Voluntariado e solidariedade em forma de ovos de Páscoa

ONG Nóiz e Instituto Retornar fizeram a alegria da criançada na Cidade de Deus. Grupo umbandista entrega ovos de Páscoa em comunidades de SP

Houve fila para receber ovos de chocolate na ação de Páscoa realizada pelo Instituto Retornar e ONG Nóiz, na Cidade de Deus (Foto: Divulgação Noiz)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Enquanto notícias sobre saques em supermercados explodem pelo Brasil inteiro, diante do aumento da situação de insegurança alimentar – resultado do maior empobrecimento da população, da falta de uma política eficaz de proteção social e do aumento abusivo nos preços dos alimentos -, a solidariedade de muitos voluntários conseguiu transformar a Páscoa em um momento de felicidade para famílias em situação de vulnerabilidade social, mesmo em meio a tantas adversidades. Ovos de Páscoa viram símbolo de esperança para muitas dessas crianças e adolescentes.

Crianças da Cidade de Deus festejam a chegada de ovos de Páscoa (Foto: ONG Nóiz)

Em uma ação conjunta neste sábado (9), o Instituto Retornar, que ajuda ONGs em todo o país, e a organização social Nóiz, que desde 2018 realiza trabalho de apoio, educação e acolhimento na comunidade da Cidade de Deus,  na Zona Oeste do Rio, distribuíram 1.000 ovos de chocolate. Com ajuda de cerca de 20 voluntários que já atuam nas ações da Nóiz, foi possível organizar uma manhã especialmente feliz para crianças e adolescentes. Além da instituição, quatro creches da Cidade de Deus receberam os ovos de Páscoa.

A Páscoa é um dos pontos altos do calendário cristão porque representa a morte e ressurreição de Jesus Cristo, um cara socialista que pisou essa Terra e foi violentamente julgado e condenado à morte há mais de 2 mil anos. Mas, independentemente de religião, doar é sempre um exercício de crença num amanhã melhor, esperançar. O Instituto CEU Estrela Guia, com apoio do Instituto Cacau Show, entregou entre os dias 25 de março e 15 de abril cerca de 10 mil ovos de Páscoa em diversas comunidades carentes de São Paulo.

Saiba mais sobre as duas iniciativas

Distribuição de ovos de Páscoa na Cidade de Deus

Segundo André Melo, presidente da ONG Nóiz, pessoas em vulnerabilidade, que não teriam a possibilidade de presentear seus filhos com o simbólico chocolate,  puderam vivenciar um momento de muita alegria e esperança no último sábado. “Cada olhar, cada sorriso, a sensação era de que as crianças estavam sonhando. Uma delas disse que aquele seria o único chocolate que receberia e agradeceu bastante”, contou, emocionado .

Vitor, feliz da vida com o ovo de chocolate que ganhou na véspera da Páscoa (Foto: Arquivo pessoal)

Mãe do sorridente Vitor, da foto ao lado, Angélica Paiva, moradora da  Cidade de Deus, expressou sua gratidão pela iniciativa. “Sou muito grata ao projeto Noiz por todo o carinho e dedicação com nossas crianças, essa atividade da entrega de ovos de páscoa foi maravilhosa!! Ver os olhinhos deles brilharem ao receber os ovos, não tem preço. Só posso agradecer ao projeto por sempre fazerem atividades em prol das nossas crianças”, disse 

 

Pequeno morador da Cidade de Deus comemora o direito a ganhar um ovo de Páscoa (Foto: ONG Nóiz)

Grupo umbandista entrega ovos de Páscoa em São Paulo

Pai Denisson D’Angiles, sacerdote umbandista, entrega ovos de Páscoa em comunidades paulistas (Foto: Divulgação)

O significado da Páscoa para a Umbanda é diferente do cristianismo, onde representa o sacrifício de Jesus Cristo. Para os judeus, é a comemoração da libertação dos hebreus quando eram escravos no Egito. Pelo fato de Jesus ter vivido a humilhação e as tragédias no dia da Páscoa, na Umbanda é compartilhado o sentimento de compaixão, ternura pelo mestre incomparável.

O Ceu Estrela Guia tem como objetivo chamar atenção da sociedade brasileira sobre o desnível social, principalmente pós-pandemia. A fome para a população mais pobre é hoje um dos maiores problemas sociais do Brasil. O projeto vem despertando atenção de empresários e a colaboração de grupos que se solidarizam com a causa e transformam um gesto solidário em uma celebração. Esse ano o projeto já doou mais de 15 toneladas de alimentos.

“Doar ovos de Páscoa mostra o verdadeiro significado da solidariedade, empatia com o ser humano, um acalento nessa fase difícil que o mundo está passando e sobretudo para com as crianças. A ‘caça aos ovos’ se torna mais representativa ainda mais nessa fase de crise mundial”, afirma Pai Denisson D’Angiles, sacerdote umbandista que comanda o grupo.

 

Com Assessorias da ong Noiz e do Ceu Estrela Guia

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!