O jornalista, professor universitário e escritor Jean Wyllys, de 48 anos – que se projetou na política após vencer o programa Big Brother Brasil 2005 – aceitou mais um desafio em sua vida: abandonar o consumo toda e qualquer proteína animal. Ele foi um dos 629 mil inscritos no mundo inteiro que aderiram ao desafio criado pelo Veganuary, organização responsável pela iniciativa global que convida as pessoas a experimentar o veganismo durante o mês de janeiro e pelo resto do ano. Para Wyllys, o desafio foi um divisor de águas que o ajudou a entender o que era o veganismo.

“Antes, quando eu ainda confundia vegetarianismo com veganismo (e o desafio me ensinou claramente a diferença), eu achava que adotar o veganismo custava caro, que eu pagaria muito mais. Mas a verdade é que o veganismo pode sair muito mais barato! Ou seja, além de fazer um bem à saúde individual e coletiva e de respeitar a vida das demais espécies de animais, o veganismo pode ajudar no combate à fome, que é o que mais me preocupa. Ou seja, combate à fome e veganismo não se excluem porque o veganismo não sai caro”, disse o ex-deputado federal.

Mas como tudo na vida, também encontrou algumas dificuldades. “Em meu caso, o desafio se concentrou mais em lutar contra meu desejo de comidas que não sei se realmente desejo ou se fui condicionado a desejar. Também é difícil ser vegano quando seu círculo social não é. Quando a gente convida um amigo a casa ou restaurante, raramente pensa que ele pode ser vegano. E comigo aconteceu muitas vezes de estar em lugares onde não havia opções para veganos”, comentou,

Wyllys, que hoje é doutorando em Ciência Política na Universidade de Barcelona e atua como pesquisador no ALARI at Hutchins Center, de Harvard, ficou tão contente com o resultado do experimento que afirmou que fez uma promessa – e garante que não é de político em ano de campanha. Diz que tentará seguir o novo estilo de vida: “Seguramente já me serviu para tirar carne de minha dieta doravante”.

‘Receitas fáceis, planos de alimentação e dicas para uma transição tranquila’

De acordo com o Veganuary, os desafios apontados por Wyllys estão no cerne da missão do projeto, que é oferecer aos seus participantes apoio, receitas fáceis, planos de alimentação e dicas para uma transição tranquila para uma alimentação vegana, seja pelo impacto positivo desse tipo de alimentação na vida dos animais, no meio ambiente ou na saúde.

Ainda de acordo com o movimento, o Brasil se destaca pelo crescente interesse da população em experimentar uma dieta livre de produtos de origem animal, figurando entre os 10 principais países com maior participação neste desafio global, posicionando-se em 10º lugar no ranking Veganuary 2022.

As atrizes Lucélia Santos e Valentina Bulc e o escritor André Carvalhal foram algumas personalidades que se inscreveram para participar do desafio de um mês, onde eliminaram de sua dieta alimentos de origem animal, como carnes, laticínios e ovos.

“A experiência de um mês sendo vegana teve um resultado imediato em meu organismo. O processo de digestão, por exemplo, melhorou muito! Além, é claro, de me sentir muito melhor, podendo contribuir ainda mais com a diminuição do sofrimento dos animais e a conservação do nosso planeta. Indico a todos!”, disse Lucélia Santos.

Esta versão contou com o apoio de figuras internacionais como a tenista Venus Williams, a primatóloga Jane Goodall, o recém-eleito prefeito de Nova York, Eric Evans, e o vocalista da banda Sepultura, Derrick Green. No Brasil, a iniciativa teve apoio da ativista Luisa Mell, que há vários anos segue uma dieta plant based, e do ator Mateus Solano, que, apesar de não ser vegano, simpatiza com a causa e emprestou sua voz para uma animação em apoio ao veganismo.

Número de participantes pulou de 12 mil para 629 mil em 8 anos

Em sua primeira edição, em 2014, o número de participantes foi de 12 mil inscritos, e agora, oito anos depois, o desafio internacional bateu seu recorde, superando a marca anterior, de 582.000 participantes em 2021. Sobre os resultados desta versão, Mauricio Serrano, diretor de Veganuary na América Latina, fala sobre os resultados da região, que se destacou com 11 países entre os 20 com maior número de inscritos.

“A abrangência e o impacto que Veganuary ao redor do mundo é incrível, principalmente em países como Brasil, Argentina e Estados Unidos, onde o consumo per capita de carne é um dos mais altos. Incrivelmente, este ano, estes países ficaram no top dez de inscritos”, destacou.

Veganuary também se tornou uma oportunidade para empresas, restaurantes e marcas de todo o mundo interessados ​​em conquistar esse crescente grupo de consumidores. Na América Latina, mais de 100 empresas, restaurantes e varejistas fizeram parceria com Veganuary, lançando novos produtos, descontos especiais e novas opções de cardápio, no caso dos restaurantes.

A cadeia de supermercados Jumbo, Future Farms, Beyound Meat e Protteina Foods foram apenas alguns dos que participaram da campanha no continente. Lidl, Subway, Walmart e Starbucks também participaram da iniciativa em países do norte do globo.

Esta iniciativa de apoio a quem pretende experimentar uma alimentação vegana está disponível gratuitamente durante todo o ano no site, disponibilizando recursos, aconselhamento e apoio para experimentar uma vida à base de plantas.

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