Atuar em pesquisa clínica no Brasil pode ser desafiador e desgastante devido à falta de incentivos. Para mudar essa realidade, em todo o mundo são criadas iniciativas para prestar o devido reconhecimento aos pesquisadores e motivar a comunidade científica a seguir com suas investigações de excelência e renovar seu desejo de ajudar as futuras gerações.

Um deles é o Prêmio Renata Thormann Procianoy, uma iniciativa do Instituto Projeto Cura que incentiva a realização da pesquisa clínica no Brasil. A quinta edição da premiação, anunciada durante o Best of Asco (American Society of Clinical Oncology) 2023, foi realizada nesta sexta-feira, 16 de junho, em São Paulo.

A cerimônia acontece anualmente como parte da programação principal do evento realizado pelo Latin American Cooperative Oncology Group e Ética – Pesquisa e Ensino (Lacog). O estudo vencedor foi o “Lacog 1018”, que foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o benefício da combinação de letrozol + palbociclibe em mulheres com câncer de ovário avançado, politratadas e que expressavam receptores hormonais.

O prêmio foi entregue pela presidente do Instituto Projeto Cura, Fernanda Schwyter, e pelo presidente da Comissão Científica, Max Mano, a Fernanda Bronzon Damian, investigadora principal, e Andreia Melo, co-autora do Estudo Lacog 1018. Outros co-autores são Graziela Zibetti Dal Molin, Angelica Nogueira Rodrigues, Aknar Freire de Carvalho Calabrich, Gustavo Werutsky, Elias Abdo Filho, Taiane Francieli Rebelatto, Rafaela Gomes de Jesus e Mirela Foresti Jimenez.

Conheça vencedores de edições anteriores

O Instituto Projeto Cura promove a entrega desde 2019 do prêmio que elege o melhor trabalho brasileiro enviado para o Encontro Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO). Ao longo de suas edições, a iniciativa já homenageou importantes e reconhecidos profissionais brasileiros.

Thiago Bueno de Oliveira foi premiado em 2019 pelo trabalho que tratou da avaliação prospectiva de células tumorais circulantes (CTCs) analisadas em amostras de sangue, antes e após o tratamento em pacientes com câncer de cabeça e pescoço localmente avançado.

O médico Fernando Maluf foi premiado em 2020 por conta de estudo 100% brasileiro sobre uma nova droga para o câncer de próstata em estágios avançados (Foto: Divulgação)

Em 2020, foi a vez de Fernando Maluf com um estudo 100% brasileiro sobre uma nova droga para o câncer de próstata em estágios avançados, que envolveu 14 centros de pesquisa.

Já em 2021, o prêmio foi para Luciana Landeiro (acima) com o “Estudo randomizado com uso de aquecedor elétrico de mãos versus observação para reduzir o desconforto durante o resfriamento do couro cabeludo, para prevenção da alopecia induzida pela quimioterapia”.

Em 2022, Verônica Torres, investigadora principal do “Estudo prospectivo avalia o desempenho da equação 2021 CKD-EPI sem coeficiente racial em adultos com tumores sólidos”, foi contemplada com a premiação.

 

 

Prêmio é homenagem a filha de psiquiatra que foi alvo de pesquisa clínica

O Prêmio Renata Thormann Procianoy é um reconhecimento às pesquisas que identificaram e trataram a psiquiatra e pesquisadora Nora Thormann Porcianoy. Após dois anos de tratamento, o caso foi incluído em pesquisa clínica coordenada pelo médico peruano Roberto Miranda no hospital MD Anderson, da Universidade do Texas (EUA).

O nome é uma homenagem à Renata, filha de Nora, que ajudou na busca por pesquisas para diagnosticar e curar um problema de saúde da mãe. Meses depois da pesquisa clínica, Renata sofreu um acidente de carro e faleceu, completando dez anos neste ano. O depoimento de Nora pode ser conferido aqui.

“A avaliação do Prêmio Renata Thormann Procianoy é feita por uma comissão científica formada por médicos pesquisadores associados ao LACOG”, afirma a presidente do Instituto Projeto Cura, Fernanda Schwyter.

O Instituto  Projeto Cura  é uma entidade sem fins lucrativos, promove atividades, sociais, científicas e educativas para ampliar a conscientização da sociedade civil sobre os benefícios das pesquisas clínicas e  captar recursos para o financiamento dos estudos  acadêmicos, para o enfrentamento do câncer no Brasil.

O vencedor do Prêmio Renata Thormann Procianoy – edição Brasil 2023 terá o resultado divulgado pelas redes sociais do Instituto Projeto Cura.

Leia mais

Pesquisa clínica avança no Brasil: confira 7 perguntas e respostas
SUS recruta 150 voluntários para pesquisas clínicas
Asco 2023: conheça pesquisas brasileiras no combate ao câncer

 

Atualizado em 19/6/23

Shares:

Posts Relacionados

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *