Em Niterói (RJ), a rede de atenção primária do Sistema Único de Saúde está totalmente mobilizada neste Outubro Rosa. Durante o mês, aos sábados, das 8 às 12 horas, os módulos do Programa Médico de Família  estarão de portas abertas oferecendo coleta de preventivo (Papanicolau), solicitação de mamografia e avaliação clínica das mamas, além de atividades educativas voltadas à saúde da mulher.

A novidade deste ano permite que as mulheres sejam atendidas em qualquer unidade do Programa Médico de Família, mesmo que não seja a sua unidade de referência, facilitando o acesso e ampliando a participação. A orientação de atendimento, no entanto, vale apenas para os dias 4, 11 e 25 de outubro. Neste sábado (4), a ação foi realizada nas unidades das regiões Norte I e Leste-Oceânica.

A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, reforça que as equipes estão mobilizadas, com o objetivo de garantir que toda mulher tenha acesso à informação, escuta qualificada e a exames que podem fazer a diferença no diagnóstico precoce e no tratamento adequado.

O Outubro Rosa é mais do que uma campanha, é um compromisso que renovamos todos os anos com a saúde e o bem-estar das mulheres da nossa cidade. Ao facilitar o acesso aos serviços, abrir as unidades aos sábados e permitir o atendimento fora da unidade de origem, queremos reforçar que o cuidar da saúde feminina é uma prioridade”, destacou a secretária.

Com uma abordagem voltada para o cuidado integral e o acesso facilitado, as ações do Outubro Rosa em Niterói buscam não apenas oferecer serviços, mas também fortalecer o vínculo entre a saúde pública e as mulheres da cidade, mostrando que prevenção é um gesto de cuidado e compromisso com a vida e com a saúde,

Nosso objetivo com esta programação é facilitar o acesso das mulheres aos cuidados preventivos, garantindo que todas tenham a oportunidade de realizar consultas, receber orientações e encaminhamentos necessários. Neste Outubro Rosa, reforçamos a importância do cuidado integral com a saúde da mulher e ampliamos o atendimento para que nenhuma fique de fora”, afirma Maria Célia Vasconcellos, diretora-geral da FeSaúde.

Dia Delas vai oferecer vários serviços gratuitos

Outro destaque da programação é o Dia Delas, marcado para o sábado, dia 18 de outubro, das 8h às 17h, onde as Policlínicas Regionais, Unidades Básicas de Saúde e Módulos do Programa Médico de Família, estarão abertas ofertando uma série de serviços, incluindo:

  • Atualização da caderneta de vacinação, com ênfase na vacina contra o HPV;
  • Coleta de exames preventivos (Papanicolau) e solicitação de mamografia;
  • Testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs);
  • Atividades de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS);
  • Distribuição de absorventes e preservativos, e
  • Rodas de conversa e ações educativas.

A prevenção é a melhor maneira de evitar qualquer tipo de câncer e o Dia Delas é uma boa oportunidade de colocarmos isso em prática. O HPV por exemplo é um dos principais causadores e pode ser evitado através da vacina. Dessa forma, as nossas unidades estarão de portas abertas para receber as mulheres para que elas possam ter seu cuidado e acolhimento assegurados”, afirma o vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família, Alan Castro.

Colunista do Vida e Ação aborda cuidado integral com o corpo e a mente

Encontro em hospital de Niterói reuniu especialistas, pacientes e comunidade em uma tarde de informação, acolhimento e conscientização sobre o câncer de mama

No dia 3 de outubro, o Hospital Itaipu, em Niterói, recebeu um evento especial em celebração ao Outubro Rosa, campanha mundial dedicada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Promovida pela Unimed Leste Fluminense, a ação reuniu profissionais de saúde, pacientes e moradores da região em uma tarde repleta de informação, acolhimento e troca de experiências.

Andrea Ladislau, doutora em Psicanálise Contemporânea (Foto: Pedro Costa)

O auditório ficou lotado para acompanhar uma programação diversificada, que foi além das palestras tradicionais. O encontro trouxe diálogos inspiradores sobre temas que envolvem não só o diagnóstico e o tratamento, mas também o cuidado integral com o corpo e a mente das pacientes.

Entre os assuntos abordados estiveram a importância do rastreamento e do diagnóstico precoce, os avanços nas técnicas cirúrgicas, os cuidados com a fertilidade e com a pele durante o tratamento, além da atividade física e da saúde emocional durante a jornada oncológica.

Colunista do Portal Vida e Ação, a neuropsicóloga e psicanalista Andreia Ladislau abordou os desafios emocionais e a importância do suporte psicológico e acolhimento no enfrentamento da doença. Segundo a neuropsicóloga, é preciso acolher o paciente e permitir que ele se expresse no seu próprio tempo.

Quando as emoções são reconhecidas como válidas, o paciente tende a buscar apoio, conversar sobre seus sentimentos e aceitar ajuda profissional, como psicólogos. É preciso entender que toda emoção é legítima no contexto de quem vive e validar as emoções favorece o cuidado emocional. Nosso objetivo é fazer com que entendam que precisam continuar sonhando sim. É possível fazer planos mesmo com o câncer”, afirmou.

O evento contou com outros especialistas renomados, que compartilharam conhecimento e experiências. Rafaela Queiroz, radiologista e especialista em radiologia mamária pelo INCA e pela UFF, reforçou o impacto do diagnóstico precoce na sobrevida das pacientes.

Luciana Boechat, mestre em Saúde da Mulher pela UFF, chefe da Seção de Mastologia do Hospital Central da Aeronáutica e médica do Hospital Universitário Antônio Pedro, apresentou as inovações cirúrgicas — como oncoplastia e uso de marcadores — que tornam os procedimentos mais seguros e com melhor recuperação.

A ginecologista e especialista em fertilidade Alessandra Evangelista trouxe informações valiosas sobre oncofertilidade e as possibilidades de preservação da fertilidade para mulheres diagnosticadas com câncer de mama.

Já o educador físico Ian Veiga destacou a importância da atividade física bem orientada na prevenção do câncer de mama e na melhora da sobrevida e como a atividade física contribui para reabilitação, ajudando as pacientes a retomarem o bem-estar e a qualidade de vida.

A programação também incluiu uma palestra da dermatologista Lara Franceschetto, que apresentou os cuidados essenciais com a pele durante o tratamento oncológico. Apresentou o manejo de alterações cutâneas relacionadas à quimioterapia/radioterapia e destacou os cuidados diários e na prevenção de complicações.

Mais do que um evento, o encontro foi um momento de conexão e esperança, reafirmando o compromisso da Unimed Leste Fluminense e do Hospital Itaipu em promover ações de conscientizaçãoprevenção e cuidado humanizado. Durante todo o mês de outubro, a cooperativa médica seguirá engajada na campanha Outubro Rosa, reforçando a importância do autocuidado, do diagnóstico precoce e do olhar atento à saúde da mulher”, informou a entidade.

Leia mais

Corridas, caminhadas e pedaladas mobilizam pacientes no Outubro Rosa
Saiba onde fazer mamografia gratuita neste Outubro Rosa
Outubro Rosa celebra conquista da mamografia a partir dos 40 no SUS

Caminhada e yoga na Praia de Icaraí

Como parte da mobilização em Niterói, neste domingo (5) a já tradicional Caminhada Outubro Rosa percorreu toda a orla de Icaraí, acompanhada por cerca de 500 pessoas.  A atividade faz parte da 9ª edição do Outubro Rosa da Pró-Onco Mulher e Instituto Oncomeds, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Niterói. A proposta é somar vozes, ampliar o alcance da campanha e reforçar, coletivamente, a importância do cuidado preventivo e contínuo com a saúde da mulher.

Após a caminhada, aconteceu o aulão gratuito do projeto Yoga na Praia, realizado sempre no primeiro domingo do mês, conduzido pelos professores do estúdio Cristiane Garcia e Jorge Carrano, do estúdio Dharma Bhumi, que reuniu cerca de 300 pessoas (90% mulheres) nas areias de Icaraí, em frente à Igreja São Judas Tadeu.

Desafios todos temos, e o yoga nos ensina a cuidar da mente e do coração, pois cuida das nossas emoções. Temos mais de 70 mil novos casos de câncer por ano, e o yoga faz parte das ações de prevenção e de combate à doença, juntamente com ter uma boa alimentação, dormir bem, fazer atividades físicas e meditar”, disse o mastologista Rodrigo Souto, diretor da Pró-Onco e do Instituto Oncomed.

Durante o Outubro Rosa em Niterói, também são realizadas sessões gratuitas de yoga ao ar livre (Fotos: Divulgação Oncomed)

Esses e outros benefícios do yoga foram confirmados por praticantes do aulão gratuito realizado pelo estúdios, entre eles a dona de casa Regina Célia Rocha, 56 anos, e a professora aposentada Neide Martins, 58. Moradoras de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, as duas levaram a também vizinha e amiga Zuleika Duarte, aposentada de 68 anos que participou pela primeira vez da atividade.

Adorei. Foi tudo muito leve e abençoado por esse visual maravilhoso da praia, sob esse céu azul iluminado pelo sol, em uma energia maravilhosa e ainda sem custos. Só tivemos mesmo que trazer uma canga”, disse Zuleika.

Nosso Dia Punk é ponto alto da programação

A programação prossegue sábado (11), no já tradicional Nosso Dia Pink (NDP), com um dia inteiro de palestras,  atividades de beleza, cultura e muita interação no Reserva Cultural, em São Domingos (rua Visconde do Rio Branco, 880). O evento é o mais esperado da programação que as duas clínicas de Niterói promovem neste mês.

Criado há nove anos para reforçar a autoestima de mulheres em tratamento do câncer de mama, o NDP vem atraindo por ano mais de 500 pessoas em um dia inteiro de palestras, mesas-redondas e atividades de beleza, cultura, música, teatro e cuidados em geral com a doença.

O evento reúne médicos e profissionais de saúde para levar conhecimentos sobre o câncer, além de influencers e outras personalidades que venceram ou ainda tratam a doença, e dividem suas experiências e desafios com pacientes na plateia formada, em sua maioria, por mulheres. Entre os médicos está o mastologista Daniel Buttros, que tem mais de 1 milhão de seguidores.

O Outubro Rosa nos ajuda a conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Mas não são só exames que contribuem para o processo de cura. É fundamental a adoção de hábitos saudáveis, como não fumar e evitar o álcool, manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios. Tudo isso aumenta as chances de cura e nos permite salvar vidas, acreditem”, destacou o mastologista Rodrigo Souto.

Jornada Médica no Hospital Icaraí

Seguindo a agenda do Outubro Rosa da Pró-Onco Mulher e Oncomed, das 14h às 17h do dia 23 haverá atividades de integração e orientação sobre a doença no espaço cultural da Oncomed (Rua Arariboia 6, em São Francisco).

Já no dia 25, último sábado de outubro, médicos de diversas especialidades se reúnem para a troca de experiências com apresentação e discussão de casos clínicos do câncer durante a Jornada Médica que chega também à 9ª edição e acontece no Hospital Icaraí.

Fechando a programação, a Oncomed inaugura na tarde do dia 29 um espaço junto à clínica Pró-Onco Mulher, no Niterói Shopping, no Centro da cidade.

Fonte: Prefeitura de Niterói, Unimed Leste Fluminense, Instituto Oncomed e Onco-Pró Mulher

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *