Psicólogos voluntários atendem gratuitamente em comunidades cariocas

Instituto de Medicina e Cidadania (IMC) já atendeu 2.065 pessoas de junho de 2017 até julho de 2022. Trabalho foi ampliado na pandemia

Atendimento em Psicologia realizado pelo Instituto Medicina e Cidadania (Foto: Divulgação)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Os problemas de saúde mental têm se apresentado de maneira muito séria e grave em todo o Brasil e no mundo, principalmente devido à pandemia da Covid 19. Daí a importância da campanha Setembro Amarelo que este ano tem como lema “A vida é a melhor escolha”.

Neste cenário, merece destaque o trabalho voluntário que vem sendo realizado há seis anos por profissionais de saúde do Instituto de Medicina e Cidadania (IMC), organização sem fins lucrativos, nas três comunidades Morro Azul, no Flamengo, Parque da Cidade, na Gávea e Tavares Bastos, no Catete. Dentre eles, o programa de atenção psicológica.

Durante todo esse período, um grupo de oito psicólogos e dois psiquiatras vem realizando atendimento voluntário aos moradores das três comunidades onde o IMC atua. Juntos, eles atendem famílias, crianças, adolescentes e adultos, seja de forma individual ou em grupos de famílias, desenvolvendo um trabalho de parceria e apoio, com resultados importantes para essas pessoas, seja para tratamento da ansiedade, depressão, transtorno alimentar, traumas de violência, entre outros.

Psicólogos voluntários dão atendimento gratuito em comunidades pelo Instituto Medicina e Cidadania (Foto: Divulgação)

De junho de 2017 até julho de 2022 foram atendidas 2.065 pessoas pelos profissionais de psicologia, inclusive na pandemia, de forma presencial e online. A equipe de psicologia atua em conjunto com demais profissionais de saúde voluntários do Instituto de Medicina e Cidadania (IMC), entre eles, médicos de várias especialidades, nutricionista e fisioterapeuta.  O grupo de psicologia é coordenado pela psicóloga Nara Matos e conta com mais sete psicólogos.

“Fazer um trabalho voluntário é uma bela missão de compromisso com pessoas e comunidades que não têm condições de arcar com tratamentos de saúde e, principalmente, de saúde mental. Para nós, psicólogos, é uma grande alegria poder atuar junto com o IMC, pois é parte de nosso dever poder contribuir com o bem-estar e melhores condições de vida de tantas pessoas que requerem e merecem, como todos nós, o direito à saúde e à vida”, enfatiza a psicóloga.

Para Nara Matos, “coordenar essa equipe de psicólogas e psicólogos, nesse trabalho, e ver cada um com um desafio e um resultado especial é ter a certeza de que nosso trabalho gera um impacto positivo e é muito importante para a melhoria das condições de vida dessas comunidades”. Além disso, este trabalho serve de inspiração para atrair mais voluntários da psicologia para fazerem parte do IMC.

O Instituto de Medicina e Cidadania fica localizado na Rua Conde Lages 44,  sala 1201 a 1203 , Glória. Os interessados devem fazer contato nos telefones da secretaria do instituto: 21-96447-1849 ou 21-98075-7950.

Confira o Especial Setembro Amarelo do Portal ViDA & Ação

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!