Em comemoração ao Abril Azul, o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e o Grupo Autismo Tratável (GAT) promoverão debates gratuitos on-line de conscientização sobre o autismo. O mês tem como foco dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). O II Encontro Internacional da Consciência Autista e o IV Encontro Integrado da Consciência Autista acontecerão nos dias 1 e 2 de abril para a comunidade Unipê, familiares e amigos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista ou Autismo (TEA), pesquisadores sobre o tema e comunidade em geral.
O objetivo do encontro é, entre outros, fomentar e reconhecer iniciativas multidisciplinares no acompanhamento do espectro autista, ofertar orientações gratuitas e voluntárias aos familiares de pessoas com o TEA, além de promover atividades recreativas e culturais que valorizam o bem-estar individual e coletivo.
No dia 2, às 10h40, com o tema “Inclusão em quadrinhos”, teremos a participação especial do Mauricio de Sousa, desenhista, empresário, e o mais premiado autor brasileiro de quadrinhos e membro da Academia Paulista de Letras. As tiras de Mauricio de Sousa espalharam-se pelos jornais de todo o país, levando-o a montar um estúdio que hoje dá vida a mais de 400 personagens, entre eles André, que faz parte do espectro do autismo. A palestra também receberá Francisco Paiva Junior, editor-chefe da Revista Autismo.
A programação contará também com a presença de convidados internacionais e nacionais para abordar temas relevantes sobre o universo autista com as palestras: “Promovendo Comunicação Efetiva com o PECS”; “A importância do Prompt para a Fala”; “Fatores de risco envolvidos no autismo”; “A música na vida do autista”; “Autismo e Inclusão Escolar”; “Sistemas robustos de comunicação alternativa”; “Seletividade Alimentar no Autismo”;” Uma mulher autista”; “Protocolo VB Mapp para avaliação de autismo”; “Observações sobre o tratamento nutrológico aplicado a uma criança autista”, entre outras.
O evento ainda contará com atrações culturais e a participação do Coral Unipê, além de uma caminhada na capital para a promoção do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, no dia 2 de abril, das 16h às 18h, com concentração no Busto de Tamandaré, no Cabo Branco. A iniciativa é organizada pela A-IMA (Associação Integrada Mães de Autistas), parceira desde a primeira edição do Encontro, que apoia a caminhada como parte do evento.
As inscrições para o evento deverão ser feitas on-line no portal do evento e a transmissão acontecerá ao vivo pelo canal do YouTube Eventos Unipê. A participação como ouvinte será certificada com 20 horas complementares. Para mais informações sobre a programação, acesse o link.
Aprendendo em Família: “Meu filho está nas redes sociais, e agora?”
A influência das redes sociais sobre crianças e adolescentes é tema de uma roda de conversa on-line e gratuita nesta quarta-feira (30), às 19h (horário de Brasília), com transmissão gratuita pelo YouTube. Esta é a quarta edição do “Aprendendo em Família”, promovido pelo Sistema de Ensino Aprende Brasil para debater com pais e familiares assuntos diretamente relacionados à Educação Básica brasileira.
Participam do encontro a ativista contra o abuso parental e especialista em mídias sociais Thatu Nunes e o perito criminal da Polícia Científica do Paraná, Andrws Brito da Silva. Com 11 anos de experiência na área, Thatu também mantém o blog “Mãe de Adolescente”, que fala sobre maternidade, desde 2015.
A ideia é conversar sobre como é conviver com os próprios filhos nas redes sociais. Mas, sobretudo, é uma oportunidade para falar sobre segurança digital e a importância de manter os filhos seguros nas redes sociais. Para Silva, o tema “Meu filho está nas redes sociais, e agora?”, “é muito importante atualmente, não apenas para manter a segurança das crianças, mas também dos próprios pais”.
O “Aprendendo em Família” nasceu da necessidade de trazer os pais e familiares para mais perto da escola. “Desde que começamos a promover lives, os professores sinalizaram que gostariam que os pais participassem dessas discussões. Por isso, criamos um evento que une as duas pontas dessa relação: os pais e a escola.” Para garantir a acessibilidade, o evento contará com tradução em Libras e audiodescrição.
Importância da equidade de gênero o ano inteiro
- No Mês das Mulheres, a Catho, marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos de forma gratuita, realiza uma live para destacar a importância da equidade de gênero para além do mês de março. O bate-papo, que será transmitido ao vivo, será realizado no dia 31 de março às 18h pelo canal de YouTube da Catho e contará com a participação de mulheres que realizam importantes ações em prol da causa.
- Mediado pela jornalista e influencer Jessica Paula, o encontro contará com a participação de Fabiana Saad – Fundadora do movimento Mulheres Positivas, Debora Areas De Oliveira – Gerente Sde Recursos Humanos TIM e Christiana Mello – CGO-H da Catho. Além de compartilharem experiências, as convidadas debaterão a importância da equidade de gênero no mercado de trabalho.
- Outro tema que será debatido durante a live é o Projeto Mulheres Positivas, movimento focado na promoção do desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres por meio de informações e recursos. O programa foi fundado pela convidada Fabiana Saad, que também é curadora do SOS Mulher – plataforma de governo voltada para mulheres brasileiras em vulnerabilidade social. A ação também é apoiada tanto pela TIM quanto pela Catho, que recentemente anunciou a união ao movimento.
- A live celebrará as 25 finalistas do projeto DevElas, parceria entre a Catho e a Let’s Code, escola de desenvolvedores, para custear bolsas para um curso online de programação voltado exclusivamente para mulheres com o intuito de profissionalizar e contratar cada vez mais profissionais femininas para atuarem no setor de tecnologia. Das finalistas, a Catho vai contratar 15 delas para fazer parte do time de tecnologia da plataforma.
Eventos técnicos
Inscrições abertas para mostra de práticas de saúde
A 2ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems-RJ e IdeiaSUS/Fiocruz será realizada no dia 28 de abril de 2022, de forma virtual, no canal do YouTube dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-RJ). As inscrições de trabalhos já estão abertas. Serão selecionados seis trabalhos para apresentação oral na Mostra.
O trabalho classificado em 1º lugar será contemplado com hospedagem e transporte aéreo, de um autor, para participação no 36º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que será promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) este ano, de forma presencial, em Campo Grande (MS), de 12 a 15 de julho. Os trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugares serão também contemplados pela Curadoria do IdeiaSUS, ou seja, pelo acompanhamento das práticas por um período de 12 meses.
As inscrições devem ser realizadas pelos autores das práticas de saúde no ambiente virtual disponibilizado pelo Conasems e na Plataforma IdeiaSUS, onde precisarão preencher todos os campos, de acordo com as orientações descritas na aba Tutoriais. Não serão aceitos trabalhos enviados por e-mail ou que não estejam devidamente registrados nas Plataformas do Conasems e do IdeiaSUS. A divulgação do resultado dos trabalhos selecionados acontece no dia 19 de abril de 2022, nas páginas do Cosems-RJ e da Plataforma IdeiaSUS/Fiocruz.
O objetivo da 2ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems-RJ e IdeiaSUS/Fiocruz é propiciar o intercâmbio de práticas municipais implementadas no Sistema Único de Saúde (SUS); estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções em busca da garantia do direito à saúde; dar visibilidade às práticas de saúde na abrangência da gestão local, segundo a realidade dos territórios; e promover um espaço para a troca de práticas e reflexões sobre a gestão e organização de serviços de saúde.
Confira o regulamento com todas as informações no site do IdeiaSUS.
Fórum Nacional da Unidade de Pesquisa Clínica e Inovação
Com o objetivo de incentivar, cooperar e apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa clínica no IDOMED e parcerias intra e interinstitucionais, o Instituto de Educação Médica (IDOMED) promoverá o I Fórum Nacional da Unidade de Pesquisa Clínica e Inovação. O evento será realizado nos dias 1º e 2 de abril de forma presencial, no Campus IDOMED Città América – que fica na Avenida das Américas, 700 – bloco 8 – loja 218, na Barra da Tijuca – e também por meio remoto no canal do Youtube da instituição de ensino superior.
As inscrições são totalmente gratuitas e poderão ser realizadas, previamente, pelo link: I Fórum Nacional da Unidade de Pesquisa Clínica e Inovação IDOMED . O encontro será ministrado pelo Prof. Dr. Osvaldo JM Nascimento, coordenador da UPCI-IDOMED, recebendo o apoio da coordenação Geral dos Programas de Pós-Graduação do IDOMED.
Apresentação dos projetos ocorrerá por área do conhecimento, com aplicação clínica, em medicina, odontologia, farmácia e outras áreas da saúde. Cada pesquisa será apresentada, resumidamente, mostrando a justificativa, objetivos, metodologia, desfechos esperados e possíveis patrocínios. Os interessados em cooperação e/ou patrocínio poderão manifestar-se diante dos projetos relacionados, com inscrições prévias.
- Com Assessorias