A pandemia da Covid-19 mudou alguns comportamentos na sociedade, trazendo inclusive novas práticas voltadas à alimentação.  O aumento na procura por produtos saudáveis e naturais por parte dos consumidores impulsiona uma “revolução verde” na indústria alimentícia, com produtos vegetais emergindo como protagonistas.

Alimentos plant-based têm ganhado ainda mais preferência dos consumidores, segundo pesquisa do The Good Food Institute (GFI) Brasil, divulgada em 2022. Pesquisa divulgada pela Kerry Marketing Insights Taste Program em 2023 aponta que rotulagens como ‘vegano’, ‘sem açúcar’ e ‘orgânico’ registraram maior crescimento nos últimos três anos. Também destaca maior procura por alimentos com rótulos limpos, que denominam os produtos ‘clean label’.

Segundo a Euromonitor, o Brasil é o quarto país no ranking das nações que mais consomem alimentos saudáveis. A comercialização de alimentos saudáveis, que incluem produtos sem glúten e orgânicos certificados, atingiu a marca de R$ 100 bilhões em 2020 no país, segundo a BIS Research.

O segmento global de alimentos e bebidas orgânicos deve registrar uma taxa de crescimento anual de 16,44% até 2026, segundo dados do Modorintelligence. Já a Allied Market Research prevê o crescimento anual do mercado de alimentos funcionais de 6,7%, devendo alcançar 268 bilhões de dólares em 2027.

Leia mais

10 mitos e verdades sobre alimentação saudável
6 dicas para manter uma alimentação saudável sem gastar muito
Os 5 benefícios da alimentação saudável

NutriSaúde Summit – o Elo da Indústria Saudável

Esse crescente mercado tem chamado a atenção da cadeia produtiva e de profissionais de saúde.  De olho no futuro do mercado de alimentação saudável no país, a Firjan Sesi, em parceria com o Fórum da Indústria de Alimentos e Bebidas Saudáveis (IAS), promove o NutriSaúde Summit – o Elo da Indústria Saudável, encontro internacional que acontece dias 21 e 22, no Rio de Janeiro.

Nutricionistas, médicos, farmacêuticos, pesquisadores da área de saúde, professores, além de empresários, engenheiros e profissionais de marketing se reúnem na Casa Firjan, em Botafogo, para a primeira edição do evento de nutrição, alimentação saudável e bem-estar. O evento conta com encontros simultâneos em cinco ambientes distintos, com palestras, mesas redondas, oficinas vivenciais, exposições e degustação de produtos da indústria da alimentação saudável.

O evento será uma oportunidade de conectar a cadeia produtiva do setor de alimentos e bebidas com profissionais e pesquisadores da saúde, por meio de discussões científicas, inovações do mercado de saudabilidade e bem-estar, além de reflexões sobre o futuro da alimentação saudável, suplementação e práticas integrativas e complementares de saúde (PICs).

O  NutriSaúde Summit vai apresentar o panorama e as oportunidades de negócios relacionadas ao crescimento mundial do mercado de produtos naturais e saudáveis. Esse aumento é reflexo da mudança de comportamento da população em busca de uma vida mais equilibrada e consciente, com o consumo de produtos mais naturais e saudáveis”, afirma o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.

Leia ainda

Alimentação saudável reduz Doença Inflamatória Intestinal
FAO: 22,5% da população não têm acesso a alimentação saudável
Alimentação saudável se aprende com os pais desde pequeno

Programação científica e atividades nos jardins da Casa Firjan

A programação conta com mais de 50 palestrantes em 34 palestras e mesas redondas, que funcionarão de maneira simultânea,  estarão divididas em três pilares:

  1. Científico, para nutricionistas, médicos, farmacêuticos e engenheiros;
  2. Mercado e Tendências, voltada para empresários, engenheiros, tecnólogos e técnicos de alimentos e bebidas, pesquisadores e profissionais de marketing;
  3. Reflexões, com discussões multidisciplinares para os dois grupos anteriores.

Os participantes terão acesso aos jardins da Casa Firjan, onde serão oferecidas vivências de autocuidado e práticas como meditação, yoga, shiatsu, auriculoterapia e terapias baseadas em som, música e dança, dentre outras atividades.

Entre as novidades do evento está o Diagnóstico ASSTI, um sistema on-line da Firjan Sesi que permite a autoavaliação do seu estilo de vida, para consumo de alimentos saudáveis; traz painéis interativos de consumo consciente, bem como mesa digital interativa para montagem de pratos.

Também serão oferecidas experiências dos produtos e serviços Firjan Sesi em educação nutricional, com oficinas culinárias e de educação do programa Cozinha Brasil. Ainda estarão estacionados nos jardins foodtrucks saudáveis.

A entrada é gratuita, mediante inscrição prévia pelo site https://nutrisaudesummit.com.br/# . O ingresso é solidário – 1kg de arroz ou feijão,  que serão destinados a projetos sociais apoiados pela Firjan Sesi.

Com informações da Firjan e

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *