doação, resultando em baixos estoques.

Ano passado, o projeto que faz parte do “Multiplique o Bem”, hub de iniciativas sociais adotadas pela Companhia, arrecadou mais de 4.500 bolsas de sangue, o suficiente para salvar mais de 18 mil vidas. Desde seu início, a campanha já ajudou a arrecadar mais 17 mil bolsas de sangue, salvando aproximadamente 58 mil vidas.

A ação tem o objetivo de incentivar a doação por parte de colaboradores e frequentadores dos shopping centers – BarraShopping (RJ), ParkJacarepaguá (RJ), ParkShoppingCampoGrande (RJ), ShoppingAnáliaFranco (SP) e MorumbiShopping (SP) – e oferecer locais fixos que proporcionem uma maior segurança e comodidade ao doador. O evento ocorre durante todo o ano, em datas específicas, a depender do calendário de cada local.

Os shoppings de São Paulo permitem o agendamento, dessa forma, evitando a formação de filas e aglomerações. Já os do Rio de Janeiro, realizam a coleta por ordem de chegada. Para saber quando doar e outros pré-requisitos, é possível saber as informações nas redes sociais ou no site dos empreendimentos.

Requisitos básicos para doação de sangue

• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;

• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);

• Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);

• Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;

• Pesar no mínimo 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;

• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum desde que evite alimentos gordurosos;

• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);

• Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;

• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;

• Não ter tido Doença de Chagas;

• Não ter tido Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);

• Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;

• Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma;

• Candidatos que viajaram para o exterior devem entrar em contato com o Banco de Sangue para entender o período que não pode doar (varia de país a país).

Consulte a equipe em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Critérios específicos para o Coronavírus:

Pessoas com diagnostico ou suspeita de Covid, deverão aguardar 10 dias após completa recuperação e sem o uso de medicamentos;

Pessoas com teste positivo para Covid sem sintomas deverão aguardar por 10 dias após a data da coleta do exame;

Se teve contato com paciente positivo ou com suspeita de COVID-19 e/ou realizou isolamento voluntário ou por orientação médica aguardar 10 dias após o último contato/término do isolamento;

Aguardar 48h caso tenha tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenha tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen.

Com Assessorias

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!