Agenda Positiva: contra esporotricose, Rio faz mutirão para castrar gatos

Palestra sobre Alzheimer, ‘Mini Casa’ da Esclerose Múltipla, congresso de Nefrologia, sessão de cinema para autistas e estudo sobre acidentes de trânsito são outros destaques da Agenda Positiva

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

A campanha para castração de gatos, uma medida de saúde pública para tentar conter um surto de esporotricose no Rio de Janeiro, é o principal destaque da nossa Agenda Positiva desta semana.

Antecipando o Dia Mundial do Alzheimer, haverá palestra gratuita no dia 20, no Recreio. Neste domingo, (16) acontece uma sessão de cinema para autistas no São Gonçalo Shopping. Entre os dias 18 e 21, a Michelin apresenta estudo sobre acidentes de trânsito e simulador de capotagem na Facha Botafogo.

E nos dias 19 a 22 acontece o Congresso Brasileiro de Nefrologia. Registramos ainda os 25 anos da Perinatal e o prêmio de gestão recebido pela Rede D´Or São Luiz, além de vagas para deficientes no Metrô Rio.

DIA 14

Mini Casa da Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla (EM) impacta de maneira significativa a vida de cerca de 35 mil brasileiros. Quem convive com a doença enfrenta diariamente desafios como sensação de membros pesados, dificuldades de caminhar, confusão mental e perda gradativa de visão. Para ajudar a evitar acidentes, nesta sexta-feira (14), às 14h, o Rio de Janeiro receberá a Mini Casa da Esclerose Múltipla, no Pestana Rio Atlântica Hotel, com evento para pacientes, cuidadores e familiares.

Além disso, a Mini Casa da Esclerose Múltipla está disponível no local para a visitação. A edição mini tem como objetivo simular em menor escala as experiências da Casa da Esclerose Múltipla, que ficou instalada no Parque Prefeito Mário Covas, em São Paulo (SP), no início de agosto.

A versão traz alguns ambientes:  sala, cozinha, metrô e escritório. “Cada representação de espaço possui elementos que ajudam o participante a entender melhor as dificuldades do paciente. Na cozinha, por exemplo, encontram-se copos e outros itens pesados que simulam a fadiga e enrijecimento muscular”, comentou Raquel Vassão, Therapeutic Area Head da Merck.

O encontro é promovido com apoio da Academia Brasileira de Neurologia Regional Rio de Janeiro (Anerj) e da Associação de Pacientes de Esclerose Múltipla do Estado do Rio de Janeiro (Apemerj).

DIA 15

Agendamento para campanha de castração de gatos

A Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses vai realizar 130 cirurgias de castração de gatos, neste sábado (15), no Instituto Jorge Vaitsman, a partir das 9h. O próximo mutirão será no dia 6 de outubro e o agendamento já pode ser feito a partir do dia 25 de setembro. Até dezembro, haverá mais três. O objetivo é chegar a 650 cirurgias.
No local também serão realizadas palestras sobre a esporotricose, uma doença que está epidêmica no município do Rio, acometendo gatos, cães e humanos. No ano passado, o total de atendimentos foi de 12.407, sendo 3.635 casos novos. Neste ano, até junho, foram 6.147, sendo 1.396 novos animais.
Haverá distribuição de material gráfico sobre a nova campanha “Esporotricose – o cuidado é a principal cura”, para que o público presente compartilhe as informações com amigos e vizinhos. Esse é o segundo mutirão do ano,  atender aos animais agendados no dia 4 de setembro.
A castração faz parte da rotina do instituto, que também beneficia cães. Somente neste ano, fora o mutirão, foram realizadas 2.018 cirurgias, sendo 955 em cães e 1.063 em gatos. No ano passado, houve 3.315 cirurgias, sendo 1.540 em cães e 1.775 em gatos. Durante o procedimento cirúrgico, o animal terá um chip implantado no corpo, para monitoramento
Além de alertar sobre a epidemia da doença, a nova campanha incentiva o dono do animal a tomar alguns cuidados para prevenir a doença e orienta sobre os sintomas, para que o tratamento seja iniciado o mais cedo possível, caso o animal esteja contaminado.
No ano de 2016 foram 13.536 atendimentos. Em 2017, a SMS registrou 892 pacientes com a infecção na pele e, em 2016, 817. Números bem maiores que 2015 e 2014, que registraram 495 e 327, respectivamernte. O atendimento pode ser realizado na unidade de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) mais próxima da casa do paciente.

DIA 16

Sessão de cinema para crianças autistas

Neste domingo, dia 16, às 11h, acontece a Sessão Azul no São Gonçalo Shopping, com a exibição do filme “Os jovens titãs em ação”, exclusivo para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O ambiente é customizado, o que torna ainda mais confortável a experiência de ir ao cinema e proporciona um momento de lazer adequado para os pequenos e sua família.

