Inverno solidário: Rio espalha 200 caixas para doações de agasalhos

Prio Festival de Inverno e parceiros vão recolher doações de agasalhos até o final de julho. Em São Paulo, Campanha do Agasalho tem 400 pontos de arrecadação

Cristo Redentor, agasalhado, para estimular doações de agasalhos a pessoas em situação de vulnerabilidade social no inverno (Reprodução)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Com a chegada oficial do inverno, a temporada mais gelada do ano, os termômetros despencaram em quase todo o Brasil e estão despertando o espírito de solidariedade das pessoas para dar um gás a mais nas campanhas para doações de agasalhos que já tinham começado no outono, como nosso roteiro de Boas Ações em maio já tinha mostrado aqui.

Na quarta-feira, dia 21 de junho, mesma data da entrada da nova estação, o Prio Festival de Inverno escolheu o icônico monumento do Cristo Redentor para lançar uma importante iniciativa que vai ajudar milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social a enfrentarem o inverno com mais segurança e dignidade. O objetivo é espalhar 200 caixas para doações de agasalhos e realizar a distribuição em diferentes regiões do Rio de Janeiro.

Doações de agasalhos em meio a grandes shows

O Prio Festival de Inverno, na Marina da Glória, terá pontos para doações de agasalhos nos seis dias de shows. De sexta a domingo, nos dias 14, 15 e 16 de julho, o evento contará com shows de Maria Bethânia, Duda Beat, Pitty, Samuel Rosa, Os Paralamas do Sucesso, Nando Reis, Pedro Sampaio, Ferrugem e Alexandre Pires.

Já nos dias 21, 22 e 23 de julho, o festival segue com apresentações de Armandinho, Criolo, Marcelo Falcão, Bala Desejo, Seu Jorge, Natiruts, Diogo Nogueira, Xande de Pilares e Belo. O evento, acontece desde 2017, é uma realização da Peck e, em 2023, será transmitido ao vivo pelo Canal Brasil. 

Além do festival, as doações de agasalhos podem ser realizadas nos locais abaixo. Outros pontos serão divulgados ao longo da campanha.

Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor

  • Trem do Corcovado (Rua Cosme Velho, 513)
  • Loja O Sol Artesanato (Rua Corcovado, 213)
  • Quiosque do Cristo Redentor (Praia do Guido – entre os postos 11 e 12 do Recreio dos Bandeirantes), e
  • Paróquia São José da Lagoa (Avenida Borges de Medeiros, 2735).

Doações de agasalhos: campanha lançada em ritmo de rock

Para a assinatura do acordo de cooperação, as instituições e marcas estiveram presentes no Santuário do Cristo Redentor. O evento celebrou o início da parceria com Obra Social da Cidade do Rio de Janeiro – RIOinclui, Visit Rio (Rio Convention & Visitors Bureau), 123º Grupo Escoteiro do Mar e outras instituições apoiadoras, como a Smurfit Kappa, que desenvolveu e doou as 200 caixas para receber as doações.

Um show acústico da banda Detonautas marcou o evento, que teve Padre Omar como o mestre de cerimônia. DJ Fábio Lopes, que participou da gravação do jingle da campanha, se apresentou. O jingle foi composto pelo Maestro Paulo Lima.

Ao final do evento, foi realizado um mapping inédito no monumento ao Cristo Redentor, que foi ‘agasalhado’. O evento teve transmissão ao vivo no canal oficial do Santuário.

Leia mais

Sociedade se mobiliza para ajudar campanhas do agasalho
Correr no frio requer mais cuidados: dicas para corridas no inverno
Inverno e asma: saiba como prevenir e controlar as crises
Depressão sazonal: como a chegada do inverno afeta sua saúde mental

Campanha em SP tem 400 pontos para doações de agasalhos

Já em São Paulo, a Campanha do Agasalho 2023 conta com mais de 400 pontos de arrecadação para o recebimento de itens de inverno que serão distribuídos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O Fundo Social de São Paulo ressalta que os itens mais requisitados são agasalhos, meias, toucas e luvas. Peças muito velhas, rasgadas e sujas são inviáveis para distribuição.

As doações na capital e Grande São Paulo podem ser feitas em todas as estações de trens da CPTM e do Metrô, além dos terminais de ônibus da EMTU e unidades da Sabesp e do Poupatempo.  No interior, o recebimento é feito também pelas unidades de Poupatempo e pelos fundos municipais que aderiram à campanha.  A lista com os pontos oficiais de arrecadação está disponível no site www.campanhadoagasalho.sp.gov.br

Outra opção para colaborar é com doações em dinheiro na conta oficial da Campanha do Agasalho no Banco do Brasil. Os dados são: conta corrente nº 19.771-8, agência nº 1897-X, CNPJ/MF nº 44.111.698-0001/98. Também é possível doar pela chave Pix doacoesfussp@sp.gov.br.

O Fundo Social concluiu esta semana a entrega de 125 mil cobertores para doação às pessoas em situação de vulnerabilidade social nos 645 municípios paulistas. Os cobertores foram adquiridos pelo Fussp e estão sendo distribuídos de acordo com dados do CadÚnico, cadastro nacional com informações sobre famílias de baixa renda existentes no país. A entrega foi feita municípios pela fabricante Nacional Têxtil, localizada em Nova Odessa, na região de Campinas.

Shoppings do Rio e SP recebem doações de agasalhos

Shopping do Rio recebe doações de agasalhos (Foto: Divulgação)

Shopping-centers também estão na campanha por mais doações de agasalhos neste inverno. No Rio de Janeiro, o Américas Shopping, no Recreio dos Bandeirantes, estimula doações de cobertores, agasalhos e roupas de frio. Os clientes interessados em apoiar a ação poderão doar os itens no posto de coleta situado no SAC, no 1º piso, até o dia 20 de julho.

A instituição beneficiada nesta campanha será a Ação Social Recreio, grupo que apoia pessoas em situação de vulnerabilidade social na região. O shopping fica na Avenida das Américas 15.500, Recreio Dos Bandeirantes.

Já em São Paulo, o Shopping Eldorado (Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros) é ponto de coleta para a Campanha do Agasalho 2023 até o dia 30 de junho (sexta-feira). Esse é o segundo ano consecutivo que o Eldorado participa da iniciativa e as doações podem ser feitas no primeiro piso, próximo à loja da Riachuelo. Podem ser doados casacos, blusas de manga comprida, calças, meias, cachecol, luvas, gorros e cobertores (novos ou em bom estado).

Ao final do período de arrecadação, os itens serão direcionados para instituições que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade. As organizações sociais foram selecionadas pelo Instituto da Criança, que desde 1998 promove a conexão entre empresas, pessoas e projetos sociais, e pelo Instituto Devolver, parceiros da Aliansce Sonae + brMalls. 

Com Assessorias

Leia ainda

Além de sangue, Junho Vermelho estimula doações de medula óssea
Onda de frio provoca queda nas doações de sangue
Pacientes oncológicos também dependem de doações de sangue
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!