Homens preferem procedimentos menos invasivos e mais discretos

Eles preferem os procedimentos estéticos menos invasivos e mais discretos. Cuidados com a pele e beleza facial são os mais procurados

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Como já dissemos aqui, a procura por cirurgias plásticas tem se destacado entre o público masculino. E, durante o verão no Brasil, essa procura chama ainda mais atenção. Mas eles preferem os procedimentos estéticos menos invasivos e mais discretos. Em um estudo realizado pela Allergan Aesthetics, cerca de 30% dos homens buscam por procedimentos estéticos não invasivos. E a tendência é que esse número aumente.

“Observamos um aumento significativo no interesse dos homens por procedimentos estéticos que não envolvem procedimentos cirúrgicos invasivos nessa época do ano. Eles estão cada vez mais conscientes e interessados em cuidar da sua aparência, optando por alternativas menos invasivas para alcançar os resultados desejados”, afirma o cirurgião plástico Paulo Martin, diretor técnico do Day Hospital Nova Plástica.

De acordo com o médico, que é vice-presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Plástica e professor da pós-graduação de cirurgia plástica pela Faculdade Ensine, os procedimentos mais procurados pelos homens neste verão são opções como tratamentos a laser para remoção de pelos, preenchimentos faciais, aplicação de toxina botulínica e procedimentos de contorno corporal não invasivos.

“Essa época do ano é quando eles expõe mais o corpo e o rosto, seja para tirar fotos ou querer aproveitar uma praia ou piscina sem ter vergonha de partes que mais os incomodam. A necessidade de aparecer nas redes sociais também contribui muito para essa mudança de mentalidade”.

Procedimentos para rejuvenescimento facial

Com o aumento do interesse pela saúde e bem-estar, os cuidados com o rosto têm se tornado um tema importante para homens, pois a manutenção adequada da pele não só contribui para uma aparência saudável, mas também promove a autoconfiança e a qualidade de vida.

Segundo o cirurgião plástico facial Yuri Moresco, membro da SBCP, um procedimento comum, especialmente após os 60 anos, é a blefaroplastia. “Essa cirurgia é realizada para tratar condições como o excesso de pele nas pálpebras superiores ou inferiores, bolsas de gordura visíveis e a flacidez que pode resultar em uma aparência cansada ou envelhecida. Além disso, pode ser vista como uma medida preventiva contra queixas visuais”, aconselha o médico

Ainda segundo ele, “os homens entenderam que a face e o corpo andam em sincronia. Muitos pacientes masculinos da clínica são indicações de suas esposas”, finaliza. Os pacientes que buscam os serviços do cirurgião plástico frequentemente chegam à clínica em busca de alternativas para o rejuvenescimento.

O médico ressalta que a maioria dos atendimentos estão relacionados às preocupações com a melhora na aparência da pele, no contorno da mandíbula e na famosa linha conhecida como “bigode chinês”.  Ele também destaca que os homens costumam procurá-lo para a realização de procedimentos como o lifting de pescoço e a aplicação de botox.

Além disso, a blefaroplastia é mais uma cirurgia comum entre os homens. Essa intervenção é realizada para tratar condições como o excesso de pele nas pálpebras superiores ou inferiores, bolsas de gordura visíveis e a flacidez que podem resultar em uma aparência cansada ou envelhecida.

Outro procedimento comum entre o público masculino é o Jowl Lift, que promove o rejuvenescimento da face e também a retração da papada de forma mais natural que o facelift, além de ser minimamente invasivo e a recuperação muito menos traumática.

Botox dura menos em homens que malham pesado

Desde que a toxina botulínica deixou de ser associada ao tratamento das linhas e rugas, ou seja, direcionada para fins corretivos, e foi constantemente aplicada antes mesmo desses primeiros sinais do envelhecimento, com foco preventivo, muitos homens passaram a apostar no procedimento. Mas, em muitos casos, eles notam que a duração do procedimento não é tão longa, principalmente nos casos de quem leva a musculação a sério.