Durante a exibição do filme, profissionais e especialistas estarão na sala para dar suporte na adaptação ao ambiente, além de auxiliar as crianças e pais que precisarem de alguma ajuda. O objetivo da sessão é buscar opções de lazer especialmente voltada para pessoas com TEA e seus responsáveis.

DIAS 18, 19 E 20

Estudo inédito sobre acidentes de trânsito

A Michelin vai lançar a quarta edição do programa Michelin Best Driver e a apresentação de um estudo inédito sobre os acidentes de trânsito no Brasil. Para esta edição, a Michelin inovou ao trazer para a universidade Facha Botafogo, um simulador de capotagem que permite que as pessoas vivam a experiência real de um capotamento. O objetivo dessa ação é alertar para a importância do uso de segurança e reduzir o número de mortes e feridos no trânsito.

O simulador estará disponível exclusivamente para os participantes no dia do lançamento do Michelin Best Driver. Em setembro, passará por universidades das principais cidades do país e depois, será aberto ao público na Praia de Copacabana, durante a semana nacional do trânsito.

De acordo com os organizadores, o estudo a ser apresentado revela que o Brasil não irá cumprir a meta acertada com a ONU em novembro do ano passado, pela qual o país se comprometeu em reduzir à metade o número de acidentes de trânsito até 2020.

 O Rio de Janeiro, porém, se destaca dos demais estados ao apresentar redução de 30% nas mortes por acidente de trânsito, frente à média nacional de 19,4%. O resultado foi consequência direta da implantação da Lei Seca na cidade.

DIAS 19 A 22

Congresso de Nefrologia no Rio

Promovido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a edição de 2018 do Congresso Brasileiro de Nefrologia (CBN) traz vasta programação de cursos, palestras e premiações, com apresentações de especialistas nacionais e internacionais. O evento será realizado  de 19 a 22 de setembro, no Hotel Windsor Oceânico, Rio de Janeiro (RJ), juntamente com o XVII Congresso Brasileiro de Enfermagem em Nefrologia, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Enfermagem em Nefrologia (Soben).

Dentre as premiações entregues durante o evento, um dos destaques será o “Prêmio Jovem Pesquisador” para o melhor trabalho desenvolvido no Brasil, por estudante de graduação ou pós-graduação com menos de 35 anos “Uma de nossas metas é estimular a atuação de jovens cientistas em busca de avanços importantes para a medicina, em especial, para a nefrologia”, afirma a presidente da SBN, Carmen Tizanno.

DIA 20

Palestra gratuita sobre Alzheimer

Uma das doenças degenerativas do cérebro que mais cresce entre os idosos é o Alzheimer. Hoje é uma das formas mais comuns de demência. No dia 20 de setembro, quinta-feira, às 18h30, o neurologista André Lima vai realizar  uma palestra sobre o assunto na Clínica Neurovida. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones: 3738-9800/97513-2413 (whatsapp). Vagas limitadas. A Neurovida fica na  Av. Lúcio Costa, 17.970 – loja E, esquina com a Rua Gilka Machado, no Recreio dos Bandeirantes.

O evento acontece para chamar atenção para o Dia Mundial de Combate a Doença de Alzheimer (21 de setembro). A doença acomete aproximadamente entre 50 e 60% da população idosa mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde. “Ainda não há um diagnóstico definitivo, apenas um diagnóstico de exclusão. No momento não há cura e não tem como ser evitada.  O que é possível fazer é minimizar as causas ainda quando se é jovem tendo uma melhor qualidade de vida”, destaca o especialista.

DIA 21

Impacto de mudanças climáticas em pauta

Crises de refugiados, catástrofes climáticas, cooperação internacional e o papel das forças militares estão na agenda do evento, que é o principal fórum internacional de segurança da América Latina que acontece no dia 21 de setembro, no Rio de Janeiro. A 15ª edição da Conferência Internacional de Segurança Forte de Copacabana terá como tema “Gerenciamento de Crises Internacionais: Desafios e Perspectivas para a América Latina e a Europa”.

Organizado anualmente no Rio de Janeiro pela Fundação Konrad Adenauer (KAS, Alemanha) em parceria com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), com o apoio da Delegação União Europeia no Brasil, o evento acontece  no Hotel Sheraton Grand Rio, em São Conrado, zona sul da cidade. São esperados aproximadamente 350 participantes. A abertura do evento será feita pelo diretor da KAS no Brasil, Jan Woischnik, pelo presidente do Cebri, José Pio Borges, e pelo Embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho. 

Com a presença do representante para a região Indo-Pacífico da Diretoria-Geral de Relações Internacionais e de Estratégia do Ministério da Defesa da França, Nicolas Regaud, o segundo painel discutirá o impacto das mudanças climáticas sobre crises internacionais e como elas ameaçam a segurança internacional. Regaud debaterá o tema com o diretor-executivo da Sociedade de Legislação Ambiental do Peru, Pedro Solano, com o diretor da Fundação Munich Re, Thomas Loster e com Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente do Brasil e parceira sênior do Cebri.

