O movimento Novembro Azul busca destacar a importância do cuidado integral dos homens, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas também aborda outros aspectos da saúde masculina, o que é reforçado ainda mais no Dia Internacional do Homem, celebrado neste domingo (19). Uma tendência crescente que ganha destaque nos últimos é a busca cada vez maior de homens por procedimentos estéticos para melhorar sua aparência e autoestima.
Pesquisa realizada pela Allergan, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), revelou que 82,5% dos homens no país desejam realizar algum tipo de procedimento estético. Essa vontade se reflete em prática. A demanda por cirurgias plásticas para minimizar os efeitos do envelhecimento ou para correções estéticas cresce a cada ano.
De acordo com a SBCP, nos últimos cinco anos, a procura por esses procedimentos por parte do público masculino aumentou substancialmente. Passou de apenas 5% para impressionantes 30% em apenas cinco anos, representando um aumento notável de 72 mil para 276 mil intervenções anualmente. Esse aumento na procura por cirurgias plásticas por parte dos homens está relacionado a uma mudança de mentalidade na sociedade e pode ser explicado por diversas razões.
Por que eles buscam a cirurgia plástica?
Para especialistas ouvidos por ViDA & Ação, isso reflete uma mudança significativa na percepção dos homens em relação à cirurgia plástica, antes vista como uma prática frequentemente entre o público feminino, e também em relação à estética e ao autocuidado, bem como a busca por uma maior satisfação pessoal e bem-estar emocional.
Para Josué Montedonio, membro da American Society of Plastic Surgeons, ‘a crescente procura por cirurgias plásticas entre os homens no Brasil é um reflexo da mudança nas atitudes em relação à estética e ao bem-estar. “Os homens estão se tornando mais conscientes de suas opções para melhorar sua aparência e, consequentemente, sua autoestima’’.
Montedônio diz que notou um aumento de 10% na procura de procedimentos estéticos por homens em sua clínica na cidade de Santos (SP). Na Clínica Moresco a procura por cirurgias masculinas já representa um a cada três procedimentos realizados em mulheres. “Isso evidencia a crescente conscientização dos homens sobre os benefícios dessas intervenções para melhorar a aparência e a autoconfiança”, observa o cirurgião plástico facial Yuri Moresco.
Segundo ele, “o estigma em relação às cirurgias estéticas ligadas à autoestima está diminuindo no Brasil, tornando-se uma preocupação mais natural para os homens. Além disso, a popularização dos tratamentos também tem contribuído para essa mudança de hábitos”;
Para o cirurgião plástico da Clínica Libria, Hugo Sabath, alguns homens podem desejar corrigir características físicas que consideram inadequadas ou que causam desconforto, como uma protuberância no nariz, orelhas proeminentes ou a presença de gordura localizada.
Metas e expectativas devem ser claras e realistas, diz cirurgião
Outros podem estar buscando retardar os sinais visíveis do envelhecimento, como rugas profundas, flacidez da pele ou acúmulo de gordura no abdômen. Seja qual for a razão, a decisão de se submeter a um procedimento de cirurgia plástica deve ser individual e baseada em metas realistas e expectativas claras.
“Os homens devem ter uma consulta detalhada com um cirurgião plástico experiente, que possa avaliar sua saúde geral, discutir os procedimentos disponíveis e explicar os resultados esperados, bem como os riscos associados”, destaca.
Já o cirurgião plástico Paulo Martin, vice-presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Plástica e professor da pós-graduação de cirurgia plástica pela Faculdade Ensine e diretor técnico do Day Hospital Nova Plástica, destaca que, apesar da popularização dos procedimentos estéticos pelos homens, as mulheres são as mais destemidas em fazer procedimentos mais invasivos.
“A tendência reflete uma mudança significativa nos padrões de cuidados pessoais masculinos, mas eles ainda ficam atrás das mulheres no quesito ousadia para transformar o corpo. Isso é porque eles aceitam menos o tempo de repouso recomendado e a dependência para cuidados”, relata.
Leia mais
Cresce a busca por procedimentos estéticos entre os homens
Mais vaidosos, eles se rendem aos procedimentos estéticos
Nariz grande ou pequeno: um tormento para muitos homens
Quais são os procedimentos mais procurados pelos homens?
Os procedimentos de cirurgia plástica podem abranger uma ampla variedade de opções, desde intervenções mais simples, como injeções de preenchimento facial e toxina botulínica (botox), até cirurgias mais complexas, como a lipoaspiração e a cirurgia de contorno corporal. No Brasil, as cirurgias mais comuns realizadas em homens incluem a ginecomastia, rinoplastia, lipoaspiração e blefaroplastia.
A lipoaspiração, amplamente reconhecida no universo feminino, tem conquistado um espaço crescente entre os homens. De acordo com os dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) de 2022, a lipoaspiração é a cirurgia mais realizada no público masculino, com mais de 365 mil procedimentos.
Este procedimento visa a remoção de depósitos indesejados de gordura, promovendo melhorias na definição e na aparência corporal. “Homens costumam buscar a lipoaspiração para tratar áreas como abdome, flancos, costas e até mesmo pescoço e queixo. Além de reduzir gordura, o procedimento também pode contribuir para criar contornos mais definidos e realçar a musculatura”, diz Moresco.
Ginecomastia, rinoplastia e blefaroplastia entre as mais procuradas
Dentre as intervenções mais populares, destaca-se a ginecomastia, cirurgia realizada recentemente pelo ex-BBB Eliezer. Esse procedimento visa à remoção do excesso de tecido mamário do peitoral, suavizando a aparência das mamas e eliminando a semelhança com o aspecto feminino.
‘’A ginecomastia é uma preocupação frequente entre os homens e a cirurgia oferece uma solução eficaz para esse problema que afeta 40% da população masculina do país’’ comenta Dr. Josué.
Outro procedimento muito procurado é a rinoplastia (cirurgia do nariz), que pode ser realizada tanto por razões estéticas quanto para corrigir problemas funcionais, como respiratórios, traumas nasais, ou simplesmente para proporcionar uma estética nasal que corresponda às preferências do paciente.
“A cirurgia melhora a qualidade respiratória, corrige traumas nasais, afina o nariz, reduz o volume, endireita uma ponta nasal desviada, alinha assimetrias ou pode proporcionar uma estética nasal de acordo com as preferências do paciente”, explica o Dr. Yuri Moresco.
Leia ainda
Blefaroplastia: conheça a segunda cirurgia que Lula fez no hospital
Ginecomastia: o que causa e como tratar o aumento da mama masculina?
Homens também podem ter varizes: veja 4 dicas para preveni-las
Palavra de Especialista
Autoestima masculina: bem-estar e autocuidado
- Além dos procedimentos cirúrgicos, os homens podem buscar outras abordagens para melhorar sua aparência e autoestima. Isso pode incluir cuidados com a pele, exercícios físicos, alimentação saudável e a adoção de um estilo de vida equilibrado.
- A cirurgia plástica vai além dos aspectos físicos, contribuindo para o bem-estar geral dos homens. Sentir-se bem com a própria aparência é crucial para a autoconfiança e a saúde mental. Ao investir em procedimentos como parte do autocuidado, os homens podem melhorar sua qualidade de vida, promovendo uma sensação de bem-estar e satisfação pessoal.
Novembro Azul: prevenção e detecção precoce do câncer de próstata