Homens que pegam muito pesado na academia e fazem caretas na hora de levantar os pesos forçam a musculatura facial que está bloqueada pelo uso da toxina. Por isso, a duração é realmente menor”, explica o cirurgião plástico Tácito Ferreira, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Mas vale a pena? “Continua valendo a pena, pois o grande benefício da toxina botulínica é o bloqueio, por um período, da musculatura, o que impede de demarcar as rugas. A partir do momento que essas rugas já estão instaladas, o tratamento torna-se muito mais difícil. Podemos, sim, amenizar, mas uma fratura dérmica já foi estabelecida”, diz o Dr. Tácito.

A toxina botulínica preventiva pode ser aplicada nas rugas do olhar bravo (entre as sobrancelhas), rugas do olhar de espanto (testa) e pés de galinha (ao redor dos olhos). O conceito da aplicação da toxina botulínica é o de tratar os músculos faciais que você usa com mais frequência, a fim de evitar a formação de rugas.

“A substância promove um bloqueio neuromuscular, impedindo que as sinapses nervosas cheguem ao músculo e se concentrem no local. A remoção dos movimentos musculares da face resulta em uma redução das linhas de expressão e impede que uma ruga dinâmica se torne uma ruga estática”, explica o médico.

Segundo ele, esse é um tratamento que não tem indicação por idade, mas sim necessidade “Mesmo no caso de homens que fazem muita força na academia, o benefício é de ficar pelo menos quatro meses sem forçar a musculatura que ajuda a demarcar as rugas”, diz o médico.

Botox deve ser feito em intervalos de 4 a 6 meses

Segundo o médico, não há idade ideal para fazer a toxina botulínica, pois algumas pessoas são menos ou mais expressivas. “Ao conversar com o paciente na consulta, é possível observar a mímica. Então, assim que essa força muscular aumenta e as rugas dinâmicas são muito frequentes, já indico a toxina botulínica, independentemente da idade, porém a partir dos 25 anos já se recomenda iniciar um tratamento preventivo em nossa prática”, argumenta.

Assim como a indicação, a regularidade também depende de cada caso, variando de quatro a seis meses. “Além de praticantes de musculação, no caso de indivíduos muito expressivos, que costumam se expor ao sol com frequência, tabagistas, pode ser feito a cada quatro meses. Para indivíduos sem tais hábitos, com menos expressividade facial ou linhas marcadas, a cada seis meses”, diz.

O Dr. Tácito diz que não há nenhum risco para a saúde, desde que realizado por profissional capacitado, em condições de higiene adequada, respeitando a dose e diluição para cada indicação.

“Para fugir de aspectos congelados e artificiais da aparência, é necessário que o injetor seja um médico e ter amplo treinamento e experiência na execução dessas injeções. Ficar longe de ‘festas de botox’ também é importante. Mesmo sendo um procedimento não cirúrgico, a toxina botulínica precisa ser realizada por profissional capacitado e em ambiente estéril”, acrescenta o Dr. Tácito.

Outras técnicas aplicadas além do botox

Para quem tem trauma de agulhas, dá para ter o efeito botox-like com o ultrassom microfocado Atria. “Com menor nível de dor e máxima eficácia, o ultrassom Atria tem ação em camadas mais profundas, atuando até mesmo no SMAS (Sistema Músculo Aponeurótico Superficial), que é a camada muscular mais profunda responsável por sustentar a face.

Os pontos de coagulação causam uma contração no músculo, com efeito lifting. Podemos utilizar também profundidades mais superficiais para a produção do colágeno. Além disso, a tecnologia Atria Pen, uma caneta ultrassônica, promove zonas de coagulação verticais, que se somam à atuação do aplicador em scanner para promover um duplo efeito térmico de estimulação”, diz o dermatologista Abdo Salomão Jr, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que explica que parte dos efeitos são visíveis imediatamente, mas os resultados são potencializados em até três meses.

Outra opção interessante é a experiência exclusiva de hidrodermoabrasão do HydraFacial, que, se realizada regularmente, é uma grande aliada no combate aos sinais do envelhecimento. O procedimento é capaz de limpar, esfoliar e extrair sujidades de maneira agradável enquanto promove uma poderosa hidratação da pele.

“Assim, melhora instantaneamente a qualidade do tecido cutâneo, uniformizando a textura e aumentando a firmeza, viço, maciez, hidratação e brilho da pele”, explica o dermatologista Renato Soriani, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), expert em tecnologias dermatológicas e ex-coordenador do Departamento de Laser e Tecnologias da SBD (2017-2021).

Segundo ele, o HydraFacial é “completamente personalizável” e conta com uma série de boosters que são escolhidos a dedo pelo dermatologista dependendo das características da pele do paciente. Por exemplo, para reduzir linhas finas, podemos usar o booster Dermabuilder, que é rico em peptídeos”, que ainda afirma que o tratamento pode ser combinado com lasers, por exemplo, o que se traduz em um aprimoramento dos resultados dessas tecnologias.

Tratamentos para a pele também são muito procurados

“Os cuidados com o rosto não se limitam apenas a questões estéticas, mas também desempenham um papel significativo na melhoria da autoimagem e da confiança. Uma pele bem cuidada pode ajudar os homens a se sentirem mais confiantes e confortáveis em suas interações diárias”, comenta Ticiana Garrido, médica especializada em medicina estética do Estúdio Mais.

Pensando nisso, a especialista listou alguns dos procedimentos mais procurados por este público:

Limpeza de pele

Muito comum entre as mulheres, essa limpeza serve para manter a saúde da derme e melhorar sua aparência. Ao ingerir alguns tipos de alimentos – como os gordurosos – a pele tende a se tornar um pouco mais acneica.

“A pele masculina tende a ser mais espessa e oleosa do que a feminina, devido à produção mais elevada de sebo. Isso pode levar a problemas como acne, cravos e poros dilatados. A limpeza de pele ajuda a remover impurezas, células mortas e o excesso de óleo, prevenindo e tratando esses problemas”, explica a dra. Ticiana.

Peeling

O peeling ajuda a remover todo o tecido morto que possui na epiderme, podendo eventualmente realizar uma esfoliação mais profunda na pele. Ao realizar esse procedimento, a produção de colágeno é ativada, deixando a pele mais saudável e bonita.

“O objetivo do peeling facial é melhorar a aparência da pele, tratando condições como rugas, manchas, cicatrizes de acne, danos causados pelo sol e textura irregular. Existem vários tipos de peelings faciais, com diferentes níveis de intensidade, que podem ser realizados por profissionais de estética ou dermatologistas.”, diz.

Tratamento para acne

Como a pele masculina produz mais oleosidade, normalmente há um aumento de acnes. Com isso, realizar tratamentos estéticos – além do acompanhamento médico através de antibióticos – para auxiliar na melhora dessa infecção é muito comum.
“Terapias a laser, peelings químicos e procedimentos de drenagem de acne podem ser recomendados em casos mais graves de acne, mas nem sempre só o tratamento estético vai resolver”, aconselha a médica.

Microagulhamento

procedimento é feito com um roller composto por microagulhas estéreis, auxiliando na produção de colágeno, além de ajudar na penetração de cremes e medicamentos na pele.

“O microagulhamento facial é um procedimento estético minimamente invasivo que envolve o uso de um dispositivo mecânico com várias microagulhas finas. Essas agulhas perfuram a pele em níveis específicos e controlados, visando estimular a produção de colágeno e elastina”, aponta a especialista.

Todos os procedimentos estéticos devem ser realizados sob a orientação e cuidado de um profissional. “É de extrema importância fazer os procedimentos com alguém de confiança e que conheça as técnicas, para que tenha resultados satisfatórios e concretos”, finaliza a dra. Ticiana.

Com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!