O terceiro painel será aberto por Henning Speck, assessor de Política Externa e Segurança do Grupo Parlamentar CDU/CSU no Parlamento Federal Alemão e abordará estratégias para o gerenciamento dos fluxos migratórios de refugiados. A fuga em massa de cidadãos em diferentes regiões do mundo torna o tema extremamente sensível para europeus e latino-americanos.

 VEJA MAIS

Vagas para deficientes no Metrô Rio

O MetrôRio tem vagas de emprego abertas para pessoas com deficiência. As oportunidades são para auxiliar de operação. O candidato precisa ter o CID (Classificação Internacional de Doenças) e o laudo atualizado que comprove a deficiência. Além disso, é necessário ter Ensino Médio completo e experiência com atendimento ao público ou atividades similares.

O horário inicial de trabalho é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, com curso de formação e possibilidade de crescimento na empresa, com aumento da carga horário para 8 horas por dia, em regime de escala. O MetrôRio oferece, além do salário, benefícios como vale transporte, vale refeição, cesta básica, assistência médica e odontológica, seguro de vida, previdência privada e participação nos resultados.

Os interessados devem acessar o site do MetrôRio (www.metrorio.com.br/trabalhe-conosco), clicar em “conheça nossas vagas” e se cadastrar. Não há data limite para a inscrição.

Mais de 120 mil partos em 25 anos

A Perinatal completa 25 anos com mais de 120 mil partos e atendido mais de 24 mil bebês em suas UTI’s Neonatais no Rio de Janeiro. A maternidade também ultrapassou a marca das 3 mil cirurgias cardíacas após a criação do Centro de Cirurgia Cardíaca Neonatal e Pediátrica. Especializada no atendimento pleno a mulher, mãe ou não, e ao recém-nascido, a instituição se tornou referência no tratamento de gestações e bebês de alto risco.

Ano passado, as duas unidades do Grupo conquistaram diferentes certificados de acreditação. A Barra recebeu a Certificação de Acreditação Canadense Internacional QMentum Diamante, sendo considerada pelos avaliadores um dos hospitais mais seguros do mundo. Já Laranjeiras, obteve o selo ONA 3, concedido pela Organização Nacional de Acreditação. Trata-se do nível máximo de certificação que reconhece a excelência em gestão. A instituição foi a segunda maternidade do Rio de Janeiro a receber esse título, sendo a primeira a Perinatal da Barra.

Grupo hospitalar recebe prêmio de gestão

O grupo Rede D’Or São Luiz  anunciou que foi escolhido como a melhor empresa na área da saúde pelo Estadão Empresas Mais, que este ano está em sua quarta edição. Os critérios foram receita, porte, lucratividade e consistência histórica de resultados. O evento, que celebrou as empresas de melhor resultado e impacto positivo na economia, aconteceu na manhã desta quinta-feira (13).

Para a escolha das três primeiras colocadas em cada um dos 23 segmentos foi analisado um conjunto de 3,6 mil companhias brasileiras em parceria com a FIA e a Austin Rating. Foi desenvolvida uma metodologia exclusiva, que reuniu a análise de informações históricas e a consolidação de dados financeiros disponíveis nos balanços publicados pelas próprias empresas avaliadas.

BNDES vai apoiar melhoria das Santas Casas

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou nesta sexta-feira, 14, Acordo de Cooperação Técnica com o Hospital Sírio-Libanês para a realização de ações voltadas à melhoria de gestão, governança e qualidade das entidades filantrópicas, as chamadas Santas Casas, que atendam no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Em conjunto, as duas instituições propõem-se a estruturar um modelo de referência para diagnóstico, planejamento e implantação de melhorias operacionais e de gestão das entidades filantrópicas, bem como a definição de indicadores para acompanhamento das operações a serem financiadas pelo Banco.

Primeiro parceiro definido pelo BNDES, o Sírio-Libanês integra o grupo de cinco hospitais reconhecidos como de excelência pelo Governo Federal, colaborando com o fortalecimento do SUS ao executar projetos do Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). 

O Sírio-Libanês atende mais de 15 mil pacientes por mês em seus serviços para a rede pública de saúde. Em operação desde 2010, o BNDES Saúde conta com uma carteira de contratos da ordem de R$ 2 bilhões para apoio a projetos de dois tipos: investimentos físicos e reestruturação financeira.

No Brasil, cerca de 75% da população depende exclusivamente do SUS. Com mais de 2.000 unidades hospitalares, as instituições filantrópicas são responsáveis por aproximadamente 37% dos leitos disponíveis e 42% das internações hospitalares. Nos serviços de média e alta complexidade, essas instituições respondem por 60% das internações no SUS em todo o país.

Da Redação, com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!