BOAS AÇÕESVoluntários

Voluntariado reduz estresse, combate depressão e engaja funcionários

Um estudo recente publicado por pesquisadores suecos e holandeses no International Journal of Clinical and Health Psychology 9 mostra que a prática do voluntariado tem o poder de reduzir os sintomas associados ao estresse bem como de diminuir a probabilidade de desenvolver depressão. O número de voluntários nas empresas também tem aumentado cada vez mais e é incentivado como prática sustentável.

Segundo relatório divulgado em 2022 pela ONU (Organização das Nações Unidas), aproximadamente, todo mês, cerca de 862 milhões de pessoas, acima dos 15 anos, se voluntariam em todo o mundo. De acordo com uma pesquisa realizada em 2021, pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) e DataFolha, cerca de 57 milhões de pessoas foram voluntários ativos no Brasil naquele ano.

A pesquisa mostrou ainda que 10% dos voluntários no país – ou cerca de 5,7 milhões de pessoas – participam de programas sociais desenvolvidos pelas empresas. Esta prática aliás, também é vantajosa para as empresas, já que colaboradores que participam de iniciativas de voluntariado se sentem 16% mais engajados, segundo pesquisa publicada pela empresa Santo Caos, em parceria com o Bank of America Merrill Lynch, de 2017.

O Dia Nacional do Voluntariado (28 de agosto) já mobiliza uma série de iniciativas em todo o país, principalmente em grandes empresas que mantêm compromissos com a agenda ESG (Environmental, Social and Governance), alinhados às metas de desenvolvimento sustentável (ODSs) da Organização da Nações Unidas (ONU) e voltados a proporcionar qualidade de vida, bem-estar e saúde, bem como o cuidado com o planeta.

Confira algumas iniciativas e ações solidárias:

Semana Nacional do Voluntariado da CCR tem ações em 7 estados

O Instituto CCR, braço social do Grupo CCR, por exemplo, está promovendo mais de 15 ações solidárias durante a Semana Nacional do Voluntariado. Ao longo da semana, os colaboradores do Grupo CCR estarão empenhados em atividades educacionais, ambientais, recreativas e cuidados com a saúde, beneficiando 5.200 pessoas de projetos sociais. Serão 320 colaboradores envolvidos nas ações, totalizando 88 horas de trabalho social.

As iniciativas, que iniciaram no dia 23 de agosto e seguem até 6 de setembro, são realizadas em 13 municípios e sete Estados (Bahia, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Maranhão e Mato Grosso do Sul). Na segunda-feira (28), serão seis ações simultâneas, que acontecem em municípios dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Bahia. Veja a programação aqui.

Doações crescem 34% entre voluntários da Neoenergia

Recentemente, o Grupo de Voluntariado da Neoenergia distribuiu 31.382 peças de vestuário para 76 organizações não governamentais em localidades de cinco estados brasileiros e no Distrito Federal, onde a companhia atua em distribuição de energia. Na ação ‘Doe Roupas: faça a energia circular 2023’ que envolve voluntários de todas as empresas no grupo no Brasil, as arrecadações cresceram 34% em relação a 2022.

Essa foi a terceira campanha deste ano. Na primeira, em março, os voluntários da empresa arrecadaram cerca de 180.500 absorventes, doados na sede da Neoenergia, no Rio de Janeiro, e nas cinco distribuidoras na Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Esse quantitativo foi distribuído a, pelo menos, 50 instituições em todo o país. Na segunda campanha, chamada de Operação Quilo, aproximadamente 38.600 toneladas de alimentos foram arrecadadas e distribuídas em mais de 100 instituições de acolhimento social no país.

Com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

4 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *