Um recente estudo realizado por pesquisadores alemães causou grande repercussão ao revelar o tamanho médio do órgão genital masculino em diferentes países ao redor do mundo. De acordo com o estudo divulgado no site WorldData.com, o Equador lidera a lista com uma média impressionante de 17,61 cm, seguido por países como Camarões, Bolívia e Sudão. O Brasil figura na 23ª posição, com uma média de 15,22 cm.
Diante desse cenário, cada vez mais homens estão buscando soluções para melhorar não apenas a aparência, mas também a função de suas genitálias. É nesse contexto que surgem os procedimentos de estética genital masculina, oferecendo uma variedade de opções para atender às necessidades individuais de cada paciente.
Esses procedimentos não só melhoram a aparência física, mas também têm um impacto significativo na autoestima, no desempenho sexual e na confiança dos pacientes. É fundamental buscar orientação de um profissional qualificado porque a estética genital masculina vai muito além da simples vaidade, é uma questão de saúde e bem-estar emocional para muitos homens”, afirma Tiago Mierzwa, urologista e andrologista especialista em saúde sexual masculina.
Marido de Gretchen faz engrossamento peniano

O marido de Gretchen, o saxofonista Esdras de Souza, por exemplo, se rendeu a um procedimento estético íntimo que chamou atenção dos internautas. Em um vídeo publicado no Instagram recentemente, ele apareceu ao lado da esposa destacando o quanto está feliz com o resultado. Entre críticas e elogios dos fãs na internet, o que ficou de questionamento foi: o que é um preenchimento peniano e para quê serve?
O preenchimento peniano é uma técnica usada para aumentar o diâmetro do pênis e não o comprimento, embora quando em estado flácido o procedimento permita maior visibilidade e menos retração do pênis. Conforme Mierzwa, esta é uma opção não invasiva que utiliza preenchedores de ácido hialurônico injetados diretamente sob a pele do pênis, em um local específico conforme necessidade, proporcionando um resultado seguro, eficaz e duradouro a homens que desejam melhorar a estética genital masculina.
Usamos uma técnica desenvolvida há anos, e que oferece uma solução segura, acima de tudo. O procedimento possui alta taxa de satisfação entre os pacientes e é uma opção viável para quem deseja aumentar o diâmetro peniano quando aplicado com profissional especializado em estética genital masculina”, explica o médico.
Leia mais
Cirurgias e procedimentos íntimos: conheça as últimas novidades
Dormir sem calcinha é bom para a saúde íntima
Mulheres buscam estética íntima por mais prazer e autoestima
Estética íntima em alta no Brasil: e não é só entre elas

O aumento dos cuidados com o corpo e a autoestima, aliado ao avanço das técnicas e tecnologias no setor de estética, tem impulsionado um crescimento da oferta e da procura por tratamentos íntimos. De acordo com a mais nova Pesquisa Global Anual sobre Procedimentos Estéticos/Cosméticos da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), divulgada em junho, o Brasil é um destaque mundial nessa vertente.
Em 2023, por exemplo, nenhum outro país monitorado pela entidade registrou índices maiores de procedimentos de rejuvenescimento íntimo (12.839) e de labioplastia ou ninfoplastia (28.478), quanto o nosso. Nesse contexto, cresce também a oferta de variados procedimentos não cirúrgicos ou terapêuticos em estética íntima, visando à harmonia visual e funcional da região genital, tanto feminina quanto masculina, sempre respeitando a fisiologia e as necessidades específicas dessa região do corpo.
Esses números despertam não apenas curiosidade, mas também reflexões sobre a percepção da masculinidade e a busca pela estética genital masculina. Para muitos homens, a preocupação com o tamanho e a aparência de seus órgãos genitais pode afetar significativamente sua autoestima e confiança, influenciando até mesmo seu desempenho sexual.
A estética genital masculina tem ganhado destaque nos últimos anos com um crescente número de homens buscando melhorar a aparência e função de suas genitálias. Esses procedimentos visam não apenas aprimorar a aparência física, mas também proporcionar benefícios psicológicos e de saúde“, explica o especialista.
Leia mais
Mais de 5.600 brasileiros tiveram pênis amputados por câncer
Um entre 4 pacientes de câncer de pênis sofrem amputação do órgão
Não é só próstata: homens devem ficar atentos ao câncer de pênis
Câncer de pênis: mais de mil brasileiros tiveram órgãos amputados em dois anos
Os principais procedimentos para melhorar a aparência genital masculina
Entre os procedimentos para melhorar a estética genital masculina estão:
– Remoção das glândulas de Tyson: Um procedimento simples e eficaz para remover protuberâncias indesejáveis na coroa da glande, nos casos de hipertrofia das glândulas, proporcionando uma superfície genital mais lisa e esteticamente agradável.
– Lipoaspiração e dermolipectomia de púbis: Cirurgias plásticas realizadas para remover o excesso de gordura e pele na região genital, melhorando a aparência estética e promovendo uma maior autoconfiança.
– Escrotoplastia: Procedimento cirúrgico para corrigir condições estéticas como a sinéquia penoescrotal, proporcionando uma aparência de aumento peniano e aumentando a autoestima do paciente.
– Engrossamento peniano: Uma opção não invasiva, realizado em consultório com anestesia local, para homens que desejam aumentar o diâmetro peniano, oferecendo resultados seguros e efetivos.
– Cirurgia de fimose com grampeamento: Um procedimento para tratar fimose realizado com anestesia local, em 5 minutos, de rápida recuperação e cicatrização com excelente aspecto estético.
Benefícios e avanços em procedimentos menos invasivos
Os avanços na medicina têm permitido o desenvolvimento de procedimentos menos invasivos, o que não apenas reduz o tempo de recuperação, mas também minimiza os riscos associados a intervenções cirúrgicas mais tradicionais.
Isso significa que os pacientes podem alcançar os resultados desejados de forma mais rápida e com menor impacto em sua rotina diária. Sobre as opções de tratamento mais adequadas que vão garantir resultados satisfatórios e seguros, o médico explica.
Procedimentos estéticos na região íntima masculina
De acordo com Tiago Mierzwa, a estética genital masculina tem ganhado destaque nos últimos anos com um crescente número de homens buscando melhorar a aparência e função da área íntima. Os procedimentos visam não apenas aprimorar a aparência física, mas também proporcionar benefícios psicológicos e de saúde.
É polêmico porque ainda convivemos em uma sociedade que condena muito o que é relacionado à sexualidade, mas procedimentos estéticos genitais, tanto femininos quanto masculinos, podem impactar diretamente na autoconfiança e a autoestima dos pacientes”, explica Mierzwa.
Dentre as técnicas mais comuns na estética genital masculina, estão o dermolipectomia e lipoaspiração de púbis para aumento peniano (casos de lenja embutido), cauterização das glândulas de Tyson, o “lifting” escrotal ou escrotoplastia (plástica da bolsa escrotal) e o engrossamento ou preenchimento peniano, caso do procedimento realizado pelo marido de Gretchen.
Remoção das glândulas de Tyson
O número de publicações sobre o assunto, assim como as recomendações das principais sociedades mundiais vem atualizando constantemente, trazendo cada vez novidades e dados sobre esse tema.
Cada vez mais homens estão buscando melhorar a estética genital e a remoção das glândulas de Tyson é um procedimento algumas vezes buscado. Localizadas na coroa da glande, são pequenas protuberâncias que, mesmo não sendo prejudiciais à saúde, podem ser consideradas indesejáveis quando aumentadas em tamanho.
O procedimento é simples e realizado por meio de cauterização. Com duração entre 10 a 15 minutos, a remoção pode ser feita no consultório médico com anestesia local. Durante a remoção, um bisturi elétrico ou laser é utilizado para eliminar as glândulas, resultando em uma superfície genital aprimorada esteticamente.
Após a cauterização, o retorno às atividades diárias é imediato, sendo que a retomada da atividade sexual completa normalmente ocorre entre duas a três semanas após o procedimento. Segundo Dr. Tiago Mierzwa, a função e sensibilidade do pênis não são afetadas pela remoção.
Lipoaspiração de púbis e dermolipectomia de púbis
A lipoaspiração e dermolipectomia de púbis são procedimentos cirúrgicos realizados na região genital para remover o excesso de gordura e pele. Enquanto a lipoaspiração foca na remoção da gordura localizada no púbis para melhorar a estética, a dermolipectomia é recomendada para tratar a flacidez e o excesso de pele, frequentemente resultantes de perda de peso significativa ou envelhecimento.
Ambos os procedimentos são realizados com anestesia geral ou raquidiana, sempre com equipe multidisciplinar para otimizar os resultados e definir a abordagem mais adequada para cada paciente. Com isso obtemos resultados satisfatórios e uma recuperação eficaz mediante o seguimento das orientações médicas pós-operatórias. Recomenda-se sempre a consulta a um urologista ou andrologista experiente para garantir a avaliação e execução segura das técnicas para cada caso.
Homens estão cada vez mais preocupados com a aparência
Os procedimentos compreendidos pela estética íntima são diversos. Dentre os principais tratamentos, destacam-se práticas como clareamento genital, tratamento de cicatrizes e foliculites, rejuvenescimento vaginal (pelo qual passou a cantora Gretchen há três anos) e preenchimento de lábios.
As inovações mais recentes, entretanto, apresentam a aplicação de diversas tecnologias já conhecidas e exploradas pela estética, como lasers íntimos, para estimular a produção de colágeno e melhorar a saúde vaginal; e o lifting de mamas, que tem o objetivo de remodelar e proporcionar mais firmeza aos seios, por meio do uso de dermocosméticos e aparelhos de última geração.
Uma das principais referências do Brasil no assunto e curadora de conteúdo do 1º Simpósio de Estética Íntima – evento integrado aoEstetika 2024 – 30ª Feira e 30º Congresso Científico Internacional de Estética, que acontece neste dia 27 -, a esteticista, fisioterapeuta e biomédica Daniela Moleiro observa que a tendência está associada à ampliação do debate sobre autoestima e à disseminação de informações sobre saúde íntima e sexual.
Além de proporcionar melhorias estéticas, os procedimentos podem solucionar desconfortos físicos e funcionais, o que causa impacto significativo no bem-estar e na autoconfiança das pessoas. “Ao se sentirem mais confortáveis e satisfeitas com sua aparência íntima, as pessoas tendem a se sentir mais seguras e felizes em sua vida pessoal e sexual, o que tem relação com a saúde mental”, explica a especialista.
Segurança, higiene e ética: mulheres buscam novidades
No entanto, quando se trata da região íntima, que apresenta diversas especificidades, sensibilidades e necessidades diferentes para cada área e tipo de procedimento, é fundamental ter atenção à segurança, higiene e ética, tanto do lado do paciente como do lado do profissional.
É essencial possuir formação especializada, conhecimento anatômico detalhado da região genital e habilidade técnica para garantir resultados satisfatórios e seguros para os pacientes”, destaca Daniela.
A estética íntima é destaque do terceiro dia da edição comemorativa de 30 anos do principal evento de estética, saúde, beleza e bem-estar da América Latina, que acontece de 25 a 28 de julho, no São Paulo Expo. O 1º Simpósio de Estética Íntima conta com nove palestras sobre as mais novas tendências em tratamentos, cuidados pós-procedimento e o impacto desses cuidados na autoestima e qualidade de vida dos pacientes.
Na programação, estão confirmadas, entre outras, palestras sobre:
- microagulhamento íntimo, com a esteticista e fisioterapeuta Mariana Negrão;
- harmonização íntima masculina, com o especialista Diogo Fraga; e
- depilação íntima clareadora, com a esteticista e empresária Cristiane Boneta.
Ao final das palestras, os participantes ainda poderão conferir uma demonstração, transmitida ao vivo de um laboratório remoto, de procedimentos de estética íntima e abordagens sobre anatomia em cadáver fresh frozen.
Novidades em urologia para o Brasil
Em maio, aconteceu também a Reunião Anual da Associação Americana de Urologia (AUA), realizada no Texas (EUA). Reconhecida como uma das principais congregações na área da urologia, a AUA reúne especialistas de todo o mundo para apresentar e discutir as últimas novidades, avanços e tendências no campo. Em 2023, o evento introduziu inovações como o implante para disfunção erétil e ejaculação precoce, bem como o botox peniano.
A importância do que é discutido e apresentado no evento vai além da saúde individual dos pacientes e impacta diretamente na qualidade de vida de casais e na formação de famílias. “A urologia desempenha um papel crucial na saúde e bem-estar de homens e mulheres, e é por isso que é essencial estarmos sempre atualizados e em sintonia com as últimas descobertas e tecnologias”, ressalta o médico, que também é especialista em fertilidade masculina.
Com experiência em outras áreas da Urologia – como cirurgia minimamente invasiva, tratamento de câncer de próstata, disfunção erétil e incontinência urinária -, o profissional participou da Reunião Anual da AUA para acessar o que há de mais avançado na medicina urologista e trazer para seus pacientes no Brasil. “É uma oportunidade única para aprender com os líderes da área, trocar experiências e contribuir para o avanço da medicina”, finaliza.
Com Assessorias





