Rio abre campanha de vacinação antirrábica

Mais de 670 mil cães e gatos devem ser vacinados no Rio. 8º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer é destaque da Agenda Positiva da semana

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

 

Começa no próximo sábado, dia 25 de setembro, a Campanha de Vacinação Antirrábica 2021 da cidade do Rio de Janeiro. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 80% dos animais, como recomendam a Organização Mundial de Saúde (SMS) e o Ministério da Saúde, totalizando 670 mil cães e gatos.

 

A vacinação é uma das principais ferramentas utilizadas no controle da raiva, doença que não é notificada em animais domésticos no município do Rio desde 1995. Poderão ser vacinados na campanha cães e gatos a partir dos três meses de idade e adultos saudáveis, e também aqueles que expiraram o ciclo de 12  meses da última vacinação.

A alteração na data de início da campanha – de 11 para 25 de setembro – foi necessária porque a Prefeitura do Rio aguardava os resultados das análises feitas em cães e gatos que sofreram reações após serem imunizados contra a raiva na cidade de Magé, na Baixada Fluminense.

A aplicação será sempre das 9h às 17h, de forma escalonada, em cinco grupos de bairros da cidade, com mais de 700 pontos de vacinação no total. Os endereços de todas as unidades estão neste site. O primeiro grupo reúne bairros do Centro e da Zona Sul, além de Ilha do Governador, Tijuca e São Cristóvão.

Os próximos grupos de bairros receberão a campanha nos dias 9 e 23 de outubro e 6 e 27 de novembro. Os locais, no entanto, podem ser alterados até as datas marcadas. A população pode obter outras informações nas redes sociais da Vigilância Sanitária e no site rio.rj.gov.br/web/vigilanciasanitaria.

8º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer

Evento debate estratégias para o diagnóstico precoce, acesso aos tratamentos, inovação, qualidade de vida do paciente e o impacto da pandemia no setor. A oitava edição do Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, que será realizada de 20 a 24 de setembro de 2021, trará debates sobre promoção, prevenção, tratamento, gestão, financiamento e inovação no âmbito da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer.

Ainda por conta das restrições impostas pela pandemia, este ano o evento permanecerá no formato digital. As discussões poderão ser acompanhadas em uma plataforma digital inovadora, que permitirá ao público acesso a palestras simultâneas, interação com os palestrantes e demais congressistas, quiz informativo e exposição de projetos e ações, os chamados “estandes virtuais”.

Dentre os convidados para os mais de 45 painéis estão líderes da saúde nacionais e internacionais, de diversos setores da Saúde, como o ex-diretor presidente da Anvisa, Gonzalo Vecina Neto e a diretora-geral do Inca, Ana Cristina Pinho Mendes Pereira, entre outros médicos, profissionais de saúde e representantes de entidades de pacientes.

O painel de abertura, no dia 20, às 16h, tem o tema “Câncer: responsabilidade e ação de todos para transformarmos a realidade no país”, com a Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia. O 8º Congresso TJCC é realizado pelo Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, que tem como objetivo levantar as principais dificuldades na Oncologia brasileira e propor as soluções necessárias aos órgãos responsáveis. As informações completas estão em www.congresso.tjcc.com.br.

Com Assessorias

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!